CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 24/04/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Visita Institucional

O Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Gildomar Gonçalves, esteve na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), em Fortaleza, em um importante bate papo rural com o Presidente José Amilcar de Araújo Silveira.

O encontro teve como pauta a organização de caravanas para participação junto ao PEC Nordeste, Campanha antecipada de vacinação da febre aftosa, implantação do SINRURAL em Icó no futuro próximo, expansão do Programa de Assistência Técnica Gerencial - ATeG e uma agenda para a realização de uma grande Feira de negócios para o segmento dos Produtores Rurais do Município e região ainda esse ano.

#Agricultura 24/04/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Assistência Técnica Gerencial - ATeG do SENAR é implementada em Icó

O Técnico da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos de Icó-CE, David Gomes, participou nos dias (18 e 19) de abril, na FAEC em Fortaleza do treinamento do Sistema de Monitoramento da Assistência Técnica e Gerencial (Sisateg).

O Sisateg é uma ferramenta que reúne informações da propriedade e auxilia na gestão da assistência técnica, gerando indicadores para a tomada de decisões do produtor rural.

Sessenta Apicultores ligados a Associação de Apicultores de Icó e a Associação Apicultores do Vale do Capim Pubo, estão sendo acompanhados pelo técnicos José David e Elton.

O secretário de agricultura, Gildomar Gonçalves, que participou do enceramento do curso, acrescentou que "o Icó terá Além das turmas da ATEG de Apicultura, a bovinocultura e a ovinocaprinocultura estão no processo final para a sua iniciação, além disso, estamos apostando em outras cadeias produtivas".

#Agricultura 24/04/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS A importância do Programa PAA no fortalecimento da Agricultura Familiar

A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Icó recebeu e entregou na manhã desta terça-feira (23), os produtos da Agricultura Familiar da Portaria 900/2024, que trata da execução do Programa de Aquisição de Alimentos - Compra com Doação Simultânea (PAA).

Para o Secretário Municipal de Agricultura, Gildomar Gonçalves, "essa política pública é elementar no fortalecimento da Agricultura Familiar, no enfrentamento e no combate à fome e no aumento significativo da renda do grupo familiar".

Segundo o Coordenador do Programa no Município, Humberto Vitor, "9 Agricultores foram selecionados para o fornecimento dos produtos e seis Instituições para receber os produtos da agricultura familiar".

Produtos: Côco, banana, pimentão, cheiro verde, melancia, mamão, bolos, doces e carne caprina.

#PrefeituraIcó #Agricultura #PAA

#GovernoEstado #GovernoFederal

#Agricultura 22/04/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Plantio de Algodão em Icó ganha força

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos, realizou visitas de campo nas propriedades rurais de Icó.

Em parceria com a UFCA e APAEC Icó é o terceiro ano consecutivo na retomada da produção de algodão, dessa vez, com o apoio do Estado, através da SDA na parceria da Ematerce.

De acordo com o Secretário da Agricultura, Gildomar Gonçalves, "a cada ano, o número de produtores que aderiram o programa tem crescido de forma significativa e aumentado a renda das famílias ligada a agricultura familiar".

Gildomar ainda afirmou que em breve terá mais novidades vindo em favor da cadeia produtiva de algodão.

#Agricultura 22/04/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó participa do evento de assinatura do Termo de Adesão do Garantia Safra

Representando o município de Icó, a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos hídricos, participou nesta sexta (19), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, do evento de assinaturas do Termo de Adesão do Garantia Safra.

O Garantia Safra é uma política rural de ação compartilhada entre os Governos Federal, Estadual, Municipal e o próprio Agricultor (a) Familiar.

"Como vivemos numa região do semiárido, sujeita a frequentes estiagem e secas, o Programa Garantia Safra traz essa segurança caso haja a perda da produção pela escassez das chuvas e/ou pelo excesso de chuvas, pagando quanto comprovado a perda da produção uma indenização de 1.200 reais para cada agricultor prejudicado", destacou o Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves.

"Estamos trabalhando muito para permitir que o Icó esteja presente em todos os convênios e projetos junto ao Governo do Estado e Federal", garantiu o deputado Oriel Filho.

A Prefeitura de Icó vem cumprindo rigorosamente o seu compromisso com o homem e mulher do campo, aderindo anualmente o Termo de Adesão do Garantia Safra.

#Agricultura 22/04/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Edital para Mulheres Rurais

A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos realizou nesta sexta-feira (19), no Auditório da Casa de Cultura Mariinha Graça, uma reunião de apresentação do Edital Mulheres Rurais, lançado no último dia 19 de março, pelo Governo do Estado.

O Edital Mulheres Rurais é o primeiro com exclusividade para mulheres rurais, na política pública do Estado, trazendo uma linguagem simples e facilitando a acessibilidade, autonomia e a inclusão social.

O mesmo tem como objetivo de fortalecer negócios já existentes, e assim, promover a independência financeira e o reconhecimento social das mulheres.

Ao total, 200 propostas serão selecionadas a nível de Estado. Cada proposta eletiva receberá um valor de até R$ 30 mil reais para investimento nas atividades Rurais e não rurais, mas que tenha a produção e/ou serviço vinculado diretamente a agricultura familiar, pecuária, extrativismo vegetal e pesca.

A apresentação foi realizada pelas técnicas sociais do Projeto São José, Alaíde Moreira e Izângela Feitosa, que receberam também apoio da equipe do Sisar.

É importante ressaltar que a Secretaria de Agricultura do Município está à disposição para ajudar as Mulheres no processo de inscrição e elaboração das propostas.

#Agricultura 12/04/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Investimento na Agricultura Familiar

A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos recebeu na manhã desta quarta-feira (10), os Agricultores da Agricultura Familiar que irão fornecer diversos produtos as instituições do município.

Ao total, são quase 60 mil reais em compras de alimentos que serão distribuídos nas instituições cadastradas no edital de chamada pública de 01/2024, da portaria 900/2023, que trata do Programa de Aquisição de Alimentos - Compra com Doação Simultânea (PAA).

O Programa é considerado de grande importância para o homem e para mulher do campo icoense.

Vejam os produtos que serão fornecidos:

Coentro, banana pacovan, carne caprina, galinha e ovo caipira, feijão, doce de leite, doce de banana em calda, doce de mamão com coco, tomate, pimentão, mamão, bolo de batata, bolo de macaxeira, bolo de milho e batata doce.

#Agricultura 22/03/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Exposição e Venda de Tratores; Produtos da Agricultura Familiar

É hoje, às 8h, na Quadra Pedro Levi, em Icó. Exposição e Venda de Tratores; Produtos da Agricultura Familiar; Artesanato, Comidas e Bebidas Típicas Regionais; Palestras e Forró Pé de Serra.

Promoção da Prefeitura Municipal de Icó, Secretaria Agricultura e Recursos Hídricos, e demais parceiros.

#Agricultura 22/03/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Encontro de oportunidade de negócios da agricultura familiar em Icó

A Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, realizou na manhã desta sexta-feira (15), na quadra Pedro Levi, o Encontro de Oportunidades de Negócios da Agricultura Familiar.

Em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar - IDEF, o encontro contou com exposição de produtos da agricultura familiar, espaço de comercialização de produtos, rodas de conversa, artesanatos, comidas e bebidas típicas, forró pé de serra e palestras sobre o tema da agricultura familiar.

O evento também foi parte do encerramento do Projeto Brasil Mais Cooperativo, executado pelo IDEF, Anater e Prefeitura Municipal de Icó.

O Projeto Brasil Mais Cooperativo, atendeu a Colônia de Pescadores Z-27 de Lima Campos e a Associação de Apicultores de Icó (AAPI). Atualmente apenas 19 Cidades do Ceará são atendidas pelo Projeto, e Icó foi uma das escolhidas.

O encontro contou com a presença de produtores de Icó, Quixadá, Aracati, Pacatuba, Deputado Irapuan Pinheiro, Orós, Crato, Salitre e Quixelô.

Estiveram também presentes, a prefeita de Icó, Laís Nunes; vereadores, secretários municipais, representantes da sociedade civil, agricultores, agropecuaristas, e demais autoridades.

O evento foi coordenado pelo Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Gildomar Gonçalves.

#Agricultura 06/03/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Iniciado o cronograma de execução das Cisternas de primeira água em Icó

O Instituto Elo Amigo, representado pelos técnicos Halwendel Pires e Clarinda Aparecida de Holanda, acompanhados do Secretário Municipal de Agricultura, Gildomar Gonçalves, e a Comissão Municipal formada pelo Sindicato Rural, SINTRAF, Federação das Ações, Ematerce, Secretaria de Agricultura, e Defesa Civil, realizam o cadastramento das famílias junto ao Programa Um Milhão de Cisternas do Governo do Estado.

Na oportunidade, os técnicos do Instituto Elo apresentaram os critérios de elegibilidade das famílias beneficiárias com o programa da qual destacamos:

- Famílias em situação de vulnerabilidade social, pobreza e/ou de extrema pobreza inscritas no Cadastro Único e elegíveis no Bolsa Família; Famílias chefeadas por mulheres; Famílias com maior número de crianças de 0 a 6 anos; Famílias com maior número de crianças em idade escolar; Famílias com pessoas portadoras de necessidades especiais.

Várias comunidades das regiões da Santa Cruz da Serra, Vale do Capim Pubo, Icozinho, Cruzeirinho, São Vicente, Perímetro Irrigado e Lima Campos, sediaram as reuniões dos seus territórios.

"Nessa primeira etapa serão construídas 150 Cisternas beneficiando mais de 20 Comunidades Rurais", destacou Gildomar Gonçalves.

Acompanharam as reuniões, Narciso Carlos e Chico Vitor do STTR; Maria Lúcia do SINTRAF; João Parnaíba da Federação das Associações e a equipe da Secretaria de Agricultura, formada por Gildomar Gonçalves, José Gouveia e Jorge Teixeira.

#PrefeituraIcó #Agricultura #ComissáoMunicipal #ConstruçãoCisternas

#Agricultura 06/03/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Autonomia para as mulheres rurais de Icó

A Gestão Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, por sua equipe participou nesta terça-feira (27) da reunião de socialização do Diagnóstico e Planejamento das Ações-Município de Icó/2024.

O encontro organizado pelo o Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar - IDEF, juntamente com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - ANATER, teve como objetivo garantir formas de autonomia, alimentação e vidas saudáveis para as mulheres rurais da região, através da assistência técnica para as produtoras rurais, prestadas pelo Projeto ATER MULHERES.

O momento foi voltado para as mulheres produtoras do Distrito de Lima Campos e Tatajuba de Cima. Ao total, mais de 50 mulheres participaram do momento que contribui para o aumento de produtividade e comercialização.

"Esse é projeto que contribui para o crescimento da Mulher Produtora. Prestamos toda assistência para que cada vez mais as mulheres tenham a sua autonomia, especificamente no campo", afirmou Dorinha Cavalcante, coordenadora do Ater Mulheres.

Dos 184 municípios, o Programa contemplou apenas 45 municípios e o Icó foi um dos contemplados.

Além das mulheres produtoras, o encontro contou com a presença das técnicas do Ater Mulheres, Edna Alves e Miriam Lopes; o Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves; os vereadores Eduarda Dantas e Alan Robson; o Assessor de Gabinete, Cícero do Alto e Maria Lúcia, representante do SINTRAF.

#Agricultura 06/03/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Mais uma entrega do PAA CONAB realizado em Icó

Mais uma entrega do PAA CONAB realizado em Icó

A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos realizou mais uma entrega dos produtos da Agricultura Familiar, referente ao Programa de Aquisição de Alimentos - Doação Simultânea, PAA/CONAB.

A entrega foi acompanhada pelo Presidente da Colônia de Pescadores Z-27 de Lima Campos, Antônio Muniz, o Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Gildomar Gonçalves e o Técnico da Ematerce, Mailton Bezerra.

O Projeto Ajudador, APAE e o Projeto Menino Jesus foram as instituições contempladas com a entrega.

#PrefeituraIcó #Agricultura #Ematerce #Conab

#Agricultura 06/03/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS SENAR/CE lança Projeto de Assistência Técnica Gerencial para Apicultores de Icó

A Prefeitura de Icó, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, participou na última quarta (28), do lançamento do Projeto de Assistência Técnica Gerencial (ATeG) do SENAR/CE. O Projeto irá atender 60 Apicultores de Icó, distribuídos em duas turmas.

"O objetivo da ATeG é oferecer transferência de tecnologia e melhorias práticas de gestão, como forma de garantir o avanço e a melhoria da produção", destacou o Coordenador do SENAR do segmento da Apicultura no Ceará, Dr. Lauro Torres.

Presidente do SINRURAL, José Ferreira destacou a missão do SENAR em realizar a educação profissional, a assistência técnica e as atividades de promoção social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competividade e dos avanços no campo.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, os Técnicos José David e Elton Costa foram selecionados pelo SENAR, para acompanhar os Apicultores no período de dois anos, tempo mínimo e necessário para a avaliação dos resultados na aplicação da metodologia Projeto.

Na oportunidade, os participantes também receberam o certificado do curso de capacitação no segmento da apicultura.

O evento de lançamento contou com a presença do Presidente da Federação das Associações, João do Carmo Parnaíba; o Técnico da Ematerce, Francisco Alencar; o Presidente da Associação de Apicultores de Icó (AAPI), Ediglei Batista e o Presidente da Associação de Apicultores do Vale do Capim Pubo (APIVALE), João Paulo Mota.

#Agricultura #Senar #Ateg

#Agricultura 06/03/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Governança Fundiária

A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, através de sua equipe de servidores, participou de uma reunião com o Superintendente Adjunto do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Antônio Rodrigues, formalizando o Comitê de Governança Fundiária do Município, formado pela parceria do Município, Ematerce, STTR e SINTRAF.

Icó foi o primeiro município do Ceará a fazer a cessão de um funcionário efetivo, para coordenar os trabalhos do Idace a nível local. Amanda Alves será a Coordenadora dos trabalhos no município.

Para o Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, "essa iniciativa do Idace irá resolver as demandas fundiárias no Município de Icó".

#PrefeituraIcó #Agricultura #Idace #ComissãoGovernançaFundiària

#Agricultura 06/03/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Iniciado o cronograma de execução das Cisternas de primeira água em Icó

O Instituto Elo Amigo, representado pelos técnicos Halwendel Pires e Clarinda Aparecida de Holanda, acompanhados do Secretário Municipal de Agricultura, Gildomar Gonçalves, e a Comissão Municipal formada pelo Sindicato Rural, SINTRAF, Federação das Ações, Ematerce, Secretaria de Agricultura, e Defesa Civil, realizam o cadastramento das famílias junto ao Programa Um Milhão de Cisternas do Governo do Estado.

Na oportunidade, os técnicos do Instituto Elo apresentaram os critérios de elegibilidade das famílias beneficiárias com o programa da qual destacamos:

- Famílias em situação de vulnerabilidade social, pobreza e/ou de extrema pobreza inscritas no Cadastro Único e elegíveis no Bolsa Família; Famílias chefeadas por mulheres; Famílias com maior número de crianças de 0 a 6 anos; Famílias com maior número de crianças em idade escolar; Famílias com pessoas portadoras de necessidades especiais.

Várias comunidades das regiões da Santa Cruz da Serra, Vale do Capim Pubo, Icozinho, Cruzeirinho, São Vicente, Perímetro Irrigado e Lima Campos, sediaram as reuniões dos seus territórios.

"Nessa primeira etapa serão construídas 150 Cisternas beneficiando mais de 20 Comunidades Rurais", destacou Gildomar Gonçalves.

Acompanharam as reuniões, Narciso Carlos e Chico Vitor do STTR; Maria Lúcia do SINTRAF; João Parnaíba da Federação das Associações e a equipe da Secretaria de Agricultura, formada por Gildomar Gonçalves, José Gouveia e Jorge Teixeira.

#Agricultura 26/02/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS O Programa ALI Rural será implantado em Icó

A Secretaria de Agricultura de Icó recebeu na última terça (20), a Agente local de inovação do Sebrae, Kelly Souza, para debater a instalação do Programa ALI Rural no município.

Na oportunidade, o Sebrae apresentou a importância do Programa, principalmente para os empreendimentos do agronegócio que buscam inovação e desenvolvimento sustentável. 10 queijeiras do Icó serão selecionadas para receber o acompanhamento do Programa.

O ALI Rural tem um plano de operação de oito meses, com a presença de um Agente local de inovação, onde irá realizar um diagnóstico, apresentar soluções, acompanhar a aplicabilidade realizada pelo produtor rural/empresário e mensurar os resultados por meio do aumento do faturamento e/ou redução dos custos.

#Agricultura 23/02/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Programa de Aquisição de Alimentos investe quase meio milhão em Icó

O Programa de Aquisição de Alimentos - Doação Simultânea, conhecido como PAA/Conab investiu quase meio milhão de reais no município de Icó. Com recurso do Governo Federal, o investimento é voltado para produtos da agricultura familiar.

Na última segunda-feira (19), representantes do Programa, juntamente com representantes da Gestão Municipal de Icó, realizaram a entrega de alimentos oriundos da agricultura familiar na ONG Projeto Ajudador, APAE e Projeto Menino Jesus.

As Unidades Fornecedoras de Alimentos, tais como a Associação de Apicultores de Icó (AAPI) e a Associação de Mulheres Limacampense entregaram mel de abelha em sachê, bolos, coentro, cebolinha, pimentão, pimentinha, alface e mamão.

"É importante ressaltar que o PAA/Conab está entre as principais finalidades do Programa com incentivo à Agricultura Familiar e a promoção da inclusão econômica e social, com fomento à produção sustentável, ao processamento de alimentos, à industrialização e a geração de renda. E essa parceria do município com o estado só tem gerado grandes resultados", destacou Gildomar Gonçalves, Secretário de Agricultura.

A entrega de alimentos foi acompanhada pelo Assessor de Gabinete, Cícero do Alto, o Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, a Presidente da Associação de Mulheres Limacampense, Penha Monte e o Presidente da Associação de Apicultores, Ediglei Batista.

#PAA/Conab #Icó #AgriculturaFamiliar

#Agricultura 23/02/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Entrega de Sementes de Algodão do Programa Ouro Branco é realizada em Icó

A prefeitura de Icó, através da Secretaria de Agricultura, e em parceria com a Ematerce local, realizou nesta segunda (19), a entrega das sementes de algodão do Programa Ouro Branco.

Neste ano, o Programa ganhou um reforço especial do Programa Hora de Plantar do Governo do Estado.

Em Icó, 50 produtores receberam as sementes e irão receber os insumos biológicos para o controle da lagarta e do bicudo, já outros 13 produtores serão assistidos pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, sendo o terceiro ano consecutivo.

Para a técnica do projeto, a agrônoma Franciele Silva, "Icó já é um Município de experiência exitosa no plantio de algodão".

O evento de entrega contou com a presença da chefe da Ematerce local, Priscila Daiane Rodrigues e o Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, com toda sua equipe técnica, que irão prestar assistência técnica aos produtores.

O Assessor do Gabinete, Cícero do Alto, esteve representando a prefeita Laís Nunes. Na ocasião, Cícero destacou a importância do Programa e reafirmou o "compromisso da atual gestão em continuar contribuindo para o fortalecimento da Agricultura Familiar".

#Agricultura 19/02/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Plantio de palma forrageira em Icó

Os pecuaristas do município de Icó aderiram ao Programa Hora de Plantar com o cultivo de palma forrageira da espécie "Orelha de Elefante Mexicana", resistente a Praga da Cochonilha.

A palma forrageira faz parte da base alimentar dos rebanhos nas zonas áridas e semiárido, a mesma tem características de alta palatabilidade, produção de biomassa e resistência à seca. A palma também é rica em energia, tem boa digestibilidade e é bem aceita pelos animais. Outra vantagem é que mesmo na época da seca, a palma preserva sua composição nutricional.

Em Icó, 78 mil toneladas de raquetes serão plantadas nas comunidades de Santana, Icozinho, Coelho, Baixio da Roncadeira, Riacho Verde, Lagoa, Alto da Várzea e Maia.

O Técnico da Secretaria de Agricultura, Edgar Batista, acompanhou a entrega juntamente com o Coordenador Regional da Ematerce, Cleudiberto Dantas e o Médico Veterinário, José Moreira.

"Agradecemos imensamente ao Frei Jean pela sensibilidade e mobilização dos criadores para implantação do projeto na região", destacou Gildomar Gonçalves, Secretário de Agricultura.

#Agricultura 15/02/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Central de Abastecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

O município de Icó recebeu nesta quarta-feira (7), o assessor da Coordenação Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Bruno Soares.

- O objetivo da visita foi realizar uma vistoria na Central de Recebimento e Distribuição-CDS. A vistoria foi acompanhada pelo Coordenador do programa no Município, Humberto Vitor e a Técnica, Eva Vitória.

"A expectativa é que após o feriado de carnaval daremos início a execução da portaria 900/2023, com a compra de produtos oriundos da Agricultura Familiar, com doação às instituições que trabalham com a produção de alimentos com foco no fortalecimento da política alimentar e nutricional", destacou Gildomar Gonçalves, Secretário de Agricultura.

#PrefeituraIcó #Agricultura #PAA

#AgriculturaFamiliar

#Agricultura 07/02/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Assentamento Bom Lugar recebe Curso do Senar

Representantes da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Icó, estiveram nesta segunda-feira (5), no Assentamento Bom Lugar, participando do encerramento do Curso "Trabalhador na Apicultura", aplicado pelo Técnico Adreilson Ferreira.

O Curso do SENAR atende uma demanda do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), que é do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.

Na oportunidade, José Ferreira, Presidente do SINRURAL do Cedro, e o Técnico do Senar, Joaquim Rolim, apresentaram informações sobre o Projeto de Assistência Técnica Gerencial (ATeG) do SENAR.

O Projeto é um serviço gratuito oferecido ao produtor rural em sua gestão no campo, com foco na melhoria da produção, gestão e comercialização.

O Projeto tem uma duração de 2 anos. Os Técnicos José David e Elton Costa darão assistência a 60 Apicultores.

#Agricultura 06/02/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Visita Institucional. O Técnico em Agropecuária

O Técnico em Agropecuária da Secretaria Municipal de Agricultura, Jansen Torres, esteve na última quarta-feira (24), na Unidade de Laboratório do SAAE do Município de Icó.

A visita teve como objetivo formalizar uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e o SAAE, para responder às demandas de análises físico-químicas das águas destinadas à produção agrícola e pecuária.

"Agradecemos aos Técnicos Gevanderli e Edson que de pronto se colocaram à disposição da Secretaria de Agricultura para essa importante ação", destacou Jansen Torres.

#PrefeituraIcó #Agricultura #SAAE

#Agricultura 06/02/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Nova etapa do Projeto São José IV é realizada em Icó

Na manhã desta quarta-feira (31), as Técnicas Sociais do Projeto São José IV, Alaíde Moreira e Elizângela Feitosa, que irão desenvolver nas comunidades as ações de cunho social, estiveram na Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Icó.

Em Icó, as comunidades de São João, Palmares, Delta, Maia e Santana foram contempladas com o Edital de Chamada Pública, para Projeto de Abastecimento D'água.

Desde 2021 que essas comunidades vêm fazendo parte das etapas do programa de forma acolhedora e participativa.

"A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, não tem medido esforços para a exitosa participação das comunidades nesse processo seletivo", destacou Gildomar Gonçalves, Secretário de Agricultura.

#Prefeitura #Agricultura #ProjetoSãoJoséIV #SDA

#Agricultura 06/02/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Plantio de Palma Forrageira

A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos realizou na manhã desta quinta-feira (1), na Vila de Icozinho, um encontro com um grupo de produtores rurais, mobilizados e articulados pelo Frei Jean, para adesão ao Programa Hora de Plantar, com aquisição de raquetes de Palma Forrageira da espécie orelha de elefante.

"A palma forrageira tem uma excelente adaptabilidade as situações de estiagens no semiárido brasileiro, além de fornecer energia, água e vitaminas. A espécie garante o suprimento de alimentos extremamente importantes para a manutenção dos rebanhos, evitando frustrações na atividade pecuária nos períodos de seca", destacou o Médico Veterinário da Ematerce, José Moreira.

Para o Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, "a parceria da SDA/Ematerce e Município só tem a engrandecer as ações do setor rural, valorizando cada vez mais o homem e a mulher do campo".

#Agricultura 31/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Curso Trabalhador nas Boas Práticas Apícolas

Parceiro da Secretaria Municipal de Agricultura, o Senar realizou nos últimos dias 28 e 29 um curso para os Apicultores do Vale do Capim Pubo, Comunidade de Aroeiras.

A ação é uma demanda do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, a Secretaria Municipal de Agricultura, e a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

"Aproveitamos o ensejo para agradecer o Presidente do SINRURAL do Cedro, José Ferreira, pela parceria formada e também reafirmamos nosso compromisso em levar mais conhecimento ao nosso homem e mulher do campo", destacou Gildomar Gonçalves, Secretário de Agricultura.

A capacitação foi acompanhada pelo técnico em Agropecuária, José David.

#PrefeituraIcó #Agricultura #Senar #Prodeter

#Agricultura 29/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Comitê Municipal de Governança Fundiária será formado em Icó

A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos realizou na última segunda-feira (22), uma reunião com o Superintendente Adjunto do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Antônio Rodrigues, que apresentou a área gráfica e o quantitativo de cadastros pendentes.

O Idace é uma Autarquia Especial vinculada a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), e tem por finalidade a promoção e execução de uma política agrária estadual.

Para o Secretário de Agricultura do Município, Gildomar Gonçalves, "essa iniciativa do Idace irá resolver por vez as demandas fundiárias no Município de Icó".

O próximo passo será a celebração do termo de cooperação técnica entre o Município e o Idace, onde o Município fará a cessão de um servidor com sala equipada para exercer as atividades com os mesmos critérios que os funcionários do Idace, no município.

Participaram da reunião o Técnico da Ematerce local, José Moreira; Maria Lúcia, Presidente do SINTRAF e Narcisio Carlos, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rural.

#PoçosProfundos 23/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Projetos, obras e ações voltadas aos munícipes icoenses.

O trabalho não para do Campo à Cidade e para todas as áreas da Gestão Pública Municipal de Icó. O registro fotográfico é da equipe de técnicos trabalhando na comunidade rural do sítio Tuncas, no distrito de Lima Campos.

Sempre avançando com projetos, obras e ações voltadas aos munícipes icoenses.

As secretarias municipais, através de suas equipes, já se reuniram por designação da prefeita Laís Nunes, para que em 2024 o mesmo volume de projetos sejam postos em prática para melhorar a qualidade de vida dos icoenses.

#Agricultura 23/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó participa do I Simpósio Cearense do Algodão

O I Simpósio Cearense do Algodão (ISCA) foi realizado nos últimos dias 18 e 19 de dezembro, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) e promovido pela Associação dos Produtores de Algodão do Estado do Ceará (APAECE) em parceria com o Sebrae. O ISCA 2024, teve como tema central "Construindo Conhecimentos".

O evento teve como objetivo o trato com a produção sustentável, contextualizada com a participação de pesquisadores, profissionais e empresários buscando interação com os atores da cadeia produtiva do algodão.

"Em Icó a prefeitura celebrou convênio de colaboração técnica com a UFCA, capacitou os Técnicos e Produtores, distribuiu as sementes e insumos e assistiu os produtos nos últimos dois anos, onde iniciamos com 11 produtores no primeiro ano, 23 no segundo ano, e até o momento estamos com 75 inscrições para o ano agrícola de 2024", esclareceu o secretário de agricultura, Gildomar Gonçalves.

Uma boa notícia é que o Governo do Estado do Ceará aderiu ao Projeto Ouro Branco, do qual fará a distribuição das sementes e dos insumos pelo Programa Hora de Plantar, acompanhado pela Ematerce e Secretarias Municipais de Agricultura.

Icó foi representado pelo Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Gildomar Gonçalves; pelo Chefe da Ematerce Regional do Centro Sul, Cleudiberto Dantas; pelos Técnicos do Município Vanildo, Aurimar Felizardo, Jamilton Pinto, Mateus Silva; pelos produtores Antônio do Cal, César do Conjunto Pedrinhas e o seu filho, Vinícius, e pela Técnica Social, Alaíde Moreira.

#PrefeituraIcó #Agricultura #SimpósioAlgodão #OuroBranco

#Agricultura 23/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Projeto Mulheres Rurais será implantado em Icó

O Projeto de iniciativa do Ministério de Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, (MDA) em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), será executado pelo Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar (IDEF).

"O Projeto consiste em trabalhar e desenvolver a autonomia, alimentação e vidas saudáveis das mulheres do campo", destacou Gildomar Gonçalves, Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos.

- No Ceará apenas três municípios foram contemplados: Icó, Iguatu e Quixelô.

Em Icó, 120 mulheres das comunidades de Lima Campos, Tatajuba, Aroeiras e Forquilha dos Batistas serão atendidas pelas técnicas Edna Alves e Miriam Lopes.

#PrefeituraIcó #GovernoFederal #MDA #Anater #Idef #MulheresRurais

#Agricultura 23/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Fiquem atentos ao calendário de entrega de sementes do Programa Hora de Plantar em Icó

O Programa Hora de Plantar disponibiliza sementes e mudas de alto padrão genético, o que facilita o aumento da produção junto aos agricultores familiares.

O gerenciamento do programa é feito pelas Ematerce locais com o apoio das Secretarias Municipais de Agricultura.

"O Programa é financiamento pelo Governo do Estado, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e do Tesouro do Estado", destacou o Chefe Regional, Cleudiberto Dantas.

É importante ressaltar a importância do cumprimento do Calendário, cada Agriculturor deverá vim para o dia marcado de sua região, munido do CPF.

Confira o quantitativo das sementes e mudas que serão distribuídos em Icó:

- Milho Híbrido 31.650 kg

- Milho variedade 4.150

- Feijão Caupi 550

- Sorgo 1.700

- Palma 78.000

- E Algodão.

#PrefeituraIcó #Agricultura #Ematerce #SDA

#HoraDePlantar

#Agricultura 18/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Programa Garantia Safra

Comunicado!

A Prefeitura Municipal de Icó, por meio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, avisa aos Agricultores (as) Familiares inscritos no Programa Garantia Safra exercício 2023/2024, que os Boletos estarão disponíveis na Secretaria de Agricultura na próxima quarta-feira (17), no período da manhã e tarde.

A Secretaria fica localizada na Av.Ilídio Sampaio 2336, próximo a Câmara de Vereadores.

Vale ressaltar, que a data final para o pagamento do boleto será até o próximo dia 30 de janeiro. O pagamento dos boletos poderá ser feito nas casas lotéricas e na caixa econômica.

Três mil agricultores tiveram a sua inscrição aceita no sistema do Garantia Safra.

A contrapartida da Prefeitura municipal no Programa chega à R $ 216 mil.

A prefeita de Icó, Laís Nunes, desde o início da sua primeira gestão vem cumprindo rigorosamente com os valores da contrapartida junto ao programa do Garantia Safra.

#Agricultura 17/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó será beneficiado com 150 Cisternas de primeira água para o consumo humano.

A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos de Icó, através do Secretário Gildomar Gonçalves e sua equipe, esteve na última quinta-feira (11) em Iguatu, participando da Capacitação realizada pelo Instituto Elo Amigo.

O encontro teve como finalidade capacitar as Comissões Municipais da Região Centro Sul, que serão atendidas pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), financiados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome (MDS), por meio do programa Um Milhão de Cisternas.

Em Icó a execução do Programa será pelo Instituto Elo Amigo. Na capacitação foram discutidos os princípios norteadores e a fundamentação do Programa, conjuntura política, estratégia de ação para ampliação da operacionalização do programa, responsabilidade social das famílias e a participação da sociedade civil e poder público na socialização das informações e acompanhamento na execução do programa.

Na oportunidade, o técnico do Instituto Elo Amigo, Cícero Braz, apresentou os critérios de elegibilidade das famílias beneficiárias com o programa da qual destaca-se:

- Famílias em situação de vulnerabilidade social, pobreza e/ou de extrema pobreza inscritas no Cadastro Único e elegíveis no Bolsa Família;

- Famílias chefeadas por mulheres;

- Famílias com maior número de crianças de 0 a 6 anos;

- Famílias com maior número de crianças em idade escolar; Famílias com pessoas portadoras de necessidades especiais.

O Icó foi representado pelo Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves; Narcísio Carlos, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Francisco Vitor, da Pastoral da Terra, e pelo Técnico da Ematerce local, o Médico Veterinário José Moreira.

"Apresentamos as demandas de todas as regiões; o próximo passo será a listagem do MDS, para identificação e localização das famílias, que irão ser beneficiadas", destacou Gildomar Gonçalves.

#Agricultura 17/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó sediará o encontro de negócios da agricultura famíliar

Na manhã desta sexta-feira (12) aconteceu uma reunião com o Técnico do Programa Brasil Mais Cooperativo, criado pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e executado pelo Instituto para o Desenvolvimento da Economia Famíliar (IFEF).

O programa atende 19 Municípios do Estado do Ceará e, em Icó, duas instituições são atendidas pelo programa Colônia de Pescadores Z-27 de Lima Campos e a Associação de Apicultores de Icó (AAPI).

O Programa consiste na prestação de Serviços à Associações e Cooperativas da Agricultura Familiar.

"O evento previsto para o dia 15 de março tem como missão o apoio à comercialização das instituições assistidas e o fechamento do ciclo do programa no Ceará", destacou o agrônomo do projeto, Halison Alves da Costa.

Uma rede de parceiros somarão esforços para mobilizar, otimizar e qualificar essa importante ação, como:

- Prefeituras, Secretarias Municipais de Agricultura, Ematerce, Sindicatos Rurais, Sebrae, Banco do Nordeste, Governo do Estado, Instituições e entidades de classes e agricultores familiares.

#Agricultura 16/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado realiza Peixamento em Icó. É Hoje

É Hoje

#Agricultura 16/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Assembléia Geral de Constituição da Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Salgado e Jaguaribe

Assembléia Geral de Constituição da Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Salgado e Jaguaribe LTDA é realizada em Icó

Nesta quarta-feira (20), um grupo de Agricultores Familiares e Produtores Rurais realizou a Assembleia Geral de Constituição da Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Salgado e Jaguaribe LTDA.

A Assembleia aconteceu no Auditório da Casa de Cultura Mariinha Graça e teve como pauta prioridade:

1 - Leitura, discussão e aprovação do Estatuto Social;

2 - Eleição e posse da Diretoria e do Conselho Fiscal;

3 - Constituição da COAF/VSJ;

4 - Subscrição e Integralização do Capital Social.

A provocação da formalização da Cooperativa se deu através da Secretaria Municipal de Agricultura, que mobilizou um grupo agricultores e produtores rurais, acionou Sebrae da qual contamos com os Agentes de Desenvolvimento Territorial Francielli Silva e Ariel Alves que iniciaram uma discussão sobre a importância do Cooperativismo Rural, no fomento a produção, aquisição de insumos, bens e serviços, bem como, a facilidade da venda dos produtos, junto aos programas governamentais.

Logo, se formou um grupo organizado de cooperados do qual contratou uma consultoria especializada do Sebrae, através do Técnico Ítalo Robson Martins Mourão Dias para instigar, capacitar e constituir de forma participativa a COOAF/VSJ.

O Município de Icó, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos, irá fornecer um espaço adequado para o funcionamento da Cooperativa de negócios.

"O Icó é gigante e temos muitas cadeias produtivas, terras fértil, povo ordeiro e trabalhador, é preciso organizar as classes de produção, a agricultura e a pecuária é elementar para o desenvolvimento do nosso município", destacou Gildomar Gonçalves, Secretário de Agricultura.

Por fim, foram eleitos os membros da Diretoria e Conselho Fiscal.

Diretoria:

Presidente: Francisco Canindé Pereira de Sousa;

Vice: César Carlos Nogueira Lima;

Primeira Secretária: Joaquina Cianeide Soares Furtado;

Segunda Secretária: Maria Perla Silva Farias;

Primeiro Tesoureiro: Mácio Glecio Dias de Sousa;

Segundo Tesoureiro: Ubiratã Ferreira da Silva.

Conselho Fiscal:

1- Tobias dos Santos Nunes;

2 - José Fernandes Nogueira Júnior;

3 - José Gonçalves Barreto.

Suplentes:

1- José Reuber Bandeira Gondim;

2- Bonfim Ferreira Silva;

3- Marcônio Vicente de Lima.

#PrefeituraIcó #Agricultura #COOAF/VSJ

#Agricultura 16/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó chega ao seu terceiro ano consecutivo de plantio de algodão

A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos de Icó, realizou na manhã da última terça-feira (9), a primeira reunião com os agricultores familiares de Icó, para a retomada do plantio de algodão pelo terceiro ano consecutivo. O plantio faz parte do Projeto Ouro Branco-Ano Agrícola 2024.

O Projeto foi aderido pela Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em 2021. Durante esses anos foram realizadas as distribuições de sementes e insumos, capacitação, assistência técnica e a garantia da compra da produção por meio da Associação de Produtores de Algodão do Estado do Ceará - APAECE.

O Ouro Branco foi idealizado pela Universidade Federal do Cariri, ganhou forma, credibilidade, adesão e expansão em todo o Ceará, e dessa vez, o projeto ganhou a forte parceria do Estado com migração do mesmo para o Programa Hora de Plantar, em parceria com as Ematerce e Prefeituras.

"Durante o primeiro encontro de alinhamento, os produtores participantes do Projeto contaram com a participação da Chefe da Ematerce local, Priscila Rodrigues, que fez uma explanação do projeto e das parcerias constituídas", explicou o secretário Gildomar Gonçalves.

#Agricultura 11/12/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Peixamento de Açudes Comunitários

Data: 11 de Dezembro às 7h

Local: Açude de Lima Campos

Horário: 7h da Manhã

Presença: Deputado e Secretário de Aquicultura e Pesca, Oriel Filho e da prefeita de Icó, Laís Nunes

??Região Lima Campos:

Açudes: Lima Campos, Tatajuba, Malhada Vermelha, Cascudo, Umari e Forquilha de Lima Campos e Mucururé;

??Região Perímetro Irrigado

Açude Bom Lugar;

??Região Icozinho

Açudes: Coelho dos Bicas, Coelho dos Paraibanos, Galego, Saco de São Pedro, Malhada, Boqueirão, Catingueira e Lagoa de Icozinho;

??Região Sede Rural

Açudes: Loreto e Bertioga;

??Região São Vicente

Açudes: Caldeirão, Pitombeira, Maracanã I, Maracanã II e Jorge;

??Região Santa Cruz da Serra

Açudes: Nova Vida, Tenente, Coqueiro e Galinhas;

??Região Capim Pubo

Açudes: Forquilha dos Batistas, São Luiz e Aroeiras, Água Branca, Jenipapeiro, Aroeiras e Salgadinho;

??Região Santa Cruz da Serra

Açudes: Nova Vida, Galinhas, Tenente e Coqueiro;

?? Região Cruzeirinho

Açude Assentamento Chico Mendes

#Agricultura 11/12/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó participa da Caravana Federativa do Governo Federal

O município de Icó, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, participou da Caravana Federativa do Governo Federal nos dias 7 e 8 de Dezembro. O evento aconteceu no Centro de Eventos, em Fortaleza.

O encontro teve como objetivo levar o atendimento, a informação e a cooperação entre os entes federados, através da participação ativa dos 34 Ministérios e Órgãos Federais em um esforço conjunto para democratizar o acesso aos programas e serviços essenciais do Governo Federal.

Durante o evento, os representantes de Icó tiveram acesso direto aos Ministérios e autarquias que ofereceram atendimento personalizado.

"Esse foi um momento oportuno, para conhecer na íntegra os programas/projetos e ações dos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério da Pesca e Aquicultura, Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério das Cidades e a Funasa", destacou Gildomar Gonçalves, Secretário de Agricultura.

#Agricultura 07/12/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Teste Geofísico é realizado nas Comunidades Rurais que sofre com a problemática hídrica

Durante toda semana, a equipe técnica da Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA) esteve no Icó, realizando a sondagem de solo que consiste em um processo de estudo, análise e reconhecimento das características do solo com perfis de solo, nível do lençol freático, capacidade de carga ou resistência e demais propriedades.

20 Comunidades serão atendidas nessa primeira etapa, mas já foi firmado o compromisso com o Governo do Estado, através da SOHIDRA, em continuar os trabalhos que foram demandados em outras comunidades do município.

"A água é um bem comum, daremos prioridade e iremos atender a todas as Comunidades que precisam desse precioso líquido. Colocamos o nosso Gabinete, a Secretaria de Agricultura e a Defesa Civil à disposição dos Presidentes de Associações, as Comunidades e aos nossos líderes, para acompanhar de perto as demandas e as intervenções hídricas nas Comunidades", destacou a prefeita Laís Nunes.

A Câmara Municipal de Icó também tem sido uma grande parceira neste projeto. Os representantes do Poder Legislativo estão acompanhado as ações realizadas nas comunidades.

#Agricultura 27/11/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Sítio Humaitá I, participando do dia de campo de milho Irrigado promovido pelo Programa PROSPERA.

A secretaria de Agricultura, por seus técnicos, esteve na manhã da última terça-feira (22) na propriedade do Senhor Damião, no Sítio Humaitá I, participando do dia de campo de milho Irrigado promovido pelo Programa PROSPERA, município e colaboradores.

"O Prospera é um programa criado em 2016 para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura com o empoderamento de comunidades e produtores rurais, por meio da capacitação e conexão com a cadeira de valor, para elevação da produtividade e a renda dos agricultores", destacou Kayke Agrônomo responsável pelo programa no Ceará.

Icó foi o único município escolhido para implantação dessa importante área demonstrativa, o município firmou o compromisso com a equipe do PROSPERA. Os Técnicos Jamilton Pinto e Aurimar Felizardo irão acompanhar todo processo de implantação e evolução do plantio. A área definida foi a do Senhor Damião, que de pronto aceitou o desafio.

"A Unidade demonstrativa de milho Irrigado através do Programa PROSPERA, apresentou um excelente aumento da produtividade, quantidade, capacitou nossos técnicos, produtor rural e mostrou a viabilidade econômica", acrescentou Gildomar Gonçalves, nosso Secretário de Agricultura.

A prefeita de Icó, Laís Nunes, esteve presente juntamente representantes de empresas Crop, Pioneer e Tigre, agricultores, alunos e moradores da comunidade.

- Agricultura e pecuária também são prioridades da gestão municipal de Icó.

#Agricultura 23/11/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS I Encontro de Produtores de Leite é realizado em Icó

A Secretaria de Agricultur e Recursos Hídricos realizou na manhã desta terça-feira (21), na Clínica Escola da UniVs, o I Encontro de Produtores de Leite de Icó. O encontro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e a Universidade Vale do Salgado (UniVs), por meio do Curso de Medicina Veterinária.

Vários projetos e ações foram apresentados e lançados pelos parceiros e colaboradores da ação, pela representatividade do Município, UniVs, Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), CONAFER, SENAR, Sebrae, Emdeagro e a participação em massa dos Produtores de Leite de Icó.

Para o Secretário Gildomar Gonçalves, "esse foi um momento importante de apoio, aproximação e direcionamento de políticas públicas para o fortalecimento da cadeia produtiva de leite".

O Projeto Pecuária Sadia lançado pela UniVs irá trabalhar o tripé da seguridade do rebanho, como Nutrição, Sanidade e Genética, aproveitando e fortalecimento as outras políticas públicas lançado pelos nossos parceiros.

"Estamos à disposição, nos procure na secretaria de agricultura e se inscreva em nossos programas", destacou Gildomar Gonçalves.

#Agricultura 20/11/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Você sabia que a Prefeitura Municipal de Icó está habilitada para a emissão do CAF

Você sabia que a Prefeitura Municipal de Icó está habilitada para a emissão do CAF

O CAF é um instrumento da Política Nacional da Agricultura Familiar, que estabelece conceitos, princípios e instrumentos destinados à formulação das políticas públicas direcionadas aos agricultores familiares.

O CAF substitui a antiga DAP, nele será identificado todos os membros que compõem a unidade Familiar de produção (UFPA), inclusive os menores de idade, permitindo dessa forma que o Governo Federal obtenha um retrato mais amplo e real do cenário de produção.

O serviço será executado na Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos. Para o Secretário da pasta, Gildomar Gonçalves, "a emissão do CAF é sem dúvida um grande avanço para o município e a classe trabalhadora rural".

#Agricultura 20/11/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS PAA de Icó divulga resultado preliminar do edital de chamada 001/2023.

Concluído com sucesso hoje(17), o resultado preliminar do edital de chamada de pública 001/2023, que trata da execução do Programa de Aquisição de Alimentos - Compra com Doação Simultânea MDA/SDA.

Dose (12) Agricultores(as) Familiares manifestaram interesse e apresentaram sua documentação conforme edital acima citado, da qual destacamos: Fernanda Salviano de Oliveira, André Dias Pinheiro, Geruzia Jacinta Ferreira, José Cícero Meira da Silva, Cícera Cleonir Pinheiro, Kaliana Bezerra de Lima, Ana Maria Rodrigues Pereira, Edineide Moreira da Silva, Jocejones Fernandes Duarte, Rosimeire Ferreira de Oliveira, Rafaela Ferreira Silva, Francilene Maria do Nascimento.

Os produtos que serão entregues durante a execução do programa serão: Couve, alface, coentro, banana, doce de mamão, doce de coco, doce de banana, ovo caipira, galinha caipira, feijão, mamão, melancia, carne de caprino, batata doce, pimentão, tomate, coco verde, polpa de acerola, bolo de macaxeira, bolo de milho, bolo de batata e pimenta de cheiro.

Já as instituições que manifestaram interesse para o recebimento dos alimentos e que apresentaram a documentação conforme o edital foram: Fundação Menino Jesus, Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, Associação de Pais e Amigos Excepcionais - APAE de Icó, Centro de Atenção Psicossocial CAPS II, Hospital Regional de Icó Deputado Oriel Guimarães Nunes, Unidade Prisional de Icó, Associação Projeto Ajudador e o Programa Integração AABB Comunidade.

Membro da Comissão municipal do PAA, Jamilton Pinto destacou que "esse foi um importante momento de participação e envolvimento comunitário"

#Agricultura 16/11/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó realiza capacitação regional do INCRA

O Incra no Ceará, através da Divisão de Governança Fundiária, realizou no período de 07 a 10 de novembro de 2023, a capacitação com os representantes de Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs) em Icó.

Durante quatro dias foram explicados o histórico do Sistema Nacional de Cadastro Rural, o conceito de imóvel rural, quais as pessoas que se relacionam com o Imóvel Rural em termos de detenção e de contratos de uso temporário da terra, os títulos de domínio, registro imobiliário, posse por simples ocupação, conversão de área, aplicabilidade da Fração Mínima de Parcelamento e suas exceções, noções sobre a aquisição de imóveis rurais por estrangeiros e obrigatoriedade da certificação do georreferenciamento conforme os prazos.

No treinamento foram aplicados casos práticos de atualizações cadastrais no SNCR, por exemplo: Inclusão, alteração, cancelamento, recuperação de código não recadastrado, desmembramentos, remembramentos, inibição, desinibição e emissão de CCIR.

No polo de Icó estiveram presentes os técnicos dos municípios de Baixio, Cedro, Granjeiro, Icó, Ipaumirim, Orós, Quixelô, Saboeiro, Umari e Várzea Alegre.

"A parceria INCRA e o Município permite a aproximação e ampliação dos serviços ao máximo do público-alvo (proprietário rural) para cadastramento, atualização e emissão do CCIR. Fazendo com que os detentores não precisem se deslocar até Fortaleza para ter acesso ao CCIR", explicou o chefe do Serviço de Cadastro Rural do Incra/CE, Wagner Lima.

O Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, afirmou que o Técnico José David continuará à frente dos trabalhos da Unidade Municipal do INCRA.

#Agricultura 01/11/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Comissão Intersetorial em defesa do Perímetro Irrigado é formada em Icó

A Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos, realizou uma reunião Intersetorial para debater a situação atual do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, bem como, montar estratégias possíveis para a retomada da produção de forma sustentável e com viabilidade econômica.

A reunião aconteceu em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA). O encontro contou com a presença do Presidente do Comitê de Bacia do Salgado, Wyldevânio Vieira, acompanhado da Comissão de Bacia do Salgado, Antônio Carlos - Agente de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste; Francielli Silva - Agente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Irrigantes, Sociedade Civil e a Adicol.

Na ocasião, o Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, fez um breve histórico do Perímetro Irrigado, destacou a necessidade de um aparelhamento de ordem política administrativa e privada na condução da retomada da produção rural sustentável no Perímetro.

Após os debates acerca da atual situação do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, a Comissão Intersetorial em Defesa do Perímetro Irrigado, de comum acordo, elegeram como prioridade a construção de um plano estratégico de desenvolvimento rural sustentável do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, por meio de uma ação metodológica participativa, atendendo os seguintes passos:

- Diagnóstico situacional do Perímetro com os seguintes indicadores;

- Realização de quatro seminários rural nas áreas do Perímetro Irrigado;

- Realização de um Fórum de Debates em favor do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos;

- Formação de grupos acadêmicos da UFCA; -Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Rural Sustentável do Perímetro Irrigado;

- Apresentação do Plano às instituições públicas/privadas.

#Agricultura 01/11/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Município de Icó lança o Edital de Chamada Pública para credenciamento de Agricultores

Município de Icó lança o Edital de Chamada Pública para credenciamento de Agricultores (as) Familiares e Instituições SócioAssistenciais

A Secretaria Municipal de Agricultura, lança nesta quarta-feira (1), o Edital de Chamada Pública N°001/2023, para Credenciamento de Agricultores(as) Familiares e Entidades SócioAssistênciais. O edital tem como finalidade a execução do Programa de Aquisição de Alimentos - Modalidade Compra Direta com Doação Simultânea, conforme portaria 900/2023 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDS) e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) em parceria com a Prefeitura Municipal.

O Programa de Aquisição de Alimentos - Modalidade com Doação Simultânea (PAA), é uma oportunidade para o homem e a mulher do campo garantir a venda da sua produção, bem como, aquelas instituições sócioassistênciais que trabalham com fornecimento de refeições, recebendo o suporte nos produtos da Agricultura Familiar.

O Credenciamento dos Agricultores(as) Familiares e das Entidades Sócio Assistenciais começa hoje (1/11) e segue até o dia 13 de novembro. Os interessados podem procurar a Secretaria de Agricultura nos turnos da manhã e tarde. A secretaria fica localizada na Av. Ilídio Sampaio, 2036, Centro, próximo a Câmara de Vereadores.

Documentação necessária dos Agricultores (as):

- Formulário exigido no edital, CPF e RG do titular e do cônjuge, cópia do CAF e/ou CAF ativo, declaração do SECAF, comprovante de endereço atualizado e comprovante do NIS atualizado.

Documentação para as Entidades Beneficiadas:

- CNPJ, comprovante de endereço atualizado, RG, CPF e comprovante de endereço atualizado dos representantes da instituição, anexos do edital n° 01/2023 preenchido e assinados e datados, cópias dos alvarás sanitário e de funcionamento atualizados, cardápio planejado e assinado pela nutricionista responsável, a as declarações e anexos contidas no Edital de Chamada Pública acima citado.

#Agricultura 30/10/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó participa do Encontro de Gestores Municipais de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário do Estado

A Secretaria Municipal de Agricultura, através de sua equipe, esteve no último dia (25), em Fortaleza, participando do Encontro de Gestores Municipais da Agricultura, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA).

Após a composição da mesa, foi realizado a apresentação do cenário da quadra chuvosa para 2024, onde todas as pesquisas meteorológicas apontam uma quadra chuvosa abaixo da média, o que aponta a necessidade de tomar medidas estratégicas nos conflitos climáticos que se avizinha.

No encontro foi realizado também a apresentação de ações e estratégias do Estado para o ano de 2024, com a participação da Secretaria de Recursos Hídricos, Defesa Civil e da SDA.

Na ocasião, aconteceu um debate em grupo de forma regionalizada, da qual foi tratado as questões norteadoras a respeito do cenário apresentado e do planejamento para o enfrentamento dos problemas, bem como a discussão e elaboração de prioridades em cada território frente aos desafios do cenário apresentado.

#Agricultura 24/10/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Município de Icó discute estratégias elaboradas para eficiência do Plano do Prodeter da apicultura

A Secretaria Municipal de Agricultura se reuniu na manhã de hoje (20), com o Agente de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, Antônio Carlos, com a comissão de Apicultores da Associação de Apicultores de Icó AAPI, equipe da Secretaria de Agricultura e estagiários da EEEP Deputado José Walfrido Monteiro, para debater estratégias do Plano do Prodeter da apicultura.

Em pauta, foi debatido sobre o levantamento da produção apícola no município, a parceira firmada com o Senar, através do processo de cursos de capacitação e do projeto de assistência técnica gerencial (AteG), bem como, da disponibilidade do município em fornecer um espaço para a venda diária dos produtos apícola.

"O Plano Municipal de Apicultura através do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), lançado em 2021, tem como finalidade fomentar a cadeira produtiva da apicultura, com acesso a informação, tecnologia, apoio a produção e a comercialização", destacou Gildomar Gonçalves, Secretário de Agricultura de Icó.

#Agricultura 24/10/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó participa do lançamento do Plano da Região Hidrográfica do Rio Salgado

Representantes da Gestão Municipal, o Assessor de Gabinete, Cícero Elieudo e o Secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos, Gildomar Gonçalves, participaram no último dia 17/10, da Cerimônia de Lançamento do Plano da Região Hidrográfica do Rio Salgado.

A proposta principal do plano é proporcionar a melhoria da segurança hídrica e a minimização da ocorrência de conflitos pelo uso dos recursos hídricos, tendo como base o uso racional e equilibrado das águas, em épocas de secas e de enchentes.

O plano direciona-se a eixos específicos, como: demanda e oferta hídrica; gerenciamento das águas; meio ambiente e política institucional.

"Esse plano é plural, didático, homogêneo e sustentável, e irá contribuir de forma exitosa na gestão das águas em nossa região", destacou Gildomar Gonçalves.

O evento foi organizado pelo Comitê da Sub Bacia Hidrográfica do Rio Salgado-CBHS. A apresentação do Plano foi comandada pela Ticiana Studart, que é Doutora em Engenharia Civil, Professora da Universidade Federal do Ceará e membro do Projeto Cientista Chefe do Ceará.

Icó foi um dos municípios com uma das maiores comissões do CBHS. Estiveram presentes: Maria Lúcia Ferreira; João do Carmo Parnaíba; Vereador Allan Robson; Alexandro Fabrício; Cícero Dias e Nilson Santiago.

O evento também contou com a participação da COGERH, representada pelo Dr. Yuri Castro e Emídio Clebson, que é Gerente Regional. Representando o Estado, participou o Dr. Alderilo Alcântara, que é Secretário Executivo da Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos-SRH.

#Agricultura 10/10/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Inscrições do Garantia Safra exercício 2023/2024 é realizada em Icó

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e tem como objetivo garantir a segurança alimentar dos agricultores familiares.

Em Icó, a Gestão Municipal, todo ano tem celebrado o convênio e quitado todas as parcelas do Garantia Safra como contrapartida do Programa, garantindo assim a segurança alimentar dos agricultores familiares.

"O programa é uma ação compactuada entre os entes federados União, Governo Federal, Estado, Município e o próprio agricultor", destacou o Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves.

Gildomar ainda destacou a importância do trabalho do Poder Executivo, através da Secretaria de Agricultura, Ematerce local, CMDS e participação das Associações Comunitárias na logística operacional do programa.

#PrefeituradeIcó #Icó #Ematerce #Agricultura

#Agricultura 10/10/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Secretaria de Agricultura de Icó entrega certificação do Selo de Inspeção Municipal

Por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, a Associação de Apicultores de Icó (AAPI) e a Colônia de Pescadores Z-27 de Lima Campos receberam na última terça a certificação do Selo de Inspeção Municipal (SIM). As duas Organizações são fornecedoras de alimentos do PAA/CONAB.

A certificação foi entregue pelo Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, e pelo Coordenador da Unidade de Inspeção Municipal, Eliseu Júnior.

Segundo a Lei 1.283 de 18 de dezembro de 1950, todo produto agropecuário de origem animal necessita de inspeção sanitária específica. A nível municipal, a fiscalização é feita pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que é vinculado às Secretarias Municipais de Agricultura de cada município.

Em Icó a regulamentação do serviço está assegurada na Lei Municipal de nº 929 de 24 de setembro de 2014, que estabelece normas e regulamenta o serviço de Inspeção Municipal em todo território de Icó. Desse modo, todo produto agropecuário de origem animal fiscalizado pelo Serviço de Inspeção Municipal recebe o selo SIM.

"A inspeção é de imensa importância para a saúde humana porque garante a qualidade dos produtos originados de animais, que podem transmitir doenças, como as recorrentes infecções alimentares", afirmou o Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves.

#PrefeituradeIcó #Icó #agricultura #sim #apicultura

#Agricultura 10/10/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Município de Icó incentiva criação da Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Salgado

A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura esteve durante os últimos meses trabalhando no processo de articulação e capacitação dos Agricultores Familiares apoiados pelo município e pelo Sebrae. A ação teve como principal objetivo a organização e a criação da Cooperativa da Agricultura Famíliar do Vale do Salgado.

A cooperativa trará para Icó e região o foco da competitividade, produção, capacitação, crédito e comercialização à frente das cadeias de produção da Agricultura Familiar, Agronegócio e da Pecuária.

"O nosso próximo passo será a contratação de uma consultoria especializada para instituir a entidade supra citada, até o final desse ano", destacou o Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves.

Gildomar ainda afirmou que "o Sebrae tem sido um parceiro forte nessa importante proposta". O Secretário destacou o trabalho dos Agentes de Desenvolvimento Territorial, Francielli Silva e Ariel Alves, que tem contribuído na condução pedagógica da formalização da Cooperativa.

#PrefeituraIcó #Agricultura #Sebrae #Cooperariva

#Agricultura 10/10/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Projeto Pecuária Sadia será implantado no Município de Icó

A equipe da Secretaria de Agricultura esteve no último dia 21 de setembro, na Clínica Escola do Centro Universitário do Vale do Salgado (UniVs), participando da reunião de alinhamento para lançamento do Projeto Pecuária Sadia: "Fortalecendo a qualidade dos produtos e o bem-estar em Icó".

O Projeto será executado através de uma parceria da UniVs, por meio do Curso de Medicina Veterinária, e a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos do Município de Icó.

"O projeto conta com um conjunto de ações institucional, com proposta de iniciativa transformadora para os pecuaristas do município, visando melhorar a saúde e o bem-estar dos animais de produção", destacou o professor da Univs, Rhamon Costa e Silva, que também é Coordenador de Pesquisa e Extensão - COPEX e responsável pelo Projeto.

O projeto conta com a seguinte ação metodológica: - Organização de eventos educativos, demonstração de práticas de manejo, visitas às propriedades, conscientização, relação entre manejo, cuidados e sustentabilidade, avaliação, monitoramento de indicadores de saúde animal.

Na próxima etapa serão realizadas algumas visitas de sensibilização do projeto e, ao mesmo tempo, uma entrega de convite aos produtores da cadeia produtiva de leite para o lançamento do Projeto no próximo dia 27 de outubro, às 8h da manhã, na Clínica Escola da UniVs.

Gildomar Gonçalves, Secretário de Agricultura do Município, destacou que "outros parceiros que atuam no segmento da bovinocultura de leite, participarão do encontro no próximo dia 27".

Participaram da reunião de alinhamento, a Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária (Univs) e Mestre em Ciência e Saúde Animal, Dra. Jovana Pinheiro; o Médico Veterinário, com Doutorado em Reprodução Equina, Dr. Lucas Brasileiro e o Médico Veterinário do Município e Professor do Curso de Medicina Veterinária, Dr. Fabrine Alexandre.

- O momento também contou a participação de alguns alunos do curso de Medicina Veterinária.

#PrefeituraIcó #Agricultura #Univs #PecuáriaSadia

#Agricultura 10/08/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Programa Prospera seleciona propriedade em Icó para plantio de milho com alto teor produtivo

A Secretaria de Agricultura recebeu na última terça-feira (??, o agrônomo Kayke Pereira, que é responsável pelo Programa Prospera no Ceará, em parceria com o Instituto Federal do Ceará - IFCE, Ematerce e Municípios.

A equipe de trabalho da Secretaria, junto ao agrônomo Kayke, realizaram uma visita a propriedade do Senhor Damião no Conjunto Gama. O objetivo da visita foi validar a área, esplanar a logística do programa e realizar a coleta de análise do solo para a implantação de 1 hactare de milho com tecnologia de alto redendimento produtivo.

"O Prospera é um programa que visa promover o desenvolvimento sustentável da Agricultura, com experiência inovadora, usando a melhor tecnologia no plantio do milho, espaço, adubação adequada e capacitação dos Agricultores", destacou o Agrônomo Kayke Pereira.

Kayke também afirmou que esse experimento do plantio do milho produtivo será a única unidade demonstrativa do Prospera em sistema irrigado no Estado do Ceará, no exercício agrícola de 2023.

A visita foi acompanhada pelos técnicos da Secretaria de Agricultura Aurimar Felizardo, Jamilton Pinto e o Agrônomo Charles Macêdo.

#Agricultura 10/08/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Reunião de mobilização da criação da Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Salgado.

A Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos, convida Produtores Rurais e Secretários Municipais de Agricultura da Região do Vale do Salgado, para a reunião de mobilização da criação da Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Salgado.

O objetivo do encontro marcado para a próxima terça-feira (15), é organizar as cadeiras produtivas em sua escala de produção e, melhorar o acesso da comercialização por meio dos editais de chamada pública e do setor privado.

Além da parceria da Gestão Municipal e Secretaria de Agricultura, a mobilização conta com o apoio do Sebrae.

#Agricultura 08/08/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Entrega de Kits Pesca na Vila de Icozinho

A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura esteve na última quarta-feira (2), na Vila de Icozinho, para realizar a entrega dos Kits Pescas aos Pescadores Artesanais da comunidade.

Na oportunidade, a equipe fez um pronunciamento na Verde Vale-FM, anunciando as ações e projetos da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos do Município.

O Presidente da Federação das Associações Comunitárias de Icó, João do Carmo Parnaíba, fez um chamamento aos Presidentes de Associações do Distrito para retomarem o nível de organização Comunitária e, ao mesmo tempo, retomarem o quadro de sócio da Federação. João ainda acrescentou a importância do "Projeto Eu Sou Presidente", que foi lançado recentemente pela prefeita Laís Nunes.

— O Projeto Eu Sou Presidente dispõe de uma ajuda de custo para as despesas com deslocamento dos Presidentes de Associações.

Durante a entrega, os técnicos Edigmar Batista e Matheus Chagas (Representantes da Secretaria) falaram sobre os Projetos de acesso a água, cadastro do produtor rural, peixamento de açudes comunitários, melhoramento do rebanho bovino, projeto de retoma do algodão dentre outras ações.

#Agricultura 08/08/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Ações da Secretaria de Agricultura no Campo

A Secretaria de Agricultura se reuniu na última terça-feira (1), com as comunidades de Cascavel e Lobato no Distrito Cruzeirinho. O encontro teve como objetivo apresentar os programas e ações ofertados pela secretaria.

Programa de Melhoramento do Rebanho Bovino através do processo de inseminação artificial, Cadastro do Produtor Rural, demanda de acesso a água potável (perfuração de poços e construção de cisternas para consumo humano) e instalação do sistema de placa solar em poços já existentes, foram parte da pauta de apresentação.

Na oportunidade, a Secretaria também realizou o levantamento da demanda para o peixamento dos açudes da região do Distrito de Cruzeirinho. Ainda durante a reunião, a pasta fez o trabalho de orientação sobre previdência rural.

Segundo o Presidente da Associação, Sr. Ademar, a reunião "contribuiu no processo de organização da classe rural, por meio das políticas públicas executada pelo Município através da Secretaria de Agricultura".

O encontro foi liderado pelo técnico José David, que esteve acompanhado pelo servidor José Francisco Lima Gouveia (Dedé).

#Agricultura 08/08/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Icó (CONSEA) reunião de mobilização para a 5ª Conferência

Comissão do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Icó (CONSEA) realiza reunião de mobilização para a 5ª Conferência da Segurança Alimentar do Município de Icó. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (4), na Secretaria Municipal de Agricultura.

A Conferência traz como tema:

- Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade.

O evento acontecerá no próximo dia 10 de agosto, a partir das 8h, no Teatro da Ribeira dos Icós.

"É um momento importante para o fortalecimento do controle social, da emancipação das pessoas e da segurança alimentar e nutricional", destacou a Presidente do CONSEA, Maria Socorro Marques.

Na oportunidade, a Comissão decidiu convocar e convidar todos os Agentes Comunitários de Saúde, presidentes de Associações, agricultores e produtores rurais, Instituições e entidades de classes para participarem da Conferência, que é considerada um momento importante, democrático e participativo.

"Numa boa discussão, vamos eleger nossas propostas e encaminhar à Conferência Estadual", afirmou Gildomar Gonçalves, Secretário de Agricultura.

Esteve presente na reunião, a Nutricionista do PAA, Ivna Aciloly, a Presidente do CONSEA Socorro Marques, o Técnico do PNAE Gluaber e os conselheiros do CONSEA, Marcos Antônio e Ezelda.

#Agricultura 31/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Entrega de Kits de Pesca a Colônia Z-27 de Lima Campos

A Secretaria de Agricultura entregou na manhã de deste sábado (29), na Colônia de Pescadores Z-27 de Lima Campos, Kits Pesca aos Pescadores Artesanais de Lima Campos, contendo:

- Peça e carretilha de linha naylon; chumbada, bóia, panagens, anzol, camisa em tecido UVA, chapéu em tecido, garrafa térmica e protetor solar.

Para o Presidente da Colônia, Antônio Muniz, esse foi um momento rico e importante para a atividade.

Na oportunidade, o Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, agradeceu em nome da prefeita Laís Nunes; ao Secretário de Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará, Deputado Oriel Filho, pelo excelente trabalho a frente da Secretaria, levando melhoria para o seguimento de Pescadores e Aquicultores do Estado do Ceará.

A Colônia de Pescadores de Icó recebeu 02 Frezers, 02 balanças, 02 mesas em inox, 05 caixas isotérmicas, 20 canoas com remo e calafete, 06 motores tipo rabeta, 01armário de escritório, 01 impressora, 01 som para computador e 01 câmera.

#Agricultura 28/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Programa Brasil Mais Cooperativo tem ganhado destaque em Icó

Realizado pelo IDEF em parceria com as secretarias de Agricultura, Educação e Núcleos gestores dos Programas PNAE e PAA, o Programa Brasil Mais Cooperativo tem se destacado dentro do município de Icó. Com atividades técnicas no âmbito das ações do Programa Brasil Mais Cooperativo da Anater, a ação é executada pelo IDEF junto ao município de Icó-CE.

O IDEF além de realizar as atividades junto ao município, tem feito o trabalho de assessoramento em relação a elaboração de Editais de Chamadas públicas para aquisição de gêneros alimentícios oriundos de empreendimentos da Agricultura Familiar (AF). Outro serviço também realizado pela parceria citada acima e a elaboração de cardápios que atendam as exigências e normas relacionadas aos processos de aquisição de alimentos da Agricultura Familiar, principalmente que cumpram as condições para fornecimento desses gêneros alimentícios por meio dos programas de compras governamentais PNAE e PAB.

Ainda com um trabalhão em conjunto, o município e o IDEF tem acompanhado também os empreendimentos da Agricultura Familiar da cidade, visando a qualificação de seus produtos e o atendimento às normas e exigências dos programas de aquisição.

Cumprindo o cronograma de atividades do Programa Brasil Mais Cooperativo, no último dia 18/07 foram realizadas visitas junto com a equipe técnica da Secretaria de Agricultura. O objetivo foi cumprir mais uma atividade técnica da Elaboração de Plano de Trabalho para acesso e ampliação de mercados. O acompanhamento é importante para que as entidades possam construir plano de negócios que retrate a realidade atual dos empreendimentos, e com isso, direcionar as ações técnicas e os esforços para qualificação dos produtos.

Atualmente o município possui duas entidades que recebem o acompanhamento pelo programa. Uma é a Colônia de Pescadores de Lima Campos e a outra é a Associação de Apicultores de Icó (AAPI).

#Agricultura 28/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Encontro com os Presidentes de Associações de Icó

A Secretaria de Agricultura realizou na última terça-feira (25), um Encontro com os Presidentes de Associações Comunitárias de Icó. O encontro teve como objetivo reforçar o convite para o evento do Fortpesca.

O Fortpesca será realizado pela Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado, através do Deputado e Secretário de Estado, Oriel Filho. No evento serão entregues Kits de Pesca aos Pescadores Artesanais de Icó e dos municípios da Região Centro Sul e Vale do Salgado, e acontecerá amanhã (27) às 9h no açude Lima Campos.

Durante o Encontro dos Presidentes, a Secretaria de Agricultura disponibilizou para os participantes a realização do cadastro social. O objetivo foi que as lideranças locais pudessem manifestar as demandas sobre o projeto de peixamento de Açudes Comunitários, placa solar, poços comunitários e demandas de perfuração de poços profundos.

O Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, destacou que o encontro foi um "momento propício para a escuta, debate e encaminhamento de demandas das comunidades".

Parceira da Secretaria de Agricultura, a Secretária de Educação, Aurineide Amaro, confirmou o apoio junto a Agricultura Famíliar no que diz respeito ao fortalecimento da aquisição dos alimentos junto ao Programa PNAE.

O encontro de presidentes contou com a presença do Secretário de Agricultura de Ipaumirim Derlan; João Parnaíba, Presidente da Federação; Lúcia do Sintraf e Nilson Santiago, que é membro do Comitê do Salgado; Articuladores Políticos; Superintendentes; Líderes Comunitários e os Presidentes de Associações.

#Agricultura 28/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Pescadores de Icó recebem kit Pesca

Os pescadores de Icó receberam na manhã desta quinta-feira (27), kit Pesca para melhoria de trabalho. A entrega foi realizada pelo Secretário Estadual de Pesca e Aquicultura, Oriel Filho.

O evento foi realizado às margens do Açude de Lima Campos, e faz parte de uma ação do Governo do Estado do Ceará, que tem como objetivo fortalecer a pesca local, e assim garantir melhorias para os pescadores da região que tem a pesca como a sua principal fonte de renda.

Atualmente os pescadores de Icó são devidamente cadastrados e acompanhados pela Colônia dos Pescadores localizada em Lima Campos. A Organização possui cerca de 110 pescadores devidamente cadastrados, sendo que 80 deles recebem o Seguro Defeso, que é um auxílio pago durante o período que a pesca é proibida.

No kit os pescadores receberam linhas (galão), chapéu, garrafa térmica, colete salva vidas, protetor solar e outros itens básicos necessários para realizar a pesca. Alguns pescadores também receberam canoas. O secretário Oriel Filho, a prefeita Laís Nunes e o secretário municipal de agricultura, Gildomar Gonçalves, deram as boas vindas a todos os presentes.

"Gostaria de parabenizar o Secretário Oriel Filho, e toda a sua equipe por está proporcionando aos pescadores do nosso município esses equipamentos de trabalho tão importantes. Tenho certeza que é mais um importante passo de valorização dos pescadores da nossa cidade e de regiões vizinhas", afirmou Lais Nunes.

Na oportunidade, o Secretário Oriel Filho também fez a entrega de kits e equipamentos para algumas colônias de outros municípios que fazem parte da Região Centro-Sul e Vale do Salgado.

O evento contou com a participação do secretário estadual, Oriel Filho; prefeita Laís Nunes (Icó); os prefeitos, Wilson Alves (Ipaumirim); Adil Júnior (Quixelô) e Joãozinho de Titico (Ipaumirim); Geane Oliveira (vice-prefeita de Orós); secretários municipais; vereadores; presidentes das colônias de pescadores do Vale do Salgado e Centro Sul; pescadores, e demais lideranças políticas e comunitárias.

Fotos: Edson Gomes e Perpétua Sousa.

#Agricultura 26/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó participa do Lançamento do Plano Safra da Agricultura Famíliar 2023/2024

Representantes da Secretaria de Agricultura participaram no último dia (17), em Fortaleza, do Lançamento do Plano Safra da Agricultura Famíliar, que é coordenado pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Famíliar, Paulo Teixeira.

As ações do Plano visam contribuir com o fortalecimento da Agricultura Famíliar com foco à resiliência climática, a superação da fome através da inclusão produtiva e a valorização das cadeiras produtivas locais.

"Participar do lançamento desse programa é uma satisfação muito grande para o nosso município. A agricultura familiar faz parte da nossa cidade e merece ser fortalecida cada vez mais", afirmou o Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves.

Autonomia no acesso ao crédito rural, aquisição de máquinas e implementos agrícolas, sucessão do jovem rural, inclusão de igualdades, assistência técnica, produção agroecológica, convivência com o Semiárido com agregação a renda, apoio e aumento das compras da Agricultura Famíliar, acesso a terra e a moradia serão as diretrizes do plano.

O município esteve representado pelo Secretário da pasta da Agricultura, Gildomar Gonçalves e os Técnicos José David e o servidor Jorge Luiz.

#Agricultura 20/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Diagnóstico do Projeto São José IV é iniciado em Icó

A Secretaria de Agricultura esteve nesta quarta-feira (12), na Comunidade de KL, Estreito e Bela Vista, recebendo os Técnicos Ricardo e Mariana da Instituição CETRA para realizar nas comunidades o Diagnóstico das famílias inscritas no Projeto São José IV.

Gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), o Projeto São José IV trata do Fortalecimento das Organizações para o Mercado e, tem como finalidade promover o desenvolvimento e, competitividade sustentável dos agricultores e agricultoras familiares, com ênfase na participação, inclusão, apoio ao mercado e justiça social.

Para o João Bosco que é Presidente da Associação Comunitária do KL, Estreito e Bela Vista, essa etapa será de muita relevância, pois a Comunidade será ouvida, e confirmará mais uma vez a necessidade do fortalecimento da cadeia produtiva do leite, conforme manifestação de interesse da associação na chamada pública.

João Bosco ainda agradeceu o empenho da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, da qual, tem dado todo apoio à Associação nesta importante manifestação comunitária.

A realização do Diagnóstico foi acompanhada pelo Secretário de Agricultura Gildomar Gonçalves, os Técnicos Jamilton, Dias e Antônio Filho.

#Agricultura 20/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Sete Associações Comunitárias de Icó foram classificadas para a Implantação do Subprojeto

Sete Associações Comunitárias de Icó foram classificadas para a Implantação do Subprojeto do Edital 01/2021 que tem como objetivo o Fortalecimento das Organizações para o Mercado. A ação faz parte do Projeto São José IV.

As Associações beneficiadas são: Cooperativa Nova Vida das Áreas da Reforma Agrária do Vale, Associação dos Assentamentos da Fazenda da Serra, Associação dos Produtores Rurais do Sítio Maia, Associação Comunitária de Santo Antônio dos Bonitos, Associação Comunitária do KL, Estreito e Bela Vista e Associação Comunitária do Sítio Tatajuba.

A Secretaria de Agricultura junto com a equipe da CETRA, estiveram presentes na Serra do Camará na Comunidade de Galinhas para iniciar o Diagnóstico da Comunidade junto ao Projeto São José IV, com o objetivo de identificar a proposta apresentada da reativação do cultivo da mandioca, construindo assim uma Casa de Farinha.

"O Projeto São IV veio fortalecer a política agrícola no nosso Município, pois esses editais de chamada pública destinados as Associações Comunitárias dão autonomia e emancipação aos grupos e famílias em diversas cadeias produtivas", afirmou o Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves.

As Associações selecionadas tem como principal foco as cadeias produtivas de fortalecimento da Bovinocultura de Leite, Ovinocaprinocultura e a Cultura da Mandioca manifestada pela Associação Intercomunitária da Serra do Camará e Adjecencia.

Além das Associações citadas acima, o município tem ainda mais duas Associações que foram selecionadas no Edital 02/2021 que trata da Inclusão Social e Produtiva, são elas; Associação dos Produtores de Artesanato Gestores Culturais e Artístico de Icó e a Associação de Mulheres Limacampense.

Já referente a segunda fase do Projeto São José IV, Icó tem também as Associações Comunitárias do Sítio São João, Maia e Santana que foram classificadas para abastecimento d'água.

#Agricultura 20/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Beneficiamento de peixe em Lima Campos é acompanhado pela Secretaria de Agricultura de Icó

Beneficiamento de peixe em Lima Campos é acompanhado pela Secretaria de Agricultura de Icó

Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, os Técnicos Jansen Torres e Jamilton Pinto, acompanharam na manhã desta quarta-feira (19), o processo de beneficiamento do grupo de Pescadores de Lima Campos.

Após a realização da Pesca Artesanal nos Açudes de Orós, Lima Campos e Castanhão, a tilápia que é um dos principais peixes para a produção de filé passa por um processo de produção e em seguida é entregue na Colônia pelos pescadores.

O processo de produção começa com a retirada das escamas e vísceras, depois passa pela primeira lavagem, em seguida a tilápia segue para ser "filetada", como é chamado a retirada do filé do peixe. Depois da segunda lavagem, o Filé é embalado, etiquetado e congelado.

A Comercialização do produto final atende aos projetos de chamada pública do PNAE, PAA/Conab e PAA, que é uma Compra Direta com Doação Simultânea, gerenciada pelo Município e Estado.

"Já são diversos anos que a Colônia dos pescadores daqui de Lima Campos funciona na realização de produção, armazenamento e venda de Filé. Ultimamente esses produtos finais são destinados às Unidades da Rede Escolar e para as Unidades filantrópicas como APAE e Projeto Menino Jesus", ressaltou Antônio Muniz, Presidente da Colônia.

#Agricultura 21/06/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Mais uma edição do Diário Rural. Confira os trabalhos e ações da Secretaria Municipal de Agricultura.

Mais uma edição do Diário Rural.

Confira os trabalhos e ações da Secretaria Municipal de Agricultura.

#Agricultura 15/06/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Beneficiários do Projeto de Cisternas da SDA recebem cestas básicas e incentivo financeiro

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos acompanhou nesta terça-feira (13), junto com a Coordenadora do Instituto Obas, Ivonete Marques, a etapa final do Projeto de Cisternas da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA).

Ao total, o projeto realizou a entrega de cestas básicas e uma ajuda de custo no valor de $250,00 para 98 beneficiários das Comunidades de Forquilha dos Batistas, Carnaubinha, Poço Comprido, Aroeiras, Humaitá, Logradouro e Ingazeira.

O Projeto de Cisternas conta com um trabalho metodológico exemplar, capacitação e participação na construção da cisterna. As famílias beneficiadas pelo projeto, também receberam um filtro de barro, que auxilia no trato da água para consumo humano.

A Prefeitura Municipal de Icó, por meio da Secretaria de Agricultura agradece à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado pela liberação do projeto, aos líderes comunitários Francisco De Assis, José Mota, Paulo Mota, Macicleide, Marcelo e Maria Lúcia do Sintraf. Agradecemos também a Instituição Obas pela excelência na execução do projeto.

#Agricultura 14/06/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Edição da semana do Diário Rural. Veja os trabalhos e ações da Secretaria de Agricultura nessa semana.

Edição da semana do Diário Rural.

Veja os trabalhos e ações da Secretaria de Agricultura nessa semana.

#Agricultura 05/06/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS O Projeto da Associação de Mulheres de Lima Campos foi aceito no São José IV - Produtivo

Os técnicos da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do Município de Icó, estiveram na manhã desta segunda-feira (29), na Comunidade de Lima Campos visitando os quintais produtivos do Grupo de Mulheres da Associação limacampense.

A prática de cultivo de hortaliças predomina a atividade do grupo de mulheres, através do plantio de cheiro verde, cebolinha, alface, tomate, mamão e abóbora, além da atividade agrícola.

O Grupo de Mulheres também desenvolve o artesanato em várias tipologias, bem como, um cardápio alimentar com produtos da Agricultura Familiar.

O grupo de mulheres vem recebendo apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, por meio da compra dos seus produtos junto aos Programas do PNAE e PAA.

"É uma alegria imensa recebermos a notícia de elegibilidade da Associação junto ao Projeto São José IV, para desenvolver à cadeia de produção, onde na quarta-feira próxima a associação receberá os Técnicos do Estado para uma primeira visita", destacou o secretário, Gildomar Gonçalves.

Os técnicos Jamilton Pinto e Aurimar Felizardo realizaram a visita presencial e verificaram a situação das instalações, tratos culturais, energia e capacidade hídrica.

#Agricultura 05/06/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Fique atento! Faça sua leitura semanal

Fique atento!

- Faça sua leitura semanal todas as sextas-feiras. É a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do Município de Icó, cada vez mais perto do homem e da mulher do campo!

#Agricultura 05/06/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável de Inclusão Produtiva do São José IV, Grupo de Mulheres

Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável de Inclusão Produtiva do São José IV, atenderá o Grupo de Mulheres de Lima Campos

Na manhã desta quarta-feira (31), o técnico da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado e do Projeto São José IV, Francisco Eugênio de Oliveira Costa, esteve no município de Icó.

O Projeto tem como finalidade selecionar Organizações da Agricultura Familiar para receber apoio técnico e financeiro, objetivando promover a inclusão social e produtivas de grupos prioritários, aumentando a segurança alimentar e nutricional através da implementação de iniciativas de geração de renda, mais produtividade, eficiência e resiliência à mudança climática e de convivência com o semiárido.

"Hoje foi realizada a Terceira Fase - Avaliação de Campo que tem como finalidade constar as informações prestadas na manifestação de interesse na Chamada Pública pela Associação de Mulheres Limacampense", esclareceu o técnico do Estado.

"O grupo de mulheres que atua junto a Associação há mais de 20 anos, tem como presidente Dona Fransquinha. O grupo desenvolve o setor da horticultura, trabalha com artesanato em diversas tipologias, bolos e comidas típicas regionais", acrestou o Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves.

Os técnicos Jamilton Pinto, Aurimar Felizardo e a Assistente Social Penha Monte, participaram do processo de organização e mobilização desta importante etapa.

#Agricultura 05/06/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Na edição do Diário Rural desta semana, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura

Na edição do Diário Rural desta semana, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos do Município, apresenta os trabalhas realizados durante os últimos dias para garantir o desenvolvimento e o crescimento do setor dentro do nosso município.

Arrasta para o lado e fique por dentro das ações realizadas.

#Agricultura 22/05/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Programa Municipal de Melhoramento Genético através da "Inseminação Artificial"

A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Icó, está coordenando o Programa Municipal de Melhoramento Genético através da "Inseminação Artificial".

"É mais um programa que estamos oferecendo aos nossos produtores rurais, para melhorar e aperfeiçoar as atividades da agropecuária", disse o secretário Gildomar Gonçalves.

Desta vez foi atendido a demanda do Grupo 2, na propriedade de Carlos Almeida, no Conjunto Gama, Perímetro Irrigado Icó Lima Campos.

#Agricultura 22/05/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Secretária de Agricultura mais perto do homem do campo.

Secretária de Agricultura mais perto do homem do campo.

A equipe da secretaria de Agricultura esteve na manhã de hoje (19), no Distrito de São Vicente, para fazer a entrega do Cartão do Produtor Rural, mobilizar sobre os laudos de amostragem do Garantia Safra e mapear os açudes para o Projeto Alimentar Bem da Prefeitura Municipal.

O encontro contou com o apoio da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Estado.

#Agricultura 17/05/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Programa Municipal de Melhoramento Genético fortalece a genética do Rebanho Bovino em Icó

Na manhã de hoje (13), o secretário de agricultura, Gildomar Gonçalves, acompanhado do assessor do gabinete da prefeita Laís Nunes, Cícero do Alto, estivemos na propriedade do senhor José de Simplício, na comunidade de Cruzeirinho, para acompanhar mais um método de reprodução do Programa Municipal de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino.

Desta vez, o método escolhido pelo produtor rural, foi a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que trata de uma biotecnologia reprodutiva que vida elevar a eficiência reprodutiva dos rebanhos por meio da indução e sincronização da evulação das fêmeas através de protocolos hormonais.

"É importante ressaltar que o programa de melhoramento genético do rebanho bovino, criado e lançado em 2022, também trabalha o método de inseminação através do Cio Natural, que acontece nas fêmeas com intervalos de 18 a 24 dias, e dura em média de 6 a 20 horas, com apresentação dos seguintes sinais: Inquietação do animal, perda de apetite e isolamento das companheiras", explicou o secretário.

Nestes casos é necessário que o produtor avise o Técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, para que possa realizar a inseminação artificial.

"A inseminação artificial é a tecnologia mais simples e rápida para promover o melhoramento genético do rebanho, vez que a técnica consiste no controle de doenças, prevenção de acidentes, zootécnico e padronização do seu rebanho", disse o técnico do município, Mateus Chagas.

Acompanharam o método de reprodução os alunos do Clcurso de Medicina Veterinária da UNiVS, Matheus e Kauan.

Fotos: Perpétua Sousa.

#Agricultura 11/05/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Projeto Eu Sou Presidente

No evento Hora do Campo - Encontro com as Comunidades, programado para o próximo dia 3 de Maio, quarta feira, às 8h no Teatro da Ribeira dos Icós, a Prefeitura Municipal lançará o Projeto Eu Sou Presidente, através de mensagem de Lei a ser enviado a Câmera Municipal, para apreciação e aprovação, fazendo a doação de 10% do salário mínimo destinado a cada Associação Comunitária para custos com deslocamento e custas cartorárias.

As Associações que estiverem em pleno funcionamento e com suas obrigações em dia poderão se dirigir à Federação das Associações Comunitárias, na Secretaria de Agricultura. Ver menos

#Agricultura 11/05/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Lançado o Programa Hora do Campo em Icó

Foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (3) no Teatro da Ribeira dos Icós, o Programa Hora de Plantar, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos.

O evento Hora do Campo - Encontro com as Comunidades - é uma junção de esforços entre a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura e uma rica formalização de parcerias para o fortalecimento da Agricultura e Pecuária do Nosso Município.

"Agradecemos imensamente toda a rede parceira aqui presente: UNiVS, UFCA, Ematerce, SENAR, Sebrae, MAPA, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Adagri, STTR e Sintraf", destacou o secretário Gildomar Gonçalves.

Nessa manhã ocorreu também o lançamento de Projetos, Assinatura de Termo de Colaboração Técnica, falas de Orientação ao Homem e a Mulher do Campo.

Na parte externa do Teatro das Ribeiras acontecerá a entrega do Cartão do Produtor Rural, de pluviômetros às comunidades rurais; tenda rural com Cadastro do Projeto às Associações, Cadastro do Produtor Rural, Inscrição do Produtor ao Selo de Inspeção Municipal (SIM); cadastro no Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino e distribuição de formulário para o Programa de Cisternas.

Ao mesmo tempo, ocorre uma Feira da Agricultura Famíliar com a participação de agricultores cadastrados no PNAE e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

"O Município não tem medido esforços para melhorar a vida no meio rural, reparando o salário da equipe técnica, retornando a produção do algodão, a Feira da Agricultura Famíliar e já em funcionamento com recursos próprios o Projeto de Melhoramento genético do rebanho bovino do Município", afirmou a prefeita Laís Nunes.

"Reafirmo o nosso compromisso em continuar lutando para a melhoria de vida dos agricultores familiares e produtores rurais", disse o deputado estadual Oriel Filho.

Estiveram presentes no evento, além da prefeita Laís Nunes e do Deputado Estadual Oriel Filho, o ex-deputado e líder político Neto Nunes; vereadores, secretários municipais, lideranças políticas e comunitárias, agricultores, produtores rurais, e demais representações da sociedade icoense.

Fotos: Perpétua Sousa.

#Agricultura 11/05/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Visita Institucional

O secretário de agricultura e recursos hídricos de Icó, Gildomar Gonçalves, juntamente com o técnico José David, receberam na manhã de hoje (10), o Superintendente Estadual da SOHIDRA Paulo Ferreira e, o Gerente Regional da COGERH de Quixeramobim, Luís César.

Na oportunidade, foi tratado acerca das demandas hídricas para o abastecimento humano que, por orientação da prefeita Laís Nunes, foi reivindicado os serviços de instalação de novos poços profundos para atender as emergências das comunidades assistidas pela operação municipal de carro Pipa.

Segundo o Superintendente, essas pautas serão prioridades para o exercício de 2023.

#Agricultura 10/05/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Programa Aquisição de Alimentos, para fortalecer o cardápio alimentar nutricional da APAE de Icó.

Registros nesta quinta-feira, 27, da entrega dos Produtos da Agricultura Famíliar, através do Programa Aquisição de Alimentos, para fortalecer o cardápio alimentar nutricional da APAE de Icó.

#Agricultura 27/04/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Evento para Agricultores e Produtores Rurais será realizado na abertura da semana do Município

Evento para Agricultores e Produtores Rurais será realizado na abertura da semana do Município

Equipe do Gabinete Municipal, juntamente com a Secreta de Agricultura, Superintendentes e Articuladores Políticos reuniram para tratar do evento para Agricultores e Produtores Rurais, que será realizado no próximo dia 3 de maio, na abertura da semana do Município, às 7h30, no Teatro da Ribeira dos Icós.

Uma vasta programação está sendo planejada durante toda manhã do dia 3 para atender as demandas do meio rural, como Assinatura de Termo de Convênio, Assinatura de Termo de Colaboração Técnica, Lançamento de Projetos, destinado a Agricultura e a Pecuária, Tendas de Serviços Agropecuário, Feira da Agricultura, Entrega do Cartão do Produtor Rural, Entrega de Pluviômetros, Projeto de Apoio as Associações Comunitárias e o Forró Pé de Serra.

Ematerce, Banco do Nordeste, Sebrae, UFCA, Univs, Banco do Brasil, STTR, Sintraf, SENAR são as instalações que confirmaram presença com ações e projetos no evento.

#Agricultura 14/04/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Momento Agro... A Secretaria de Agricultura

Momento Agro

A Secretaria de Agricultura esteve ontem (13) no evento Circuito Agro de Negócios em Iguatu, carreta do Banco do Brasil; momento oportuno para conhecer as políticas do Banco do Brasil destinado ao seguimento do setor rural.

#Agricultura 12/04/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Produtores Rurais de Icó receberão o Cartão do Produtor Rural

Produtores Rurais de Icó receberão o Cartão do Produtor Rural

No próximo dia (3) de maio, os Produtos Rurais de Icó receberão no Teatro da Ribeira dos Icós a partir das 8h o seu Cartão do Produtor Rural.

O cadastro de iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos, aplicou o cadastro nas Comunidades Rurais, com finalidade de conhecer na íntegra todos os produtores e a sua capacidade de produção no campo agrícola e pecuária.

Foi feito ainda, um sistema próprio de dados para o cadastro, com o qual o município consegue identificar os dados do produtor, dados do imóvel, característica da produção e dados sociais, a partir da comunidade e região, através de relatórios gerais e específicos.

#Agricultura 12/04/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino: registros da visita técnica

Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino: registros da visita técnica da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura à propriedade rural do Senhor José Valdetário no Conjunto KL.

O proprietário foi inscrito no Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino através da Inseminação Artificial. 9 matrizes foram selecionadas para o método de inseminação.

#Agricultura 12/04/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Agricultura recebeu ontem representante do Desenvolvimento Territorial do Sebrae

A Secretaria Municipal de Agricultura recebeu ontem representante do Desenvolvimento Territorial do Sebrae. Na oportunidade, foi tratado sobre a importância de fortalecer as cadeias produtivas do setor rural do município de Icó e a confirmação do Sebrae no evento "Hora do Campo - Encontro com as Comunidades" programado para o dia 3 de maio.

#Agricultura 11/04/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Alimentos da Agricultura Famíliar são entregues à Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Icó

Alimentos da Agricultura Famíliar são entregues à Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Icó

A Prefeitura de Icó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou entrega de alimentos da Agricultura Familiar para a Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Icó (APAE).

O Programa de Aquisição de Alimentos - Compra com Doação Simultânea (PAA) do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), em parceria com o Município de Icó através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos.

A unidade recebedora dos alimentos APAE de Icó, recebeu nessa primeira entrega os seguintes alimentos: banana, pamonha e arroz tipo - 1.

#Agricultura 11/04/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó conta com 98 cisternas em conclusão

Icó conta com 98 cisternas em conclusão

98 Cisternas estão sendo concluídas em Icó, através do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, executado pela Organização Barreira Amigos Solidários (Oba).

As Comunidades de Forquilha dos Batistas, Carnaubinha, Poço Comprido, Aroeiras, Ingazeira, Humaitá e Logradouro foram contemplada com o programa.

#Agricultura 05/04/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Senar formaliza parceria junto ao Município de Icó

Senar formaliza parceria junto ao Município de Icó

A Secretaria de Agricultura realizou reunião na manhã de hoje(4) com representantes do SENAR e Banco do Nordeste.

No próximo dia 11 de agosto será lançado pelo Senar o Projeto de Colaboração Técnica, com a Implementação do Projeto de Assistência Técnica Gerencial (Ateg) e a realização de cursos técnicos no seguimento da apicultura, bovinocultura de leite e ovinocaprinocultura no Teatro da Ribeira dos Icós às 8h.

#Agricultura 05/04/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Reunião de Mobilização é articulada para definição do Circuito de Negócios Agro do Banco do Brasil

Reunião de Mobilização é articulada para definição do Circuito de Negócios Agro do Banco do Brasil

O Banco do Brasil, Ematerce, Secretaria de Agricultura, STTR, Sintraf e Produtores Rurais participaram na manhã de hoje (4) da reunião de Mobilização articulada pelo Banco do Brasil Agência de Icó, para participação dos Produtores no Circuito de Negócios Agro do Banco do Brasil, que será realizada na Cidade de Iguatu nos dias 13 e 14 de abril.

Uma vasta programação está sendo planejada para os dois dias.

#Agricultura 03/04/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Aporte Financeiro, da portaria 96, para o PAA é aprovado pelo CONSEA

Aporte Financeiro, da portaria 96, para o PAA é aprovado pelo CONSEA

A Secretaria de Agricultura esteve na manhã de hoje(30) em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).

Em pauta a aprovação da execução do Aporte Financeiro da portaria 96, do Programa de Aquisição de Alimentos - Compra com doação simultânea (PAA).

R$ 11.880,50 serão investidos na compra de produtos da Agricultura Famíliar, como queijo, arroz, bolos, pamonha e banana.

Os alimentos serão destinados à Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Icó.

#Agricultura 03/04/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS UFCA confirma participação no evento Hora do Campo - Encontro com as Comunidades em Icó

UFCA confirma participação no evento Hora do Campo - Encontro com as Comunidades em Icó

Equipe da Secretaria Municipal de Agricultura esteve na manhã de hoje (31), na Universidade Federal do Cariri(UFCA), para tratar da formalização de parceria junto ao Município de Icó através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos.

O encontro contou com a direção da instituição, além de Coordenadores e Professores do Curso de Agronomia e Medicina Veterinária.

A UFCA confirmou sua participação no evento que está sendo programado para o dia 11 de abril às 8h no Teatro da Ribeira dos Icós.

O momento será oportuno para apresentação de propostas e plano de trabalho para o desenvolvimento do setor da Agricultura e Agropecuária do Município de Icó.

"Na oportunidade iremos fazer a entrega do Cartão do Cadastro do Produtor Rural (CPR), realizado nas Comunidades nós últimos dois anos. Outras instituições como Banco do Nordeste, Senar, Sebrae, Ematerce local também farão parte desse importante evento, para em especial para o homem e a mulher do Campo", explicou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

#Agricultura 30/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Produtores Rurais de Icó aderem ao Selo de Inspeção Municipal

Produtores Rurais de Icó aderem ao Selo de Inspeção Municipal

A Secretaria de Agricultura recebeu visita de Vilmar Felismino Correia e Relva Cristina Araújo Lino, da Comunidade Rural do Sítio Umari, no Distrito Lima Campos.

Na oportunidade, os Produtores deram entrada no pedido do Selo de Inspeção Municipal (SIM). O SIM atende à logística da legislação sanitária dos produtos derivados de animal.

"Os Produtores há mais de 12 anos trabalham com a fabricação de queijo artesanal e manifestaram interesse em vender seus produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea (PAA)", Informou Gildomar Gonçalves, Secretário.

"A inspeção municipal é fundamental para validação da qualidade dos produtos e da segurança alimentar", Destacou Eliseu Junior Coordenador Municipal.

#Agricultura 30/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS A Secretaria de Agricultura esteve em reunião com a equipe Técnica da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura

Tarde Rural

A Secretaria de Agricultura esteve em reunião com a equipe Técnica da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos.

Em pauta ajustes no plano operacional do Projeto Municipal de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino, com recursos próprios do município e o suporte do Programa Mais Pecuária Brasil, que também trabalha a melhoria genética através da inseminação artificial.

"Tratamos ainda do planejamento do evento Hora do Campo - Encontro com as Comunidades ordenado pela Prefeita Laís, previsto para o 11 de abril próximo", afirmou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

#Agricultura 30/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Situação dos diques de água do Perímetro Irrigado, Açudes e canais próximos à sede urbana da cidade.

Por designação da prefeita de Icó, Laís Nunes, nesta manhã de quarta-feira (29), o coordenador da Defesa Civil Hélio Silva; Dr. Carlos Julião (Infraestrutura); Cícero do Alto (Assessor do Gabinete da Prefeita) e Jorge Luiz (Assistência Social) realizaram visita técnica para acompanhar a situação dos diques de água do Perímetro Irrigado, Açudes e canais próximos à sede urbana da cidade.

"O nosso intuito é monitorar toda a situação é avaliar possíveis rachaduras ou estouros desses equipamentos para que não venham causar prejuízos e perigo aos munícipes iconses, observando sua trajetória de escoamento se for o caso", explicou Hélio Silva.

#Agricultura 30/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó participa do Seminário Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Icó participa do Seminário Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

O município de Icó participou ontem (29) do Seminário Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), compra com doação simultânea.

Em pauta, a apresentação do Programa Ceará Sem Fome (SDA e SPS) , o Papel do Controle Social nas Políticas Públicas, Execução 2020 a 2023 e novos desafios do Programa e as Perspectivas e Avanços do Programa para 2023.

O Ceará por meio da Lei 18.312, de 17 de 03 de 2023, institui o Programa Ceará Sem Fome e cria as redes de unidades sociais produtoras de refeições no combate à fome no Estado do Ceará.

O Programa irá beneficiar os 184 Municípios através de uma rede de produção de refeições, com duas importantes ações:

1 - Implementação do Cartão Alimentação no valor de R$ 30,00 para as famílias em situação de vulnerabilidade social, inclusa na base do Cadastro Único, a listagem dos beneficiários serão disponibilizado pelo Governo do Estado.

2 - Implantação das Unidades Produtoras de Refeições, para fornecer 100 refeições dia as famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Na oportunidade o Município de Icó, recebeu um refrigerador para a Central de Abastecimento do PAA, por atuar com excelência na execução do Programa de Aquisição de Alimentos no Município.

#Agricultura 27/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó participará do Circuito de Negócios Agro do Banco do Brasil

A Secretaria de Agricultura recebeu na manhã de hoje(23), o Técnico e Agente de crédito rural da Ematerce de Icó, Mailton Bezerra.

A visita teve como finalidade reforçar o convite e a participação do Município de Icó no Circuito de Negócios Agro Banco do Brasil em Iguatu nos dias 13 e 14 de abril próximo.

#Agricultura 22/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Secretaria de Municipal de Agricultura realiza Cadastro de Produtores de Camarão

Os Técnicos em Agropecuária, Jansen Torres e José David, realizaram hoje cadastro de amostragem da potencialidade da cadeia produtiva da carcinicultura.

"A intenção é quantificar os dados da produção, número de ciclos anuais, modalidade de sistema utilizado na produção, origem e manejo adequado do uso da água dentre outras informações", explicou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

Um instrumental específico foi desenvolvido pelos técnicos para melhor identidade da produção no ano de 2022 e a perspectiva de produção para o ano em curso.

#Agricultura 22/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Produtor de Hortaliças em Icó fornecerá para o PNAE

Produtor de Hortaliças em Icó fornecerá para o PNAE

A Secretaria Municipal de Agricultura recebeu nesta semana o Produtor Rural Marconio da Comunidade Capim Pubo.

O Produtor de Hortaliças irá participar da chamada pública do PNAE de Icó, com a venda de produtos da Agricultura Famíliar para fortalecer o Cardápio da Merenda Escolar da Rede Pública Municipal de Ensino.

Neste ano mais de 30 Produtores irão fornecer alimentos para a Secretaria Municipal de Educação.

#Agricultura 22/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS 20 de Março é o Dia Mundial da Agricultura!

20 de Março é o Dia Mundial da Agricultura!

"Cultivar a terra com amor e bravura, nobre missão que alimenta o mundo através da Agricultura".

#Agricultura 15/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó é contemplado com o Projeto Brasil Mais Cooperativo

Icó é contemplado com o Projeto Brasil Mais Cooperativo

A Secretaria de Agricultura recebeu ontem os Técnicos do Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar (IDEF), o Agrônomo José Neto e o Técnico em Agropecuária Alysson.

O Projeto Brasil Mais Cooperativo visa a ampliação da aquisição de alimentos da Agricultura Famíliar por meio das políticas públicas do PNAE e PAB.

Reunião de sensibilização de Gestores e Agentes Públicos, Encontros Municipal sobre PNAE e PAB, em caráter individual e coletivo, reunião de mobilização junto aos empreendimentos rurais, atendimento individual, cadastro e diagnóstico produtivo, reunião regional, curso sobre legislação e procedimento de compras institucionais, oficinas de cardápio, elaboração do plano de trabalho, atendimento individual ATER, apresentação de projetos/proposta de venda, encontro de oportunidade de negócios, relatório de avaliação e cronograma de execução faz parte da metodologia do projeto.

"Em Icó, duas entidades foram previamente selecionadas pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Famíliar, mas pretendemos indicar outras instituições existe no Município, para mais Agricultores possa participar da chamada pública da ANATER 004/2022 no âmbito do Programa Brasil Mais Cooperativo", explicou Gildomar Gonçalves, secretário da pasta.

"É importante ressaltar que entre os 22 Municípios no Estado, Icó foi contemplado com esse importante projeto", destacou.

Estiveram presentes na reunião, o Chefe da Ematerce local José Moreira, as Nutricionista do Município Anny e Vitória, e a equipe Técnica da Secretaria Municipal de Agricultura, Juscelino Leandro, Antonio Dias, Aurimar, Jamilton e Mateus.

#Agricultura 13/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Projeto 'Mastite em vacas leiteiras - prevenção e controle” avança para a segunda fase em Icó

Projeto 'Mastite em vacas leiteiras - prevenção e controle" avança para a segunda fase em Icó

O secretário de Agricultura , Gildomar Gonçalves, recebeu ontem o Zootecnista e Professor do Curso de Medicina Veterinária da Univs, Rhamon Costa Silva.

Na oportunidade, o professor aprensentou as estratégias de ação da segunda fase do projeto "Mastite em vacas leiteiras - prevenção e controle", uma ação do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS), com parceria com a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos (SEDAGRH), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATERCE) e Banco do Nordeste (BNB), cujo objetivo é conscientizar os produtores rurais das formas de prevenção da mastite, visando diminuir os casos da infecção em seus rebanhos e aumento na qualidade do leite, estabilizando a economia da propriedade.

O setor da bovinocultura de leite é um dos grandes responsáveis pelos impactos positivos do agronegócio no Brasil. Entretanto, entraves biológicos, como o acometimento de vacas por mastite é um dos gargalos econômicos da produção.

Alguns percalços podem prejudicar potencialmente a atividade em questão. Sendo assim, as atividades de extensão desenvolvidas visam inserir o aluno do curso de medicina veterinária no contexto profissional e contribuir com o processo de construção de conhecimento sobre o tema, somando aos esforços públicos os recursos humanos que possibilitem a mitigação dos impactos provocados à atividade leiteira.

Antônio Carlos Agente de Crédito do Banco do Nordeste, José Moreira Médico Veterinário e Chefe da Unidade da Ematerce local, Mateus Chagas Coordenador Municipal do Projeto de Melhoramento Genético participaram na reunião.

#Agricultura 09/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Produtores de Algodão recebem orientação de manejo

Produtores de Algodão recebem orientação de manejo

Dessa vez os Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Jamilton e Aurimar, visitaram o Plantio de Algodão do Produtor de Algodão Damião do Conjunto Gama.

Segundo os Técnicos, o Produtor tem obedecido todas normas de orientação de manejo e a germinação aconteceu de forma uniforme, sinal promissor para uma satisfatório colheita.

#Agricultura 09/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Cadastramento de empreendimentos aquícolas será realizado em Icó

O secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, recebeu ontem os Engenheiros de Pesca do Estado, Denise e Williams.

Na oportunidade, os Engenheiros solicitaram da Secretaria local a relação de produtores de camarão existentes no Município de Icó.

Nas próximas semanas, a equipe da ADECE do Estado realizará o cadastramento dos empreendimentos aquícolas.

"O cadastramento tem como objetivo apoiar os produtos junto ao programa de sanidade dos animais aquáticos. Com o cadastro o empreendimento fica reconhecido como unidade de produção rural de camarão (Produtor de Camarão), com a facilidade da compra das pós-lavas do laboratório e venda do camarão com o guia de trânsito (GTA)", explicou Gildomar Gonçalves.

Os técnicos relataram a importância da retomada da Secretaria de Pesca e Aquicultura e parabenizou o Município em ter à frente dessa importante pasta um filho de Icó, o Deputado Oriel Nunes.

#Agricultura 14/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Equipe visita Agricultores que manifestaram interesse de participar da chamada publica do PNAE em Icó ano Agrícola 2023

Equipe de Técnicos da Secretaria de Agricultura durante toda a semana realizarão visita Técnica a Agricultores Familiares com interesse em vender seus produtos da Agricultura Famíliar para a merenda escolar, através do PNAE.

Para a Secretária de Educação, Aurineide Amaro, o incremento dos produtos agrícolas enriquece o cardápio alimentar dos alunos da Rede Pública Municipal e fortalece a renda das famílias do meio rural.

#Agricultura 14/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó entrega sementes e insumos para o cultivo de algodão

Icó entrega sementes e insumos para o cultivo de algodão

Equipe da Secretaria de Agricultura realizou na manhã de hoje (10) entrega de Sementes de Algodão convencional a cultivar BRS 268 e os insumos (defensivos biológicos AKB e MBC) para o controle do bicudo e da lagarta.

"Esse é o segundo ano em que a Prefeitura Municipal de Icó incentiva a produção do algodão, por meio da Secretaria de Agricultura. Trinta Agricultores Familiares aderiram ao programa e irão plantar 30 hectares de algodão", destacou Edgmar Batista, Coordenador do Programa em Icó.

O Produtor Manoel Pinheiro falou da experiência do plantio no ano passado e segue otimista com mais experiência e a certeza do apoio da compra da produção.

Já o Técnico Antonio Dias apresentou em sua fala a janela de plantio do algodão em nossa região qua vai até o último dia 25 e enfatizou a importância dos cuidados nos tratos culturais do cultivo.

Estiveram presentes na solenidade de entrega o Professor Universitário da UFCA, Sebastião Cavalcante, responsável técnico do Projeto Ouro Branco e o colaborador do Município, o Assessor de Gabinete Cícero e o representante da Ematerce, José Moreira.

#Agricultura 14/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Agricultores familiares de Icó serão apoiados com o Garantia Safra 2022/2023

Com o intuito de apoiar a agricultura familiar de Icó, o município assinou nesta sexta-feira (10) os termos de adesão ao Programa Garantia Safra 2022/2023. A solenidade ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com as presenças do governador Elmano de Freitas; da vice-governadora Jade Romero; do secretário da SDA, Moisés Braz; do presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), o secretário de Agricultura de Icó, Gildomar Gonçalves, representando a prefeita Laís Nunes, deputados estaduais e federais, lideranças de movimentos sociais e sindicatos, agricultores e outras autoridades.

Política pública criada em 2002, o Garantia Safra assegura benefício social de uma renda mínima, por tempo determinado, aos agricultores familiares em caso de perda da safra no contexto da seca ou excesso hídrico. A adesão é realizada anualmente em parceria com municípios, Estado e a União, por meio do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa).

São contemplados agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%.

#Agricultura 08/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó participa de Capacitação do Programa Alimenta Brasil, em Juazeiro do Norte

O Coordenador Humberto Vitor Coordenador, do Programa Alimenta Brasil em Icó e a colaboradora Eva Verônica da Secretaria Municipal de Agricultura estiveram hoje (7) em Juazeiro do Norte.

Eles participaram de capacitação realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (CODECE), através da equipe Técnica Mônica Macedo e Felipe.

"O momento foi oportuno para apresentar aos Coordenadores o alinhamento das informações no Planejamento e Execução do Programa Alimenta Brasil - Doação Simultânea, com a ferramenta digital de Cadastramento dos Agricultores (as), no Regime Especial da SDA - Sefaz 2023", destacou Humberto Vitor, Coordenador do Programa em Icó.

#Agricultura 07/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Associação de Apicultores do Vale do Capim Pubo dá entrada no pedido do Selo Inspeção Municipal (SIM)

A Secretaria de Agricultura recebeu na manhã de hoje (6) o Presidente da Associação de Apicultores do Vale do Capim Pubo (APIVALE), João Paulo Mota.

"Na ocasião, o Presidente assinou toda documentação necessária para regularizar atividade da Apicultura junto ao Selo de Inspeção Municipal, em andamento também, o pedido da Colônia de Pescadores de Lima Campos", afirmou Eliseu Amâncio Júnior, novo integrante da equipe da Secretaria de Agricultura e atual Coordenador do SIM em Icó.

#Agricultura 07/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó recebe sementes de algodão selecionadas para plantio em 2023

A Secretaria de Agricultura recebeu na tarde de ontem (6) as sementes de algodão adquiridas pela Prefeitura Municipal de Icó para distribuir de forma gratuita aos Agricultores Familiares, que participam do Projeto Ouro Branco a retomada do algodão em Icó.

Na oportunidade o Professor Universitário da UFCA, Sebastião Cavalcante, e a Agrônoma Francieli Silva, representante da APAECE, realizaram mais uma reunião de alinhamento das informações referente ao Programa.

"No próximo dia, às 8h da manhã, faremos a entrega das sementes aos Agricultores que participaram da capacitação e que realizaram seu cadastro no programa junto à Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos do Município de Icó", destacou Gildomar Gonçalves, secretário de pasta.

#Agricultura 06/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Ciclo de capacitação com famílias contempladas com cisternas é concluído em Icó

Ciclo de capacitação com famílias contempladas com cisternas é concluído em Icó

Famílias das Comunidades de Poço Comprido e Aroeiras participaram da capacitação do projeto de cisternas.

Entre as duas comunidades, mais de 22 famílias receberão as Cisternas de Placa para o consumo humano.

"O próximo passo será a construção das Cisternas com o apoio das famílias", afirmou Ivonete Teixeira, Coordenadora do Projeto.

Estiveram presentes na Comunidade o Secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Gildomar Gonçalves, e João do Carmo Parnaíba, um dos membros da Comissão social que acompanha o projeto.

#Agricultura 03/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Comunidades de Forquilha dos Batistas e Carnaubinha recebem capacitação do Projeto de Cisterna

Foi concluído hoje (2) com sucesso a capacitação do Projeto de Construção de Cisterna de Placas, projeto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, em parceira com a Prefeitura Municipal de Icó.

O projeto é executado pela Instituição OBAS - Organização Barreiras Amigos Solidários, sob coordenação de Ivonete Teixeira. Francisco De Assis Presidente da Associação acompanhou os trabalhos.

#Agricultura 01/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Comunidade de Ingazeira, na Serra, recebe capacitação do Projeto de Cisterna

Comunidade de Ingazeira, na Serra, recebe capacitação do Projeto de Cisterna

Foi concluído hoje (30) com sucesso a capacitação do Projeto de Construção de Cisterna de Placas, projeto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, em parceira com a Prefeitura Municipal de Icó, executado pela Instituição OBAS - Organização Barreiras Amigos Solidários, sob coordenação de Ivonete Teixeira.

"17 famílias foras capacitadas, agora vamos iniciar o processo de contrução das cisternas, o que pra nós, da Comunidade Ingazeira, irá contribuir para o armazenamento de água potável para o consumo humano", destacou Macileide Silva Presidente da Associação.

#Agricultura 01/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Termo de Colaboração Técnica será celebrado entre Ematerce Estadual e Prefeitura Municipal de Icó

Termo de Colaboração Técnica será celebrado entre Ematerce Estadual e Prefeitura Municipal de Icó

Se reuniram hoje na Prefeitura Municipal de Icó o Gerente Regional da Ematerce, Mauro Nogueira; Silenia Sampaio, Assessora Regional; o Médico Veterinário e atual Coordenador da Unidade da Ematerce de Icó, Dr José Moreira, o servidor Sérgio Andrade, Agente de ATER e assessores do município.

Na oportunidade foram discutidos pontos para fortalecimento das ações e serviços ofertados pelas políticas públicas das esfera municipal e estadual, para atender aos Agricultores e Agricultoras Rurais do Município de Icó.

Foi discutida também a reafirmação da parceira entre Município, através da Secretaria de Agricultura e o Escritório da Ematerce local, com o objetivo de fortalecer as políticas agrícolas do Município de Icó.

O Termo de colaboração técnica será renovado, nivelado, avaliado e assinado entre a Prefeitura Municipal e Ematerce na próxima semana.

Participaram do momento o Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves; Ana Glessy Assessora de Ação Governamental e Alana Aves Assessora de Gabinete.

#Agricultura 01/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Comunidade do Maia recebe estudo de geologia para perfuração de poço profundo

Equipe da Secretaria de Agricultura esteve na manhã de hoje (31) na Comunidade do Maia, no Distrito de Icozinho, para acompanhar o estudo de geologia de locação de poço para atender o grande projeto de Abastecimento D'água, uma das demandas do projeto São José IV, manifestado pela Associação Comunitária do Maia.

O Presidente do STTR e atual Presidente da Associação do Maia, Narciso Carlos, e o Técnico em Agropecuária do Município, Edgmar Carlos, acompanharam a equipe, dois pontos foram locados na Comunidade.

#Agricultura 30/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Quadra invernosa já aponta positividade no plantio consorciado de milho e feijão

A Agricultura de Sequeiro é uma técnica agrícola de maior proporção no município de Icó, considerando a eficiência das terras áridas, que podem suportar os períodos de estiagem entre as chuvas. O plantio acontece normalmente na mesma cova.

Habitualmente essa prática de plantio prevalece o cultivo consorciado de milho e feijão, pois as mesmas têm condições de tratos culturais semelhantes, além da sua colheita ser em período aproximadamente na mesma época do ano.

A amostragem do plantio em questão fica no quintal produtivo de Genário Ferreira, na Comunidade de Forquilha dos Batistas.

#Agricultura 30/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Agricultura recebeu na tarde de hoje (26) o Médico Veterinário

Diálogo Rural

A Secretaria de Agricultura recebeu na tarde de hoje (26) o Médico Veterinário e atual Coordenador da Unidade da Ematerce de Icó, Dr José Moreira.

Na oportunidade, foram discutidos pontos para fortalecimento das ações e serviços ofertados pelas políticas públicas das esferas municipal e estadual, para atender aos Agricultores e Agricultoras Rurais do Município de Icó.

O Termo de colaboração técnica será renovado, nivelado, avaliado e assinado entre a Prefeitura Municipal e Ematerce na próxima semana.

#Aguaévida 30/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Monitoramento do Programa Alimenta Brasil é realizado em Icó

Monitoramento do Programa Alimenta Brasil é realizado em Icó

Equipe da Secretaria de Agricultura recebeu ontem integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), Mônica Macêdo e Davi.

O monitoramento tem como finalidade conhecer as instalações da Central de Abastecimento do Programa, alinhar as informações do aporte financeiro, de quase R$ 12.000, já em espera para execução até o final do semestre de 2023.

O Programa Alimenta Brasil tem como missão melhorar a capacidade nutricional das famílias em situação de vulnerabilidade social, assistidas pelas instituições e equipamentos sociais.

"Os produtos são comprados diretamente dos Agricultores Familiares, condução primordial para o aquecimento da economia familiar", afirmou Humberto Vitor, Coordenador do Programa no Município.

#Agricultura 30/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Semana no Campo

Equipe da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos concluiu com sucesso as visitas de orientação técnica para escolha das áreas para o cultivo de algodão nas regiões do Cruzeirinho, Capim Pubo, Icozinho, Serra e Sede Rural.

Os Agricultores já participaram do curso de capacitação técnica e receberão no próximo dia 10 de fevereiro as sementes selecionadas de algodão para início do plantio dia 25 de fevereiro, de acordo com o calendário agrícola da região.

Na visita foi orientado sobre a escolha da área certa para o plantio, para o preparo do solo e atenção para com o calendário de plantio, bem como os tratos culturais.

"Para a Prefeita Laís Nunes esse é importante momento de revitalização da cultura do algodão no Município de Icó, pois com a produção e a garantia da compra, teremos um aumento significante na economia das famílias da Agricultura Famíliar", explicou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

#Agricultura 25/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Chafariz Comunitário da Comunidade de Canto dos Correias, no Distrito Lima Campos

Concluído nesta segunda-feira (23) o Chafariz Comunitário da Comunidade de Canto dos Correias, no Distrito Lima Campos

O Técnico Aurimar Dias, Secretaria de Agricultura, acompanhou a equipe da empresa responsável pela instalação e agradeceu pela receptividade da Comunidade.

#Agricultura 25/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Produtor de Algodão em Icó já iniciou o preparo do solo para o Plantio

O Programa "Ouro Branco" já retomou o plantio em Icó, iniciado pela atual gestão no ano de 2022.

Mais de 70 Produtores neste ano agrícola receberão orientação técnica, sementes selecionadas, insumos para o controle do bicudo e da lagarta e a garantia da compra da produção.

Para o produtor José Gonçalo Filho (Dedé), da Comunidade Rural do Alto da Várzea, essa "será uma grande oportunidade pra quem vive no meio rural e que precisa de incentivo para aumentar a produção e renda familiar".

#Agricultura 25/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó participa do lançamento da 36ª edição do Projeto Hora de Plantar

A Secretaria Municipal de Agricultura participou na manhã de hoje do lançamento da 36ª edição do Projeto Hora de Plantar, realizado pelo Governo do Estado, com coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em Baturité.

A solenidade foi presidida pelo governador Elmano de Freitas e contou com a presença do futuro secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz; do prefeito de Baturité, Herbely Mota; e de outras autoridades.

O Hora de Plantar 2023 garante apoio à safra e vai atender a cerca de 152 mil agricultores em 182 municípios cearenses, com investimento da ordem de R$ 23 milhões. A expectativa da SDA é atender aos agricultores com sementes de milho híbrido (2 mil toneladas), milho variedade (500 toneladas) e sorgo forrageiro (180 toneladas), manivas (10 milhões de unidades) e raquetes de palma forrageira (2,5 milhões de unidades).

O Governador Elmano de Freitas, natural de Baturité, enalteceu e agradeceu a todos os Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais que com suas mãos livres e fortes produzem os alimentos, que são levados às mesas dos Cearenses e reafirmou o compromisso para com a Agricultura Famíliar, a reforma agrária e Projeto Hora de Plantar, vistos pelo Estado como prioridade absoluta.

Ele também reafirmou as informações da Funceme que o inverno será acima da média, o que na verdade será um ano de muita produção, alimento, renda e animação, além da construção e melhoria das estradas, o que é fundamental para o escoamento da produção.

"O discurso do Governador mostrou visão de planejamento, esperança e compromisso para com os Cearenses. O Secretário Moisés Braz defendeu o recadastramento atual dos Agricultores inscritos no Projeto Hora de Plantar, além de aumentar a capacidade do programa com a distribuição de raquetes de palma forrageira para melhorar o banco alimentar dos rebanhos, distribuição de mudas de caju dentre outros", explicou o secretária municipal de Agricultura, Gildomar Gonçalves.

#Agricultura 25/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Tatajuba de São Pedro recebe Chafariz Comunitário

Foi concluído hoje (24) o Chafariz Comunitário da Comunidade de São Pedro; mais uma ação da melhoria hídrica do Projeto Água no Campo em parceira com a Funasa.

"Agradecemos em nome da Presidente da Associação local Dona Lilar a todos os moradores pelo apoio e acolhimento da equipe", destacou Aurimar, Técnico da Secretaria de Agricultura.

#Agricultura 23/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Nesse final de semana, a comunidade de Matapasto recebeu Chafariz Comunitário.

Nesse final de semana, a comunidade de Matapasto recebeu Chafariz Comunitário.

Com a parceria da Funasa, a Prefeitura Municipal de Icó, viabiliza o Projeto Água no Campo nas Comunidades Rurais.

Água e melhor condição de vida para a nossa população!

#Agricultura 20/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Atenção Agricultores Familiares!

A Secretaria Municipal de Agricultura está com todos boletos do Garantia Safra separados por Comunidade/Distrito/Região.

"Montamos uma força tarefa, disponibilizamos cinco equipes em salas distintas para atender a todas regiões com agilidade. Lembrando que o prazo do pagamento dos boletos do garantia termina no dia 9 de fevereiro", destacou Gildomar Gonçalves.

A entrega dos boletos acontece nos dias 19 e 20 de janeiro, na sede da Secretaria de Agricultura, de 7h às 11h30.

#Agricultura 20/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS A Secretaria de Agricultura recebeu os equipamentos para instalação de Chafariz

A Secretaria de Agricultura recebeu os equipamentos para instalação de Chafariz Comunitários para as Comunidades do Conjunto Pedrinhas, Canto dos Correias, Matapasto e Tatajuba de São Pedro.

"Daremos início à instalação nesta quinta-feira (19)", destacou Gildomar Gonçalves, Secretário de Agricultura.

#Agricultura 20/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Entrega dos Boletos do Garantia Safra em Icó tem início nesta quinta-feira (19)

A Secretaria de Agricultura iniciou na manhã de hoje(19) a entrega dos Boletos do Garantia Safra ano Agrícola 2022/2023.

Desde o ano 2017, que a Prefeitura Municipal de Icó adere ao Programa Garantia Safra através da celebração de Convênio.

Neste ano, mais de 2.500 Agricultores estão elegíveis ao programa. O prazo para de pagamento dos boletos será até o próximo dia 9 de fevereiro.

"Agradecemos ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) e à parceira da Ematerce local na pessoa do Técnico Francisco Alencar, assim como aos Presidentes de Associações e Líderes Comunitários pela mobilização e articulação do Programa", agradeceu o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

A entrega dos boletos aos agricultores segue até esta sexta-feira (20), na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, de 7h às 11h30.

#Agricultura 18/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó realiza entrega de Sementes do Programa Hora de Plantar

Foram entregues hoje sementes do Programa Hora de Plantar, que cumpre missão de internalizar entre seus beneficiários a importância da utilização da semente selecionada com maior teor genético, cuja função principal é o aumento da produtividade e renda do grupo familiar.

O Programa Hora de Plantar é coordenador pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e executado pela Ematerce com o apoio dos Municípios.

Em Icó serão distribuídos 31.650 Kg de milho híbrido, 2.450 kg de milho variedade e 1.600 kg de sorgo forrageiro.

"O Calendário de entrega iniciou hoje com o Distrito de Lima Campos, amanhã (18), Cruzeirinho e Icozinho, (19) quinta feira - Sede Rural, Capim Pubo e Perímetro e dia (20) sexta-feira Pedrinhas e São Vicente", destacou o Médico Veterinário da Ematerce, José Moreira.

#Agricultura 18/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Garantia Safra

Garantia Safra

Entrega de boletos - Exercício 2022/2023

Atenção, agricultor (a)! Os boletos do programa Garantia Safra estarão disponíveis nos dias 19 e 20 na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, de 7h às 11h30.

#Agricultura 16/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Comunidade de Tatajuba de São Pedro é beneficiada com o Projeto Água no Campo

Comunidade de Tatajuba de São Pedro é beneficiada com o Projeto Água no Campo

Equipe da Secretaria de Agricultura esteve na manhã de hoje (13) na Comunidade de Tatajuba de São Pedro, no Distrito de Lima Campos, para realizar a limpeza do Poço para Instalação do Chafariz Comunitário.

Acompanharam os trabalho; os Técnicos Agrícolas do Município Aurimar Dias e Jamilton Pinto.

#Agricultura 16/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó participa de Visita Técnica à Produtora de Camarão em Aracati

Icó participa de Visita Técnica à Produtora de Camarão em Aracati

Equipe da Secretaria de Agricultura esteve ontem na Fazenda Quixaba em Aracati na maior Produtora de Pós-Larva de Camarão Vanamai no Estado do Ceará (COMPESCAL).

O Técnico em Agropecuária do Município, Jansen Torres, acompanhou o Produtor de Camarão Marden Mota. Na oportunidade, o Produtor em parceira com Criadores de Camarão do Distrito Cruzeirinho fizeram a aquisição de 1.500.000 Larvas para povoamento de 06 Tanques Escavados na Região.

Estima-se uma colheita de 15 Toneladas do pescado somente nesse cultivo e que até o mês de Julho, esse número deve atingir uma capacidade de produção estimada em mais de 40 Toneladas.

"Estamos bastante esperançosos com o Cultivo do Pescado", diz o Produtor Mardem Mota.

"O Produtor Marden Mota pretende investir na Reprodução de Larvas a exemplo de Aracati, aqui na Região Centro Sul/Vale do Salgado", acrescentou Jansen Torres.

#Agricultura 16/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Hora de Plantar: entrega de sementes

Hora de Plantar: entrega de sementes começa nesta terça-feira 17); confira calendário e orientações

1. Durante a entrega de sementes não será executado nenhum outro serviço no escritório da Ematerce;

2. Pedimos que os produtores tragam os comprovantes de pagamento da semente de 2022 (aqueles que tiraram e pagaram) para facilitar a logística de entrega;

3. No dia da entrega serão distribuídas senhas, por ordem de chegada, a partir das 7h;

4. Somente poderá receber as sementes o titular (ou cônjuge) do cadastro ou ainda um parente em 1° grau do titular do cadastro (pais, filhos ou irmãos);

5. Poderá ainda receber pelos produtores o presidente da associação da qual o produtor faz parte, esse assinará um termo de responsabilidade junto à Ematerce;

6. Somente serão entregues sementes para os produtores daquele (s) distrito (s) programado (s) no calendário para o determinado dia;

7. Demais orientações serão repassadas no dia da entrega.

#Agricultura 16/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS A Secretaria Municipal de Agricultura realizou edição especial da Feira da Agricultura Famíliar no Conjunto Alfa

A Secretaria Municipal de Agricultura realizou edição especial da Feira da Agricultura Famíliar no Conjunto Alfa em homenagem aos 50 anos de História do Perímetro Irrigado Icó - Lima Campos.

A população conferiu a exposição e venda de produtos, como artesanato, frutas e legumes e muito mais!

#Agricultura 13/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Famílias credenciadas no Programa de Cisterna de Placa recebem capacitação em Icó

A Secretaria de Agricultura esteve na manhã de hoje (11) na Comunidade de Humaitá para acompanhar a capacitação realizada pela Técnica e Administradora da Instituição OBAS, Ivonete Marcos para beneficiários de cisterna no município.

O momento tem como finalidade capacitar as famílias credenciadas no Programa de Cisterna de Placa, executado pela SDA, em parceira com o Município.

A proposta da capacitação é elencar o nível de organização social das famílias, sua participação e compromisso no processo de contrução e cuidados com o equipamento.

#Agricultura 13/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Homologação do Garantia Safra é realizada em Icó

Na manhã de hoje (11) a Secretaria de Agricultura participou de reunião na Ematerce local com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

A pauta foi sobre a homologação dos Agricultores Familiares inscritos no Programa Garantia Safra ano agrícola 2022/2023.

"Em Icó, tivemos 2.799 Agricultores selecionados; deles apenas 42 não foram potenciais para o ano agrícola de 2022/2023", afirmou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

2.757 Agricultores receberão os boletos para pagamento até o dia 09 de Fevereiro.

O Programa Garantia Safra é um seguro e o benefício é pago ao Agricultor quando as regiões sofrem a perda da produção por falta de chuva e/ou excesso da mesma.

No entanto existe uma contrapartida dos Entes Federados, Fundo Nacional da Agricultura Famíliar e o próprio Agricultor como segue descrição.

Agricultor paga 2% = R$ 24,00

Município de Icó 6% = R$ 72,00 por Agricultor

Estado 12% = R$ 144,00

União 40% = R$ 480,00

Fundo 40% = R$ 480,00

A junção de valores corresponde um montante de R$ 1.200,00 que será destinado a cada Agricultor inscrito e selecionado, caso haja a perda da produção.

R$ 198.504,00 será a cota parte do Município de Icó junto ao Programa do Garantia Safra.

"Até sexta-feira próxima, estaremos imprimindo os boletos. Iremos separar por Região e entregar às lideranças comunitárias para que os nossos Agricultores possam efetuar a sua cota parte até o 9 de fevereiro, prazo final adotado pelo Estado. Esse pagamento será feito nas Casas Lotéricas e Caixa Econômica", completou Gildomar Gonçalves.

#Agricultura 11/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Equipe Técnica da Secretaria de Agricultura recebe capacitação para Manejo de Algodão

A Equipe Técnica da Secretaria de Agricultura recebe capacitação para Manejo de Algodão; desde o ano passado o Município de Icó implementou o Projeto Ouro Branco - Retomada do algodão.

Sementes selecionadas, insumos para o controle da lagarta e o bicudo serão distribuídos de forma gratuita para os Agricultores. Além disso, os Agricultores receberam orientação técnica para melhor desenvolver a atividade.

"Outro ponto importante é a garantia da compra da produção por parte das usinas de Algodão de Acopiara e Quixeramobim", destacou Gildomar Gonçalves, secretário da pasta.

#Agricultura 09/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Plano de Trabalho para a Agricultura é definido em Icó.

Plano de Trabalho para a Agricultura é definido em Icó

A Secretaria de Agricultura esteve na tarde de hoje(3) em reunião com a equipe Técnica para definição do Plano de Trabalho do Mês de Janeiro do ano em curso.

"O Projeto Ouro Branco, com a retomada do algodão, Projeto Municipal de Inseminação Artificial do Rebanho Bovino, participação na festa de 50 anos do Perímetro Irrigado, participação do Encontro de Profetas, Gerenciamento do Programa Garantia Safra, apoio ao Projeto Hora de Plantar, Apoio ao cultivo de camarão, lançamento do Programa de Assistência Técnica (ATRED) por região e acompanhamento a construção de Cisternas de Placas são algumas das ações deste semestre", destacou Gildomar Gonçalves, Secretário.

#Agricultura 09/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó participa do Encontro de Guardadores de Sementes e Experiências de Chuva

Icó participa do Encontro de Guardadores de Sementes e Experiências de Chuva

Equipe da Secretaria Municipal de Agricultura participou do Encontro de Guardadores de Sementes e Experiências de Chuva nesta sexta-feira (6) na Casa Mãe no Sítio Aroeiras, em Orós-CE.

O momento é organizado pelo poeta e cantor José Vicente que conta com a colaboração de uma equipe interdisciplinar.

"Troca de experiência, expressão da fé e louvor a Deus são marcas registradas do Encontro. Equipe de Agricultores, líderes religiosos de Icó e o Técnico em Agropecuária da Secretaria de Agricultura estiveram presentes na manhã de hoje", afirmou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

#Agricultura 03/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Cultivo de camarão é mais uma opção da renda familiar em Icó

A Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos do Município esteve no último dia (27) no Distrito de Cruzeirinho na Propriedade de Mandem Mota.

A visita teve como finalidade acompanhar e orientar o manejo dos Tanques para Cultivo de Camarão de água doce.

Na oportunidade, os Funcionários receberam instruções sobre o Sistema de Aeração e Análise de água.

"02 Tanques já estão em processo de Maturação e estarão recebendo as Larvas dentro de 30 dias", afirmou o Técnico em Agropecuária, Jansen Torres.

#Agricultura 20/12/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Ramo da Piscultura avança em Icó

A Secretaria Municipal de Agricultura esteve na manhã de hoje(?? na Propriedade do Senhor Antônio do Cal para conhecer de perto as estruturas funcionais do cultivo de peixe e sua capacidade de produção.

O intuito da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos é diversificar suas Atividades e atender cada vez mais as demandas dos Agricultores e Produtores Rurais.

O Município investe nas mais diversas áreas do Fomento Animal e já atua em quase todos os segmentos Zootécnicos.

"Iniciamos o projeto de Melhoramento Genético da Bovinocultura de Leite, implementamos o Programa de Desenvolvimento Territorial em parceira com o Banco do Nordeste (PRODETER), atendendo às cadeias produtivas da Ovinocultura e Apicultura", explicou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

"E agora destacamos o Técnico em Agropecuária, Jansen Torres, para o apoio Técnico na orientação ao Pequeno e Médio Produtor no Cultivo do Camarão e Tilapia", afirmou.

A Piscicultura é um dos ramos da aquicultura que desenvolve o cultivo de peixes e outros organismos aquáticos. Essa modalidade de criação vem crescendo nos últimos anos e movimenta uma parte importante da economia no mercado.

"Icó tem tudo para ser um dos maiores Produtores de Pescados do Estado, com Incentivo e Apoio Técnico, esse Projeto vira realidade", destacou Jansen Torres.

"Seis tanques estão instalados na propriedade; daqui a dois meses mais de 3 tolenadas de peixe da espécie tilápia estarão prontos para o consumo humano, enriquecendo o cardápio nutricional dos icoeses e aumentando significativamente a renda familiar do proprietário", completou.

#Agricultura 20/12/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS entrega do trator agrícola comunitário e inauguração da garagem e sede do comitê gestor do equipamento em Água Branca.

Na manhã de ontem (11) foi realizada entrega do trator agrícola comunitário e inauguração da garagem e sede do comitê gestor do equipamento em Água Branca.

Além da comunidade, outras quatro serão beneficiadas, como Gambá, Cajazeiras, São Luís e Salgadinho.

"O trator foi de uma emenda parlamentar do deputado federal José Guimarães e a garagem contou com a reforma da Prefeitura Municipal; nossa prefeita Laís Nunes tem sempre essa preocupação e olhar para os pleitos agrícolas e está sempre em busca de parcerias, juntamente com o nosso deputado estadual Oriel Filho, junto ao Governo do Estado, em busca de melhorias para o homem e a mulher do campo", explicou a chefe de gabinete, Dra. Orianna Nunes.

Estiveram presentes também: deputado estadual Oriel Filho; vereador Marconier Mota, presidente da associação comunitária, Assis Valente, e o articulador político Zé de Rosa.

#Agricultura 20/12/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Terceiro grupo de Produtores é formado para Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino

Terceiro grupo de Produtores é formado para Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino

A Secretaria de Agricultura esteve hoje(12) no Conjunto Pedrinhas para apresentar e formar o terceiro grupo de Produtores para o Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino, através da Inseminação Artificial.

Os Técnicos Mateus, Antônio Filho e Glauber conduziram a reunião.

#Agricultura 20/12/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó será beneficiado com 98 Cisternas de Placas

A Secretaria de Agricultura esteve na manhã de hoje (13) na Comunidade de Humaitá em reunião com os beneficiários do programa da Comunidade de Humaitá e Logradouro.

O recurso é da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), em parceira com a Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Agricultura, e o projeto é gerenciado pela instituição Organiz ação Barreiras Amigos Solidários (OBAS).

"É importante ressaltar que o Município instituiu o Comitê Gestor formado pela Secretaria Municipal, Defesa Civil, Sintraf, Federação das Associações e Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde", ressaltou Gildomar Gonçalves, secretário da pasta.

Cinco Comunidades foram eleitas para receber as Cisternas: Forquilha dos Batistas, Carnaubinha, Aroeiras, Humaitá II, Logradouro e Ingazeira.

O encontro foi liderado pela Técnica Social e Coordenadora do Programa, Ivonete Marques da OBAS.

#Agricultura 20/12/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Região Vale do Capim Pubo é assistida com Cisterna de Placa

Região Vale do Capim Pubo é assistida com Cisterna de Placa

Equipe da Secretaria de Agricultura esteve hoje (14) na Comunidade de Forquilha dos Batistas, para realizar o Cadastramento de Famílias para serem assistidas com a construção de Cisternas para grupos da Agricultura Famíliar.

Forquilha dos Batistas, Aroeiras e Carnaubinha foram as comunidades elegíveis pelo Comitê Gestor do Município.

Para a Coordenadora da Instituição OBAS, Ivonete Marques, esse foi um momento rico de cidadania. "Parabenizo a todos pelo o nível de organização das Comunidades e agradeço pela parceira do Município na construção do projeto", afirmou.

A construção de cisterna é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado em parceira com os Municípios.

#Agricultura 20/12/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Comunidade de Ingazeira na Serra é beneficiada com 18 Cisternas de Placas

A Secretaria de Agricultura esteve na manhã de hoje(15) na Comunidade de Ingazeira na Serra, que está sendo beneficiada com 18 cisternas; o programa de Cisternas de Placas é da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA).

A construção das cisternas conta com a parceira do Município e das famílias contempladas com o programa.

Ao todo serão construídas 98 Cisternas no Município, atendendo às Comunidades de Forquilha dos Batistas, Carnaubinha, Poço Comprido, Aroeiras, Humaitá II, Ingazeira e Logradouro.

Quase meio milhão de reais em investimentos, a Instituição OBAS, sob a Coordenação de Ivonete Marques, fará a execução do Projeto no Município de Icó.

Segundo o Secretário Gildomar Gonçalves, a construção das Cisternas veio culminar com o fortalecimento do Projeto Municipal Água no Campo, que tem como objetivo levar água potável às Comunidades Rurais.

"Agradecemos à Prefeita Laís Nunes e ao Deputado Oriel Filho pelo empenho e parceira junto esse importante projeto", acrescentou.

Estiveram presentes na reunião: a Presidente Francisca Macileide Silva e os Técnicos Agrícolas do Município Aurimar Dias, Glauber e Jamilton Pinto.

#Agricultura 20/12/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Perímetro Irrigado de Icó prepara para comemoração dos 50 anos de história

Perímetro Irrigado de Icó prepara para comemoração dos 50 anos de história

Aconteceu na manhã de hoje (16) reunião na sede da Secretaria Municipal de Agricultura para tratar da pauta de celebração dos 50 anos do Perímetro Irrigado Icó - Lima Campos.

Em 15 de janeiro de 2023, o Perímetro Irrigado Icó - Lima Campos completa 50 anos de história, luta e desafios.

Uma vasta programação está sendo planejada para celebrar essa grande e importante história. O Conjunto Alfa, o Primeiro Conjunto instalado em Icó, será a sede para executar a agenda de celebração.

Culto evangélico, missa solene, alvorada festiva, mini-Marina, corrida atlética, tiro ao alvo, teste de força, prova do MMA sobre o pó de arroz, cabo de guerra, torneio de futsal, desafio, feira da Agricultura Famíliar e forró pé vão fazer parte da agenda de programação.

Além disso, foi proposto a construção de um documento reivindicatório juntos às instâncias governamentais para cuidar da logística fundiária dos lotes e o aprimoramento de novas tecnologias funcionais para a revitalização da produção agrícola do Perímetro Irrigado-Icó Lima Campos.

"É importante ressaltar que a Prefeitura Municipal de Icó está totalmente envolvida na programação alusiva dos 50 anos de história. Agradecemos à equipe de organização da programação, Alex Fabrício, Edilberto Amancio, Luiz Antônio, Zuzu e Família", afirmou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

Estiveram presentes na reunião de planejamento João Parnaíba, Presidente da Federação; Juscelino Leandro, Agrônomo do Município e os Técnicos Mateus Chagas, Antônio Filho e Glauber.

#Agricultura 20/12/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Visita Agropecuária tem início no Segundo Grupo do Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino em Icó

Visita Agropecuária tem início no Segundo Grupo do Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino em Icó

A Secretaria de Agricultura iniciou ontem as visitas do segundo grupo dos Pecuaristas incluso no Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino.

"Etapa importante para conhecer a realidade estrutural da empresa rural e ao mesmo tempo identificar as matrizes para a inseminação artificial", destacou Mateus Chagas Coordenador Municipal do Programa.

#PrefeituraIcó #Agricultura

#Agricultura 20/12/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Cultivo de Caramarão avança no Município de Icó

Cultivo de Caramarão avança no Município de Icó

O Técnico Jansen Torres da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos esteve na manhã de ontem (16) em visita e monitoramento no Terreno do Empreendedor Rural Antônio do Cal.

Na oportunidade, foi realizado o monitoramento de 01 tanque escavado de 01 hectare onde serão produzidas cerca de 03 toneladas de Camarão (VANAMEI, Água doce).

A Água já está em seu processo final de maturação e vai receber as larvas em cerca de 20 dias.

O cultivo de carão é uma atividade conhecida como carcinicultura; um ramo específico da aquicultura que pode ser encontrado na forma de cultivo de camarão marinho ou de água doce.

O cultivo de camarão em água doce é constituído, basicamente, por três fases: 1 - Alevinhagem; 2 - Recria; 3 -;Engorda.

Recomenda-se a construção de estruturas produtivas diferentes para cada uma das fases da produção, já que as novas tecnologias, permitem a separação com maior eficiência.

#Agricultura 08/12/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Programa Municipal de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino.

O Técnico Mateus Chagas, da Secretaria Municipal de Agricultura, esteve hoje (6) em visita Técnica às Propriedades Rurais do grupo de Pecuaristas, inscritas no Programa Municipal de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino.

Na oportunidade, o Técnico fez a avaliação do rebanho, através da escrituração zootécnica; momento importante para identificar o grau genético, produtividade, banco alimentar, manejo sanitário e estrutura da propriedade.

"Conhecer a realidade da propriedade é de fundamental importância para iniciar de fato o processo de Inseminação Artificial do rebanho", destacou.

O profissional ainda prestou outras informações referentes às medidas de manejo junto aos Pecuaristas.

#Agricultura 08/12/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Visita Agropecuária é realizada no Distrito de Cruzeirinho

Mais uma agenda de visita Técnica às Propriedades Rurais foi realizada hoje (7), no Distrito Cruzeirinho pela equipe da Secretaria de Agricultura.

A visita faz parte do cronograma de ação do Projeto Municipal de Melhoramento Genético do Rebanho do Bovino, no qual os grupos formados pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos receberão de forma gratuita a inseminação artificial para melhorar a qualidade genética de seu rebanho.

"Dois grupos já foram formados, um no Distrito de Cruzeirinho e outro na Associação dos Agropecuáristas de Icó localizado no Conjunto Gama, já na segunda feira estaremos organizando um terceiro grupo, dessa vez, no Conjunto Pedrinhas", destacou Gildomar Gonçalves, Secretário da pasta.

#Agricultura 05/12/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Agricultura e Recursos Hídricos na manhã de hoje (2), na E.E.P. Dep. José Walfrido

Equipe da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos particiou na manhã de hoje (2), na E.E.P. Dep. José Walfrido Monteiro de Seminário.

O evento foi gerenciando pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Icó-CE.

#Aguaévida 05/12/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó participa de Reunião Ordinária do Comitê da Sub-bacia do Salgado em Barbalha

Icó participa de Reunião Ordinária do Comitê da Sub-bacia do Salgado em Barbalha

A Comissão do Comitê da Sub-bacia do Salgado esteve no último dia 1° na cidade de Barbalha.

"O 75º encontro teve como finalidade deliberar as capacitações e reuniões ordinárias, além de tratar do encerramento das atividades executadas pela COGERH", destacou o Gerente Regional, Alberto Medeiros.

Icó foi representado por João Parnaíba, Presidente da Federação das Associações, Lúcia do Sintraf, Chico Vitor do STTR, Nilson Santiago e Alex da Adicol.

#Agricultura 30/11/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Alimentar e Nutricional delibera aprovação de Instituições e Agricultores

Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional delibera aprovação de Instituições e Agricultores no aporte financeiro do Alimenta Brasil

A Secretaria Municipal de Agricultura participou na manhã de hoje (29) de reunião com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Icó para deliberação da pauta do Programa Alimenta Brasil (PAB).

Na oportunidade aprovamos as duas instituições que manifestaram interesse junto ao Edital de chamada pública 02/2022, que trata da execução do aporte financeiro de R$ 12 mil para aquisição de produtos da Agricultura Famíliar, destinado ao Projeto Menino Jesus e APAE.

Na oportunidade foi apresentado e aprovado a relação de Agricultores elegíveis para fazer parte da execução do projeto.

"Arroz, banana, bolos diversos e queijo serão os produtos adquirido junto ao programa", destacou Humberto Vitor, Coordenador do Programa.

#Agricultura 25/11/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino em Icó

II grupo de produtores é formado para o Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino em Icó

A Secretaria de Agricultura esteve na noite de ontem (23) na Associação dos Agropecuáristas de Icó, no Conjunto Gama, para apresentar e credenciar o grupo de Produtores para serem assistidos no projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino.

Para o Presidente da Associação, Edilson Dias, esse é um momento importante para o fortalecimento da cadeira produtiva da bovinocultura de leite do Município de Icó.

O Técnico Mateus Chagas fez a apresentação do projeto e em dezembro deve iniciar as visitas individualmente em cada propriedade.

#Agricultura 24/11/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Grupo de Produtores do Cruzeirinho serão beneficiados com Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino

Equipe da Secretaria Municipal de Agricultura esteve hoje(23) no Cruzeirinho para apresentar o Projeto Municipal de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino, através da prática de Inseminação Artificial.

O projeto criado pela Prefeitura de Icó tem como finalidade promover o melhoramento genético do rebanho bovino, melhorando por vez a produtividade e rentabilidade da propriedade rural.

Na oportunidade foi realizado o cadastro individual de cada Produtor; a partir do próximo mês o Técnico Mateus Chagas, responsável pelo Programa irá fazer a visita Técnica em cada propriedade.

Na oportunidade os Técnicos Mateus e Glauber realizaram o sorteio de brindes aos participantes.

#Agricultura 21/11/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó realiza III edição da Feira da Agricultura Familiar

Foi realizada nesta sexta-feira (18) a III edição da Feira da Agricultura Familiar no estacionamento da Clínica-Escola da UniVS.

No local, a população contou com exposição e venda de produtos artesanais, comidas típicas, doces e da agricultura familiar do município.

"Temos orgulho em ter uma prefeita que enxerga as diversas potencialidades do nosso município e dá luz, através de seu incentivo, para os nossos pequenos produtores", explicou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

"Além de ajudar as famílias produtoras de Icó, a Feira também movimenta a economia local", completou.

#Agricultura 21/11/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS II Encontro de Apicultores é realizado em Icó

Foi realizado na manhã de hoje (18), na Clínica Escola da UniVS, o II Encontro de Apicultores do Município de Icó, cumprindo mais uma meta do Plano de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), cadeia produtiva da Apicultura.

A oportunidade contou com a participação do palestrante Francisco Dondi, que tratou do tema: "Manejo pré-safra para melhorar a produtividade da Apicultura de Icó".

O encontro foi acompanhado pelo Agente de Desenvolvimento Territorial, Antônio Carlos, do Banco do Nordeste e pelo Técnico do Município e Coordenador do grupo de Produção José David.

#Agricultura 17/11/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS III edição da Feira da Agricultura Familiar

A Prefeitura de Icó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realiza nesta sexta-feira (18) a III edição da Feira da Agricultura Familiar.

O evento acontece no estacionamento da Clínica-Escola da UniVS, das 7h às 12h.

Participe!

#Agricultura 14/11/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Município de Icó garante aumento aos técnicos agrícolas

A prefeita de Icó, Laís Nunes, sancionou nesta sexta-feira (11) Lei Municipal que garante a alteração e aumento na remuneração de todos os técnicos agrícolas lotados na Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos.

"Em nome da nossa categoria, gostaria de parabenizar a prefeita Laís Nunes por conduzir uma gestão aberta ao diálogo e com senso de responsabilidade. Nós somos os representantes da prefeitura na zona rural, no contato direto com o povo e com quem produz nossas riquezas", lembrou Aurimar Felizardo.

Além da prefeita Laís Nunes, também participaram do ato solene, a Chefe de Gabinete, Dra. Orianna Nunes; o procurador do município, Dr. Fabrício Moreira e o Secretário Gildomar Gonçalves.

"Temos um município extenso e muito agricultável. Gostaria de contar com o compromisso de todos para fazermos um trabalho mais presente, ousado, com capacitação e ideias avançadas para colocarmos à disposição dos nossos homens do campo", disse Laís Nunes.

Nos registros: técnicos agrícolas estiveram presentes no Gabinete da Prefeita, no Palácio da Alforria, na solenidade de sanção da Lei Municipal no. 1155/2022.

#Agricultura 10/11/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó é contemplado com aporte financeiro do Programa Alimenta Brasil

A Secretaria Municipal de Agricultura esteve na manhã de hoje (9) em reunião com o Coordenador Municipal do Programa Alimenta Brasil, Humberto Vitor e a colaboradora técnica Eva Verônica.

"Em pauta tratamos do lançamento do edital de chamada pública n° 02/2022, que trata do aporte financeiro para aquisição de produtos oriundos da Agricultura Famíliar, a ser destinada a instituições sociais devidamente cadastradas no Governo Federal", explicou o secretário Gildomar Gonçalves.

Serão comprados R$ 12 mil em alimentos diretamente ao homem do campo, de acordo com Humberto, coordenador do Programa.

"É importante esclarecer que o edital será lançado dia 16 próximo, lá constarão todas as condições e exigências necessárias para que o agricultor possa engessar no programa", concluiu.

#Agricultura 10/11/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Fase do Projeto São José IV - Fortalecimento das Organizações para o merdado avança no Município de Icó

A Secretaria Municipal de Agricultura esteve na manhã de ontem (9) em reunião com membros da Associação Comunitária do KL, Estreito e Bela Vista, sob a coordenação do Técnico do Estado Josimar.

Na oportunidade, foi apresentado o Comitê Gestor da comunidade que irá acompanhar as etapas do projeto, o próprio passo será a aplicação do diagnóstico na comunidade, através dessa ferramenta de trabalho é que, Estado, empresa e comunidade irão fazer o fechamento das ideias e apontar as potencialidades locais para implantação de projetos voltados ao desenvolvimento local.

#Agricultura 09/11/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Município realiza II Encontro de Apicultores de Icó no próximo dia 18

Acontece no próximo dia 18 de novembro o II Encontro de Apicultores de Icó no auditório da Clínica Escola da UniVS, às 8h.

A iniciativa é da Prefeitura de Icó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Banco do Nordeste e conta com o tema "A importância do associativismo para o fortalecimento da Apicultura".

Participe!

Serviço

II Encontro de Apicultores de Icó

Data: 18 de novembro;

Local: Clínica Escola;

Horário: às 8h.

#Agricultura 07/11/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Secretaria de Agricultura de Icó vai participar do II Congresso de Medicina Veterinária da Univs.

O secretário de Agricultura , Gildomar Gonçalves, recebeu na manhã de hoje (3) o professor João Elias do curso de Medicina Veterinária da Univs, e o agente de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, Antônio Carlos.

Em pauta, foi discutido sobre a realização da Feira da Agricultura Famíliar, programada para o próximo dia 18 de novembro a partir das 7h, em frente à Clínica Escola.

"Ainda na mesma manhã, teremos um encontro com os Apicultores de Icó para tratar do tema: A importância do Associativismo para o fortalecimento da Apicultura em Icó", acrescentou o secretário.

#Agricultura 01/11/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó sedia encontro do Território Centro Sul e Vale do Salgado

Na manhã de hoje, Icó sediou encontro do Território Centro Sul e Vale do Salgado no Auditório da Casa de Cultura Mariinha Graça, coordenado pelo Agente de Crédito do Banco do Nordeste, Antônio Carlos.

Na ocasião, foi tratado sobre o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), da cadeia produtiva da Apicultura.

"A Apicultura é uma atividade de grande importância, pois apresenta uma alternativa de ocupação e renda para o homem do campo, devido à fácil manutenção e de baixo custo inicial em relação as demais atividades agropecuárias", Destacou Gildomar Gonçalves, secretário municipal de Agricultura.

A proposta é avançar no aumento da produção em torno de 40% em três anos, formação de parcerias, capacitação, assessoria rural, apoio à comercialização e ao crédito serão os pontos chaves para a elevação da produção.

Participaram do encontro os Municípios de Icó, Acopiara e Catarina.

#Agricultura 20/10/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Equipamentos Sociais de Icó recebem suporte alimentar do Programa PAA da Conab

Equipamentos Sociais de Icó recebem suporte alimentar do Programa PAA da Conab

Equipe da Secretaria de Agricultura esteve na manhã de hoje (19) na APAE de Icó, acompanhada do Dr. Mauro, chefe regional da Ematerce local, e da equipe da Ematerce local, Priscila Coordenadora, Rose, Amélia e Mailton Bezerra técnico responsável pelo projeto.

O PAA da Conab é o Programa de Aquisição de Alinhamentos da Modalidade Compra com Doação Simultânea, executado pela Conab, na qual trabalha com organizações fornecedoras. No caso de Icó, a Colônia de Pescadores e a Associação de Apicultores forneceram os produtos como filé de peixe e mel para o incremento nutricional da alimentação das unidades recebedoras da APAE e o Projeto Menino Jesus.

Mais de R$ 80 mil em produtos serão destinados as duas instituições, de acordo com Mailton Bezerra, técnico da Ematerce.

"Apoiar a comercialização da produção agrícola é afirmar o aumento da economia familiar e nesse sentido a Prefeita Laís Nunes não tem medido esforços para fortalecer as parcerias e incrementar políticas públicas voltadas para essa finalidade, como a criação da Feira da Agricultura Famíliar, aquisição de alimentos da Agricultura Famíliar por meio do PNAE e o PAA", destacou Gildomar Gonçalves, secretário.

#Agricultura 20/10/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Laís Nunes participa de solenidade de entrega de tratores para incremento e modernização da atividade agrícola

Laís Nunes participa de solenidade de entrega de tratores para incremento e modernização da atividade agrícola

A prefeita Laís Nunes esteve na manhã de hoje (20) na Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), em Fortaleza, ao lado da governadora Izolda Cela, deputado estadual Oriel Filho, chefe de gabinete, Dra. Orianna Nunes e secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves.

Na ocasião, a gestora municipal recebeu das mãos da governadora a chave do trator para incremento e modernização da atividade agrícola, entregue pelo Governo do Estado, em parceria com o município de Icó.

"O equipamento irá contribuir para o incremento e modernização da atividade agrícola do Município de Icó, atendendo as demandas dos Agricultores familiares, fortalecendo e incentivando a produção rural. É mais uma vitória para o nosso município", destacou Laís Nunes.

#Agricultura 19/10/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Secretaria de Agricultura realiza cadastro de Apicultores da Região Vale do Capim Pubo

Secretaria de Agricultura realiza cadastro de Apicultores da Região Vale do Capim Pubo

A Secretaria de Agricultura realizou na manhã de ontem (17) aplicação do Cadastro do Banco do Nordeste, atendendo Apicultores da Apicultura da Região Vale do Capim Pubo.

O cadastro tem como finalidade conhecer na íntegra a capacidade da produção apícola da região, sua condição estruturante, desafios e metas a serem alcançadas.

A Prefeitura de Icó, através da Secretaria de Agricultura, celebrou no ano passado o Termo de Cooperação Técnica junto ao Banco do Nordeste para inclusão do Município junto ao Território Centro Sul, Grupo G4, no Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER), cadeia produtiva da Apicultura.

"O programa tem como finalidade apoiar os Apicultores em todo o processo da produção, além, focar na capacidade, apoio ao crédito e a comercialização", destacou Gildomar Gonçalves, secretário.

#Empreendedorismo 16/09/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Agricultores, produtores rurais, empresários e comerciários recebem orientações quanto à regularização de dívidas

Agricultores, produtores rurais, empresários e comerciários recebem orientações quanto à regularização de dívidas

Foi realizada na manhã de hoje (15) reunião para orientação quanto à regularização de dívidas para agricultores, produtores rurais, empresários e comerciários de Icó.

Na ocasião foi falado sobre os principais instrumentos legais em vigor, através da Lei 14.166 que abrange os contratos com mais de 7 anos e a Lei 14.275 que regulariza os financiamentos rurais contratados até 2020.

Agentes de Crédito do Banco do Nordeste orientaram quanto ao passo a passo sobre os benefícios para liquidação das operações e prorrogações das dívidas rurais e não rurais.

Estiveram presentes: Paulo Victor Sampaio, Secretário interino de Agricultura; Renan Moreira, Secretário Adjunto do Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo; Nailu Viana, Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor; e os representantes do Banco do Nordeste, João Luis Farias, Gerente Geral e Eugênio Augusto de Almeida Neto, Gerente de Relacionamento. .

#Desenvolvimento 12/09/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Reunião vai orientar quanto a regularização de dívidas rurais e comércio no próximo dia 15

Reunião vai orientar quanto a regularização de dívidas rurais e comércio no próximo dia 15

Caro icoense agricultor, produtor rural, empresário e comerciário; temos um convite especial para você!

Venha participar da reunião de orientação sobre os principais instrumentos legais em vigor, no próximo dia 15, às 9h, no Teatro da Ribeira dos Icós, para Regularização de Dívidas, através da Lei 14.166 que abrange os contratos com mais de 7 anos e a Lei 14.275 que abrange os financiamentos rurais contratados até 2020.

Na oportunidade, os agentes de Crédito do Banco do Nordeste irão orientar o passo a passo sobre os benefícios para liquidação das operações e prorrogações das dívidas rurais e não rurais.

#Agricultura 19/08/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Registro da Reunião Estratégica do Plano de Garantia Safra.

Registro da Reunião Estratégica do Plano de Garantia Safra exercício 2022/2023 realizada com sucesso no Distrito Lima Campos nesta quinta-feira (18).

#Agricultura 18/08/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Plano Safra 2022/2023 é articulado no Distrito de Icozinho

Plano Safra 2022/2023 é articulado no Distrito de Icozinho

A Secretaria de Agricultura esteve na manhã de hoje (17) nas Comunidades de Boqueirão e Alto da Várzea dos Batistas com todos os Presidentes das Associações Comunitárias para apresentação do Plano Garantia Safra 2022/2023.

Alencar da Ematerce, João Parnaíba Presidente da Federação das Associações e o articulador político Carlos Henrique acompanharam as reuniões.

#Agricultura 17/08/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Reunião Estratégica do Garantia Safra é realizada na Região São Vicente e Cruzeirinho

A Secretaria de Agricultura realizou na manhã de hoje (16) importante reunião para tratar do Plano Garantia Safra exercício 2022 e 2023 nas Comunidades de Três Bodegas e Cruzeirinho.

O Garantia Safra é uma Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos Agricultores dos Municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem e/ou excesso das chuvas.

"O programa é uma ação compartilhada entre União, Estados, Municípios e o próprio Agricultor, aqui em Icó a Prefeita Laís Nunes desde o ano de 2017, vem aderindo o Programa do Garantia Safra", destacou Gildomar Gonçalves.

A chefe da Ematerce local e o Técnico Alencar, João Parnaíba da Federação das Associações e Gildomar Gonçalves Secretário de Agricultura, conduziram a reunião.

#Agricultura 15/08/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS II Feira da Agricultura Familiar, no pátio da Ematerce.

Nesta semana, a Prefeitura de Icó realiza duas grandes ações para a população; no dia 11 acontece a abertura da II Feira da Agricultura Familiar, no pátio da Ematerce, a partir das 7h e no dia 12, a prefeita de Icó, Laís Nunes, vai realizar a inauguração da reforma do entorno do Mercado Central, Coluna da Hora e praça Aldo Landim de França, às 8h.

#Agricultura 15/08/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Em parceria com o Senac, Icó oferta curso de Operador de turismo receptivo.

Em parceria com o Senac, Icó oferta curso de Operador de turismo receptivo

Com o intuito de capacitar profissionais para atuar em empresas de turismo, agências de viagens, serviços de hospedagem, serviços culturais, organizadoras de eventos, dentre outras na comercialização e venda de produtos turísticos, a Prefeitura de Icó, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo e em parceria com o Senac, ofertam o curso de Operador de turismo receptivo.

Confira mais informações:

160h

Início: 15/08/22

Término: 25/10/2022

Segunda a Sexta - 19h às 22h

Local: Colégio Senhor do Bonfim

Requisitos de acesso:

· Idade mínima: 18 anos

· Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto

Documentos exigidos para matrícula:

· Documento de identidade.

· CPF.

· Comprovante de escolaridade.

· Comprovante de residência.

Link para inscrição online:

https://forms.gle/QSNTDCBmZ97roX7T6

Para mais dúvidas ou informações, a Secretaria de Cultura deve ser procurada.

#Esporte 15/08/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Taça Oriel Guimarães Nunes, em jogo que aconteceu na Areninha.

Teve início ontem (10) a Segundona Icoense de Futebol - Taça Oriel Guimarães Nunes, em jogo que aconteceu na Areninha com a partidas entre os times Cruzeiro Dner 1x1 Capitão Mor,

Pedrinhas 2x1 Frei Damiâo.

A partida contou com a presença da população, além dos secretários de esportes e juventude, Galeguinho do DNER, secretário-executivo Deusivan Macedo e adjunta Thamires Nunes; Camila, Paulino, Clairto Miranda e as demais autoridades, como o ex-prefeito Marcos Nunes, secretário de Administração e Finanças, Facó; secretário-adjunto de Cultura, Renan Moreira, coordenador e professor Cláudio Pereira, Nailu Viana da Sala do Empreendedor.

Representado o gabinete; Alãnia Alves e Fífia Moura; e o vereador Samuel Maracanã.

#Agricultura 15/08/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Acontece nesta quinta (11) e sexta-feira (12) a II Feira da Agricultura Familiar no pátio da Ematerce.

Acontece nesta quinta (11) e sexta-feira (12) a II Feira da Agricultura Familiar no pátio da Ematerce.

Seguindo o sucesso da primeira edição, o público vai contar com Lançamento do Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino, Exposição e venda de Animais, Exposição e venda de produtos da Agricultura Famíliar, Artesanato, Praça de Alimentação, Tenda de Produtos Agropecuário, Tenda Rural e muito Forró Pé de Serra.

Confira as imagens do primeiro dia:

Fotos: Perpétua Sousa.

#Agricultura 15/08/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Projeto Alimentar Bem realiza peixamento nos Açudes Comunitários

Projeto Alimentar Bem realiza peixamento nos Açudes Comunitários

O Projeto Alimentar Bem, da Prefeitura de Icó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, foi realizado na manhã de hoje (12) com peixamento nos Açudes Comunitários dos Assentamentos Rurais Chico Mendes, Bom Lugar, Arleudo e os açudes de Tatajuba, Malhada Vermelha, Alto da Várzea e Lima Campos.

40 mil alevinos da espécie tilápia foram distribuídos para o aumento do povoamento dos açudes.

Participaram desse importante momento o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves, Técnico Agrícola Antônio Filho, Marcos Antônio da Secretaria de Assistência Social, alunas da EEEP, Antônio do Cal e o Vereador Eliseu Amâncio.

#Agricultura 10/08/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Projeto FETRAF/SINTRAF de apoio e Capacitação a Empreendimentos, Agricultores e Agricultoras Familiares destina Kit.

Projeto FETRAF/SINTRAF de apoio e Capacitação a Empreendimentos, Agricultores e Agricultoras Familiares destina Kit para II Feira da Agricultura Famíliar de Icó

A Secretaria de Agricultura recebeu Kit completo para melhorar a estrutura funcional da II Feira da Agricultura Famíliar que será realizada nos próximos dia 11 e 12 de agosto. O projeto é financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado.

O Tesoureiro do SINTRAF, Raimundo Nonato, recebeu barracas, caixas plásticas, balança digital e embreagens. Para o Secretário Gildomar Gonçalves, o Kit irá contribuir para o nível de organização da Feira.

"Aproveitamos para agradecer pela parceria do SINTRAF na pessoa da Presidente Lúcia e na condição de fazer do meio rural um espaço bom de se viver", agradeceu.

#Agricultura 10/08/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Vem aí a II Feira da Agricultura Familiar nos próximos dias 11 e 12 de agosto na pátio da Ematerce.

Vem aí a II Feira da Agricultura Familiar nos próximos dias 11 e 12 de agosto na pátio da Ematerce.

Você vai conferir:

- Lançamento do Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino;

- Exposição e venda de Animais;

- Exposição e venda de produtos da Agricultura Famíliar;

- Artesanato;

- Praça de Alimentação;

- Tenda de Produtos Agropecuário;

- Tenda Rural;

- Forró Pé de Serra.

#Agricultura 08/08/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Comissão do Garantia Safra realiza reunião estratégica para execução do Plano Garantia Safra 2022/2023

O Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, liderou reunião estratégica ontem (4) para execução do Plano Garantia Safra 2022/2023.

O momento contou com a participação da Gerente da Ematerce Priscila Alencar, José Moreira, Narciso e Allan do STTR, Lúcia Presidente do SINTRAF, João Parnaíba da Federação, seguido da equipe de Técnicos da Secretaria de Municipal de Agricultura.

"Na oportunidade, criamos o calendário para os Distritos, do qual daremos início na segunda quinzena do mês de agosto", explicou Gildomar Gonçalves.

#Agricultura 08/08/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Seminário Rural define estratégia e comissão de organização para II Feira da Agricultura Famíliar em Icó.

Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura se reuniram no último dia 3 no Sindicato da Agricultura Famíliar de Icó, juntamente com as representantes da Federação das Associações Comunitárias de Limoeiro do Norte.

Na oportunidade, as Técnicas da PACOTAN, Patrícia e Juliene, trataram da organização e formação da Comissão de apoio para realização da II Feira da Agricultura Famíliar programada para os dias 11 e 12 próximos.

Além disso, foi repassada orientação sobre logística, transporte, higiene dos produtos, embalagens, comercialização e organização das barracas.

#Agricultura 01/08/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS A segunda edição da Feira da Agricultura Familiar de Icó acontece nos próximos dias 11 e 12 de agosto.

A segunda edição da Feira da Agricultura Familiar de Icó acontece nos próximos dias 11 e 12 de agosto no Pátio da Ematerce.

Confira a programação e participe!

#Cultura 26/07/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Vem Ver o Maracatu!

Vem Ver o Maracatu!

O Cortejo Cultural acontece nesta segunda-feira (25), a partir das 9h, pelo Centro Comercial (Avenida Nogueira Acioly).

Às 14h, acontece oficina sobre a cultura afro-brasileira a partir dos elementos do Maracatu no Auditório da Casa de Cultural - Av. Ilídio Sampaio, nº 2056.

#Agricultura 20/07/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Realizada com sucesso vistoria do Garantia Safra no Distrito Lima Campos.

A Secretaria de Agricultura concluiu hoje (19) toda a demanda selecionada para vistoria do Garantia Safra 2022 no Distrito de Lima Campos.

Segundo avaliação dos Técnicos em Agropecuária, a região também sofreu perda da produção superior a 50% em virtude da estiagem das chuvas no início da quadra invernosa.

Os laudos da vistoria e georreferenciamento seguidos de registro fotográfico estão sendo lançado lá na plataforma do Garantia Safra.

"Ao tempo, agradecemos aos técnicos: Antônio Dias, José David, Edgmar Batista, Jamilton Pinto e Glauber pelo trabalho de campo, ao Agrônomo Juscelino Leandro pela coordenação da ação e ao programador de sistema Moisés Monteiro", disse o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

#Agricultura 18/07/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó deverá receber aporte financeiro do Programa Alimenta Brasil.

Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura participou hoje (15) em Juazeiro do Norte da Capacitação de Planejamento e Execução do Programa Alimenta Brasil (PAB), realizada pela CODECE, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado.

Icó, através da Coordenação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), conseguiu atingir a meta do programa com 100% de execução e por esse motivo vai ser beneficiado com o aporte financeiro da portaria 96.

"Agradecemos a Coordenação local na pessoa de Humberto Vitor pelo empenho, dedicação e habilidade na execução do programa. Agora é só aguardar o volume de recursos para aplicação na compra de produtos da Agricultura Famíliar em Ico", afirmou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

#Agricultura 13/07/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Secretaria de Agricultura participa de treinamento técnico do Mais Pecuária Brasil

A equipe da Secretaria de Agricultura participou na manhã de hoje (12) do Treinamento Técnico do Mais Pecuária Brasil, lançado pela CONAFER, que irá desenvolver o programa no município.

"O Projeto tem como finalidade facilitar a utilização e melhorar a eficiência da inseminação artificial. Por determinação da Prefeita Laís Nunes, iremos organizar um momento especial para apresentar aos Criadores todo o passo a passo do Projeto", explicou o secretário Gildomar Gonçalves.

O projeto atenderá a logística de planejamento e acompanhamento de empresas rurais, como: visibilidade das instalações e sua eficiência, melhoramento genético, aumento da taxa de prenhez e antecipação, redução do intervalo entre partos de 12 meses, concentração dos nascimentos nas melhores épocas de planejamento, aumento do peso na desmama, redução de abate do rebanho, padronização da carcaça, maior direcionamento do rebanho (manejo).

Outra questão considerando importante é a formação dos lotes para iniciar os trabalhos, fazer a visita as propriedades e aplicar o cadastro específico do projeto para fazer o diagnóstico fiel dos animais que irão receber a inseminação artificial.

Participaram da capacitação o Engenheiro Agrônomo Juscelino Leandro, Antônio Filho Técnico em Agropecuária a Estagiária do Curso de Medicina Veterinária da Univs e Programador de Sistema Moisés Monteiro.

#Agricultura 13/07/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Perímetro Irrigado de Icó recebe vistoria do Garantia Safra

Técnicos da Secretaria de Agricultura estiveram na Região do Perímetro Irrigado hoje (12) para realizar vistoria técnica do Garantia Safra exercício 2021/2022.

Segundo os profissionais Antônio Dias, Edgmar e Jamilton, a perda da produção ultrapassa a 50% por conta do excesso de chuvas. Os laudos das Comunidades de João Pereira e Aroeiras localizada na região do Capim Pubo, também foram concluídas pelo técnico Davi.

#Agricultura 13/07/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Atividades do Censo Geográfico do IGBE em Icó terão início em agosto

A equipe do IBGE já está instada nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura do Município de Icó e durante o período de 18 a 22 de agosto, os 54 recenseciadores irão receber a capacitação para o Censo Geográfico 2022.

"Pedimos para que a população atenda nossos recensiadores, abra a porta das suas residências, escute bem as perguntas e informe corretamente as respostas", informou o secretário municipal da pasta, Gildomar Gonçalves.

"É através da sua informação que as políticas públicas dos órgãos governamentais são criadas para você, sua família, sua cidade e sua comunidade", frisou.

#Cultura 12/07/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Você Sabia que o Icó já foi a Capital do Ceará?

Nesta segunda-feira, dia 11 de julho, completa 198 da Sessão da Confederação do Equador no Icó, que instituiu o município como capital do Ceará.

Em 11/07/1824, o Município, através de Sessão tumultuada na Câmara Municipal, declarou desobediência total à Constituição Federal e, no mesmo dia instituiu o Governo Provisório ou Legalista (como queiram).

Desta feita, Icó se tornou Capital do Estado por mais de três meses, com todos os poderes estaduais constituídos.

Tal movimento, em 29/11/1824, foi abafado pelas forças imperiais, que segundo os militares da época diziam: Restituiram a Ordem. Sendo que dezenas de irmãos icoense foram mortos em praça pública por defenderem seus (nossos) direitos ao não concordarem com as imposições e desmandos da Coroa Portuguesa.

Icó foi Capital do Estado do Ceará em 11 de julho de 1824 e completa hoje 198 anos que entrou para a história.

Foto: Fabiano Silva/ Reprodução Redes Sociais

Informações: Cláudio Pereira, professor e coordenador da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo.

#Agricultura 08/07/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Registros da Vistoria Técnica do Garantia Safra realizada com sucesso ontem (6) nas Regiões Capim Pubo e Sede Rural.

Registros da Vistoria Técnica do Garantia Safra realizada com sucesso ontem (6) nas Regiões Capim Pubo e Sede Rural.

Segundo avaliação dos Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, a perda da produção ultrapassa a margem dos 50% e os principais motivos são a estiagem das chuvas, período da germinação e crescimento do plantio.

#Agricultura 05/07/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Alocação das Águas do Açude Orós foi definida para Icó

A Delegação da Bacia do Salgado de Icó participou na manhã de hoje (5) do XXXIX Seminário de Operação dos Vales do Jaguaribe em Limoeiro do Norte.

O seminário em questão teve como finalidade definir a alocação das águas dos principais açudes que compreendem os Vales do Alto, Médio e Baixo Jaguaribe, Salgado e Banabuiú.

A Delegação de Icó, de forma articulada e participativa, conseguiu a aprovação da liberação de 1200 litros por segundo, do açude Orós para o Açude Lima Campos, no segundo semestre do ano em curso.

Para o Presidente da Federação das Associações e Servidor do Município João do Carmo Parnaíba, essa liberação de 1200 litros p/s irá garantir a qualidade do abastecimento da água para o consumo humano, além do incentivo e garantia da produção agrícola no Perímetro Irrigado.

Nilson Santiago, Francisco Canindé, Alex Fabrício, Chico Victor e Erivan Anastácio também participaram do evento.

#Agricultura 04/07/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó celebra Termo de Cooperação Técnica do Programa Mais Pecuária Brasil.

A Secretaria de Agricultura participou na manhã de hoje (1º) da celebração do Termo de Cooperação Técnica, firmado entre a Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Agricultura, e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer).

O termo consiste na promoção do melhoramento genético do rebanho bovino de corte e leite, atendendo ao grupo da Agricultura Famíliar.

A Conafer, em parceria com a empresa líder mundial na tecnologia de inseminação artificial, a ALTA GENETICS, desenvolveu o programa + Pecuária Brasil para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite.

"Para Icó, o programa será um divisor de águas no campo e vai contribuir para o crescimento socioeconômico dos pecuaristas do segmento da agricultura familiar. Dia 5 próximo, os nossos técnicos receberão a capacitação da Conafer para darmos início ao nosso Plano de Trabalho junto ao Programa em Icó", afirmou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

"Para a Prefeita Laís Nunes, a difusão genética irá fortalecer e desenvolver a cadeia produtiva da bovinocultura em nosso Município. Além disso, a celebração do Termo, irá fortalecer o nosso programa municipal de melhoramento genético criado na nossa gestão, com programação de execução para o próximo semestre", concluiu.

#Agricultura 30/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Distrito de Icozinho tem aplicação de laudo de vistoria técnica da produção da safra de 2022

Plantações do distrito de Icozinho receberam ontem (29) aplicação de laudo de vistoria técnica da produção da safra de 2022; a ação é um dos primeiros indicativos para sinalizar se houve perda da produção igual ou superior a 50% nas lavouras de arroz, feijão, mandioca ou algodão em razão dos fenômenos da estiagem ou excesso Hídrico.

Segundo os Laudos realizados pelos técnicos Antônio Dias, Glauber, Davi, Edgmar e Jamilton Pinto, a perda da produção aconteceu pelos seguintes fatores: plantio em janeiro, estiagem mais 20 dias em fevereiro, má distribuição das chuvas e problema na qualidade das sementes. Dessa forma, a região teve perda acima de 50%.

#Agricultura 29/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Laudos de Verificação de Plantio e Colheita do Garantia Safra são aplicados no Distrito São Vicente

Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura realização na manhã de hoje (28) a aplicação de laudos de Verificação de Plantio e Colheita do Garantia Safra são aplicados no Distrito São Vicente.

"Essa ação é um dos primeiros indicativos para sinalizar se houve a perda da produção igual ou superior a 50%, nas lavouras de arroz, feijão, mandioca ou algodão em razão dos fenômenos da estiagem ou excesso hídrico", destacou Gildomar Gonçalves, secretário da Pasta.

Segundo resultados da aplicação dos laudos pelos Técnicos Antônio Dias, Glauber, Davi, Edgmar e Jamilton Pinto, a perda da produção aconteceu pelos seguintes fatores: plantio em janeiro, estiagem mais 20 dias em fevereiro, má distribuição das chuvas e problema na qualidade das sementes. Dessa forma, a região teve perda acima de 50%.

Garantia Safra

O Garantia Safra é uma política agrícola compartilhada entre Governo Federal, Governo Estadual, Município e o próprio Agricultor.

"É bom destacar que a prefeita Laís Nunes vem cumprindo rigorosamente com sua contrapartida financeira para garantir direitos e promover a cidadania. Em Icó, mais de 2.600 Agricultores foram selecionados para o Garantia Safra 2021/2022", completou Gildomar Gonçalves.

#AssistênciaSocial 29/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional é realizado em Icó

A Secretaria Municipal de Agricultura recebeu na manhã de hoje (28) a técnica de Nutrição e coordenadora da Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Icó, Ivna Acioly.

Na oportunidade, foi realizado o preenchimento do MAPASAN, oportunidade do Município em elencar as ações de segurança alimentar nutricional realizada pelo Município.

"O Mapeamento é uma pesquisa sistemática cujo objetivo é a coleta regular de informações para o aprimoramento da gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)", destacou a nutricionista.

#Agricultura 29/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Sistematização do Cadastro do Produtor Rural é realizada em Icó

Após a aplicação do Cadastro do Produtor Rural em todo o território do Município de Icó, a Secretaria de Agricultura está sistematizando todas informações.

"A nova ferramenta de trabalho irá contribuir para a construção de um diagnóstico fiel da capacidade da produção agrícola do município, com o intuito de viabilizar as melhores estratégias possíveis para o fortalecimento da Agricultura Famíliar no Município", destacou Gildomar Gonçalves.

A sistematização está sendo realizada pela equipe de apoio administrativa, Amanda Alves, Janaína Costa, Liliane e Moisés Monteiro .

#Agricultura 22/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó dá início ao Censo do IBGE 2022.

Icó dá início ao Censo do IBGE 2022

A Secretaria de Agricultura recebeu ontem (21) a equipe administrativa do Posto de Coleta do Censo do IBGE 2022 na Secretaria de Agricultura de Icó.

No total 64 pessoas farão parte do cesno deste ano, com equipe composta pelos seguintes membros: 1 Agente Censitário Municipal, 1 Coordenador de Subárea, 6 Agentes Censitários de Supervisão e 54 Recenseciadores.

"O Censo é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida população em todos os municípios do País e tem como finalidade primar pela unidade de coleta a pessoa residente, na data da pesquisa realizada em cada domicílio brasileiro", destacou Francisco Flávio Maia, Coordenador de Área.

Já o Gerente do Posto de Coleta de Icó, o jovem Alex Alves, agradeceu o empenho da Prefeitura Municipal de Icó, por todo apoio logístico a frente ao Censo.

"A título de informação, no espaço da Secretaria de Agricultura, funciona também a Adagri, Defesa Civil, Federação das Associações, Núcleo do Incra e agora o Posto do IBGE", informou Gildomar Gonçalves.

#Agricultura 20/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Agricultura participou eleição e posse da nova Diretoria da Associação do Conjunto KL e Bela Vista

Domingo na Comunidade

A Secretaria Municipal de Agricultura participou ontem (19) da eleição e posse da nova Diretoria da Associação do Conjunto KL e Bela Vista.

A Associação do Conjunto KL, tem um relevante trabalho aos longo dos 10 anos e recentemente está seguindo etapas importantes do Projeto São José IV, com o apoio da Prefeitura Municipal.

Para o Presente reeleito João Bosco, o trabalho comunitário é muito importante para o desenvolvimento das pessoas e o exercício da cidadania.

"Durante toda manhã, realizamos sorteios de vários prêmios e brindes ofertados pelo vereador e presidente da Câmara, Fernando Nunes, e pela Farmácia Arthur Farma a Farmácia da Família", afirmou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

Acompanharam a solenidade da Associação o secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, e o presidente da Federação das Associações João do Carmo Parnaíba.

#Agricultura 13/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Projeto São José IV avança em Icó.

Representantes da Secretaria de Agricultura estiveram na última semana no Auditório da Clínica Escola com agricultores da Associação do Conjunto KL, Estreito e Bela Vista para participar da oficina de apresentação do Projeto São José IV, pelo técnico da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, Francisco Josimar.

"As comunidades pretendem investir na Construção de uma casa de beneficiamento de leite através dos recursos do Projeto São José IV", destacou João Bosco, presidente da Associação.

Para o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves, essa proposta de intervenção produtiva e tecnológica irá beneficiar a produção de derivados de leite da região em grande escala, com estratégias renováveis para o acesso a comercialização.

As oficinas aconteceram também nas Comunidades de Tatajuba e Santo Antônio dos Bonitos; o técnico da Ematerce, Cleudiberto Dantas, participou também desse importante momento com a comunidade.

#Agricultura 10/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Oficina do São José IV é realizada na Zona Rural de Icó

A Secretaria de Agricultura esteve ontem na Comunidade de Galinhas na Serra do Camará em Icó, para participar da oficina de apresentação do Projeto São José IV, através do técnico da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, Francisco Josimar.

"A região retomou o cultivo da mandioca e pretende, através do projeto, galgar a construção da Casa de Farinha e equipamentos tecnológicos para o beneficiamento da produção em grande escala, com estratégias renováveis para o acesso a comercialização", explicou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

O técnico da Ematerce, Cleudiberto Dantas, também participou desse importante momento para a comunidade.

#Agricultura 10/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Pescadores Artesanais de Icó foram cadastrados no Projeto FORTPESCA

Colônia de Pescadores de Lima Campos, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Icó, teve a inscrição realizada no projeto de fortalecimento da renda e trabalho para a pesca artesanal (FORTPESCA).

A ação tem como finalidade apoiar as atividades de Pesca Artesanal no município, visando o fomento e a oferta de ferramentas que possibilitem melhores condições de trabalho aos pescadores artesanais locais, fator que irá incrementar a renda familiar.

Para o presidente da Colônia Antônio Muniz, essa ação irá ajudar muito aos pescadores com a entrega de kits de Pesca para ajudar nas atividades pesqueiras.

#Agricultura 01/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Visita técnica da APAECE é realizada em Icó

Ontem (31), a técnica da APAECE, Franciele Silva, realizou visitas nas áreas dos produtores de algodão, do projeto Ouro Branco, nas Comunidades de São Luiz, Água Branca, Várzea Grande, Conjunto KL e Cruzeirinho.

O projeto foi adotado pela Prefeitura Municipal de Icó com a doação das sementes para o plantio e insumos e conta com a parceria da APAECE e garantia da compra da produção, UFCA no processo da inovação do conhecimento e a Assistência realizada pelos Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura de Icó .

Na ocasião a Engenharia Agrônoma observou o manejo correto no controle das lagartas e bicudos e ao tempo, fez algumas recomendações aos produtores e técnicos do município e destacou que em breve realizará em parceria com o município um Dia de Campo para amostragem das unidades de plantio.

Os Técnicos José David e Edgimar acompanharam as visitas.

#Agricultura 27/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS 1ª Etapa da vacinação contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos de todas as idades encerra no próximo dia 31

No próximo dia 31 de maio encerra a 1ª etapa da vacinação contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos de todas as idades, realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

Nesta primeira etapa da Campanha devem ser vacinados os animais de todas as idades, entre bovinos e bubalinos.

"Os criadores têm até o dia 31 de maio para adquirir a vacina nas revendas autorizadas e até o dia 15 de junho para declarar a vacinação do seu rebanho junto a Adagri. A declaração pode ser feita acessando o site da Agência (www.adagri.ce.gov.br), na aba Serviços, no Portal do Produtor, sem a necessidade de deslocamento até a Adagri", explicou o secretário municipal de Icó, Gildomar Gonçalves.

São parceiros da Campanha a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e Secretarias de Agricultura municipais.

#Agricultura 27/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Produtor de Algodão recebe assistência técnica rural em Icó

Equipe de Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura estiveram hoje (27) na propriedade do Senhor Welson na Comunidade de Várzea Grande, Distrito de Icozinho.

Na oportunidade, os técnicos avaliaram o plantio e orientaram quanto à escala correta de aplicação dos defensivos orgânicos para o controle preventivo da lagarta e do bicudo.

#Agricultura 25/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS 25 de maio é Dia do Trabalhador Rural!

Parabéns a todos os trabalhadores, verdadeiros guerreiros do campo, que plantam com dedicação os bons frutos do nosso futuro!

#Agricultura 25/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó participa de capacitação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)

A Prefeitura de Icó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, participa hoje e amanhã do encontro de capacitação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) em Fortaleza.

O CAF é um instrumento da Política Nacional da Agricultura Familiar, instituída pela Lei 11.326 que estabelece os conceitos, princípios e instrumentos destinados à formulação das políticas públicas direcionadas à Agricultura Familiar.

"Como forma de orientação, comunicamos aos nossos agricultores familiares, que a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que por determinação do Governo Federal a mesma deixa se existir no próximo dia 30 de junho", explicou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

"Um novo sistema será implementado e desta vez, os Municípios serão habilitados a manusear o sistema e contribuir cada vez mais para a melhoria de vida do homem e da mulher do campo", completou.

#Agricultura 20/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Secretaria de Agricultura participa de encontro de apicultores nesta sexta-feira (20)

Equipe de Secretaria de Agricultura participou na manhã de hoje (20) de Palestra sobre a importância dos produtos do mel para a saúde humana, ministrada pelo professor e coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Univs João Zamae, no Auditório da Clínica Escola da instituição.

O evento foi promovido pela UniVS, Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Banco do Nordeste Agência de Iguatu e Associação de Apicultores de Icó.

Professores da rede acadêmica, alunos, apicultores do todo município, representação da Ematerce local, Sintraf, Assentamentos Rurais e MST marcaram presença ativa na ocasião.

"Os apicultores fizeram uma belíssima apresentação dos projetos apícola", destacou José David, técnico do Município e coordenador da Apicultura em Icó.

#Agricultura 19/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Prefeitura de Icó participa de evento promovido pela UniVS

Mastite: Diagnóstico, tratamento e prevenção, foi o tema abordado por professores, alunos, convidados e produtores rurais em evento realizado pela Universidade Vale do Salgado (UniVS) com participação da Prefeitura de Icó, através da Secretaria de Agricultura.

Equipe do Curso de Medicina Veterinária apresentou a proposta da UniVS, por meio do projeto de extensão que tem como finalidade aprimorar o conhecimento específico, com a realidade rural.

Na oportunidade, o secretário municipal de Agricultura de Icó, Gildomar Gonçalves, fez ponderação sobre o Plano de trabalho da Secretaria com a implantação de novos projetos

para o fortalecimento da Bovinocultura de leite e corte no município.

O Projeto Pecuária Sadia e o Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho, com recursos próprio acrescido dos projetos formalizados através de Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeita de Icó e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado e a CONAFER, com a implantação do Projeto Mais Pecuária Brasil.

Participaram também do evento representantes da Ematerce, Adagri, STTR, Empresas e Vigilância Sanitária e Técnicos da SEDAGRH.

#Agricultura 19/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Secretaria de Agricultura participa de seminário virtual para fortalecimento da renda e trabalho .

Equipe da Secretaria Municipal de Agricultura participou ontem (18) do seminário virtual promovido pela SDA e a Secretaria Executiva da Pesca, tendo como público prioritário as Secretarias Municipais de Agricultura e as Colônias de Pescadores do Estado.

O encontro teve como finalidade apresentar o projeto FortPesca e como acessar o cadastro para recebimento de kits na área.

"Em Icó, já realizamos um diagnóstico em todo o Município, em parceira com o Presidente da Colônia de Pescadores Antônio Muniz, para identificar os Pescadores Artesanais. Daqui pra frente, vamos esperar a liberação do Cadastramento dos Pescadores no sistema para que possam receber os kits de pesca", afirmou Gildomar Gonçalves, secretário da pasta.

Participaram do seminário o Técnico em Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Antônio Filho, João Parnaíba Presidente da Federação e o servidor Moisés Monteiro.

#Agricultura 18/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Prefeitura de Icó vai participar de evento sobre Mastite: Diagnóstico, tratamento e prevenção .

Prefeitura de Icó vai participar de evento sobre Mastite: Diagnóstico, tratamento e prevenção nesta quarta-feira (18)

O secretário de Agricultura recebeu na tarde de hoje (17) o professor João Elias Moreira Filho e a aluna do Curso de Medicina Veterinária, Alinne Rabelo, da Univs.

Na oportunidade, a equipe apresentou proposta metodológica do evento que acontece nesta quarta-feira (18) sobre Mastite: Diagnóstico, tratamento e prevenção e ao tempo foi ajustada a participação do Município, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos, na roda de conversa.

Mastite: Diagnóstico, tratamento e prevenção será o tema central apresentado pelos professores, alunos e convidados. "Essa abordagem promoverá o compartilhamento de experiências e técnicas no desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira no município de Icó é cidades da microrregião do Vale do Salgado", afirmou Gildomar Gonçalves, secretário da pasta.

O evento acontecerá amanhã (18), às 14h, no Auditório da Clínica Escola da Univs.

#Agricultura 18/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Mastite : Diagnóstico , tratamento e prevenção

EM PARCEIRIA ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE ICÓ E A UNIVS, O EVENTO PROMOVERÁ O COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E TÉNICAS NO DESENVOLVIMENTO DA BOVINOCULTURA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE ICÓ E CIDADES DA MICROREGIÃO DO VALE DO SALGADO

LOCAL: AUDITÓRIO CLÍNICA ESCOLA UNIVS

#Agricultura 17/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS No próximo dia 20 de maio acontece palestra sobre os benefícios do mel e a própolis para a saúde humana.

No próximo dia 20 de maio acontece palestra sobre os benefícios do mel e a própolis para a saúde humana no Auditório da Clínica-Escola da Universidade Vale do Salgado (UniVS).

O encontro, é de realização do Curso de Medicina Veterinária da instituição e Banco do Nordeste e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Icó, através da da Secretaria de Agricultura.

Para mais informações, acesse: univs.edu.br.

#Agricultura 17/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Cadastro do Produtor Rural é concluído na Zona Rural de Icó

Equipe da Secretaria Municipal de Agricultura esteve na manhã de hoje (17) no Distrito de Catavento para aplicação do Cadastro do Produtor Rural (CPR) no Sítio Catavento e Comunidades da região.

"Na oportunidade agradecemos toda a nossa equipe técnica pela dedicação e atenção a essa importante causa e contribuir para com a vida do homem e da mulher do campo", agradeceu o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

"Também agradecemos ao vereador Iatagã Matias pela parceria, ao articulador Político Nildevan Ribeiro de Lima, a presidente da Associação local, Edite Pitombeira, e líder Comunitária Fransquinha de Ana pela prontidão e apoio", continuou.

O Cadastro do Produtor Rural, irá possibilitar a organização do Plano de Trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura, de modo a contribuir com as cadeias produtivas fortalecendo as políticas agrícolas destinadas ao setor rural.

"É importante destacar que com a criação do próprio sistema do CPR, teremos condições de criar um banco de dados fiel e filtrar todos os dados do cadastro através de relatórios sistemáticos. Outra importante é relevante ação do sistema é a emissão do Carteira do CPR para cada Agricultor, além da disponibilidade do extrato do Cadastro anualmente", concluiu Gildomar Gonçalves.

#Agricultura 13/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Secretaria de Agricultura terá sistema próprio para alimentar demandas do meio rural

O Cadastro do Produtor (CPR), criado pela Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Agricultura, implementou uma importante ferramenta eletrônica para assegurar as informações do setor rural.

"A informatização das informações irá contribuir para a construção de um diagnóstico completo, possibilitando a organização do plano de trabalho da Secretaria e eleição de estratégias de ação para o fortalecimento das políticas públicas direcionadas ao setor rural", afirmou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

#Agricultura 09/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Atente-se às próximas datas da realização do Cadastro do Produtor Rural no distrito de São Vicente:

Atente-se às próximas datas da realização do Cadastro do Produtor Rural no distrito de São Vicente:

Dia: 11/05;

Comunidade: Malhada do Boi;

Às 8h, na Igreja local.

Dia 12/05;

Comunidades: Baixa Verde e Posto São Francisco;

Às 8h, na Igreja local.

Dia: 17/05;

Comunidades: Catavento, Pitombeira, Pedra D'água e Malhada Vermelha;

Local: Prédio da Associação do Catavento, às 8h.

#Agricultura 02/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Associação de Professores de Algodão do Estado do Ceará realiza encontro com Agricultores de Icó

A Secretaria de Agricultura esteve na manhã de hoje (2) com o Presidente da Associação dos Produtores de Algodão do Estado do Ceará (APAECE), Airton Carneiro.

Em pauta, foi tratado sobre a garantia da compra do Algodão dos agricultores icoenses e dos serviços de apoio da Associação junto ao Projeto Ouro Branco, a retomada do Algodão no Município de Icó.

"Icó, através da Prefeita Laís Nunes, disponibilizou sementes e insumos como forma de incentivo a retomada do plantio para 100 agricultores", afirmou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

Participaram do encontro: a Agrônomo Francielli do Instituto Sementes, Priscila Rodrigues chefe da Ematerce, Oscarito Ramos Agrônomo da Adagri acompanhado de Willame e Cristiano, Juscelino Leandro Agrônomo da Agricultura acampahado dos Técnicos David, Dias, Glauber, Edigmar, Jamilton e Vanaildo e João Parnaiba Presidente da Federação das Associações Comunitárias.

#Agricultura 02/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó dá início à 1ª Etapa da vacinação contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos de todas as idades

Nesta segunda-feira (2) a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), dá início à Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa em todo o Ceará.

Nesta primeira etapa da Campanha devem ser vacinados os animais de todas as idades, entre bovinos e bubalinos.

"Os criadores terão até o dia 31 de maio para adquirir a vacina nas revendas autorizadas e até o dia 15 de junho para declarar a vacinação do seu rebanho junto a Adagri. A declaração pode ser feita acessando o site da Agência (www.adagri.ce.gov.br), na aba Serviços, no Portal do Produtor, sem a necessidade de deslocamento até a Adagri", explicou o secretário municipal de Icó, Gildomar Gonçalves.

São parceiros da Campanha a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e Secretarias de Agricultura municipais.

#Agricultura 27/04/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS I Encontro de Apicultores será realizado em Icó

Equipe da Secretaria de Agricultura esteve na manhã de hoje (27) na Universidade Vale do Salgado (Univs), para planejar o I Encontro de Apicultores do Município de Icó.

O Encontro terá como tema central "Os benefícios do mel e da própolis para a saúde humana e animal". "Em Icó, temos mais de 100 Apicultores em atividade; na prática tem apresentado o aumento da renda familiar dessas famílias", afirmou o secretário Gildomar Gonçalves.

O encontro será promovido da pela Univs em parceria com a Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Agricultura, Banco do Nordeste Agência de Iguatu e Associação de Apicultores de Icó - AAPI.

O que é Apicultura?

É a ciência, ou arte, de criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia.

O que é atividade apícola?

Consiste na exploração comercial de abelhas para a produção de mel, própolis, pólen e geleia real, isso vai de acordo com escolha do Produtor em determinar a linha de produção.

Estiveram presentes na reunião o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Univs, Dr João Zamae, o Agente de Desenvolvimento do BNB Antônio Carlos, presidente da AAPI, José Humberto e o Apicultor Joaquim Pereira.

#Agricultura 27/04/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Cadastro do Produtor Rural (CPR) realizado com sucesso nesta quinta-feira (27) no Maracanã I, Jorge e Maracanã II.

O CPR, é uma iniciativa da Prefeitura de Icó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, com o intuito de mapear e organizar de forma eficiente os produtores rurais do município e suas potencialidades, de maneira a facilitar a tomada de ações e projetos na área.

#Agricultura 24/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado realizou a validação da Manifestação de Interesse do Projeto São José

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado realizou a validação da Manifestação de Interesse do Projeto São José IV, Fortalecimento das Organizações para o Mercado em Icó na manhã desta quinta-feira (24).

"Estivemos com representantes da Comunidades de KL, Bela Vista e Estreito, com o Técnico da SDA Josimar para validar as informações prestadas na Manifestação de Interesse, realizada no Edital de Chamada Pública 01/2021", explicou o secretário da pasta de Agricultura, Gildomar Gonçalves.

"A Comunidade pleitea a aquisição de um trator mecanizado com todos os implementos agrícolas e a construção de uma unidade de Beneficiamento de Leite", afirmou João Bosco, presidente da Associação.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #SãoJoséIV #Desenvolvimento

#Agricultura 22/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Registros do Cadastro do Produtor Rural realizado hoje (22)

Registros do Cadastro do Produtor Rural realizado hoje (22) na Vila de Lima Campos pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura junto aos agricultores da região.

#PrefeituradeIcó #Icó #agricultura

#Agricultura 22/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS São José IV: Associação do KL e Sítio Bela Vista são selecionados ao Projeto de Fortalecimento para o Mercado
#Agricultura 16/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Registros durante a realização do Cadastro do Produtor Rural (CPR) ontem (15) no Cascudo e distrito de Lima Campos.
#Agricultura 02/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Agricultura conclui Cadastro do Produtor Rural no Distrito de Icozinho

Agricultura conclui Cadastro do Produtor Rural no Distrito de Icozinho

A equipe de Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura concluiu com sucesso o Cadastro do Produtor Rural (CPR) nas Comunidades do Maia, São Bento, Batuque, Oitís e Baixio dos Lourenços nesta terça-feira (2).

O cadastro criado através da aprovação tem como finalidade identificar a capacidade de produção e atuação do homem e a mulher do campo no meio rural.

"A partir do próximo dia 7, daremos início ao Cadastro do Produtor Rural no Distrito Lima Campos. Amanhã (3), o Presidente da Federação João Parnaíba iniciará a mobilização do Cadastro junto às Associações daquele distrito", afirmou Gildomar Gonçalves, Secretário.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #ProdutorRural

#Agricultura 26/01/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Equipe técnica da SEDAGRH participa do Curso de Manejo da Cultura de Algodão

Equipe técnica da SEDAGRH participa do Curso de Manejo da Cultura de Algodão

Equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura participou ontem (25) do Curso de Manejo da Cultura de Algodão, divido em dois módulos: Cadeia Produtiva e Manejo de Solos na Cultura do Algodão; Ecofisiologia e Manejo da Cultura do Algodão.

A capacitação teve como objetivo nivelar o conhecimento de 36 técnicos das Prefeituras Municipais de Icó, Canindé, Itaitira, Irauçuba e Itapajé que participam do Projeto Ouro Branco.

A revitalização da cotonicultura no semiárido nordestino se dá através do projeto extensão da Universidade Federal do Cariri, em parceria com as Prefeituras e a Associação dos Produtores de Algodão do Estado do Ceará.

"Em Icó, a Prefeita Laís Nunes aderiu à demanda de 103 agricultores que realizaram manifestação de interesse através de cadastro da Secretaria Municipal de Agricultura. Será disponibilizado aporte financeiro de R$ 85 mil para aquisição de sementes e insumos para o plantio do Algodão em nosso município", destacou Gildomar Gonçalves, secretário de Agricultura.

O curso foi ministrado pela engenheira agrônoma Francielli Silva, representante da Semilla Sementes; professor da UFCA, Sebastião Cavalcante; coordenador do Projeto Ouro Branco e Airton Carneiro, presidente da Associação dos Produtores de Algodão do Estado do Ceará (APAECE).

#PrefeituradeIcó #Agricultura #ProjetoOuroBranco #UFCA #APAECE

#Agricultura 30/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Nos preparativos para a I Feira da Agricultura Familiar, que acontece no próximo dia 10

Nos preparativos para a I Feira da Agricultura Familiar, que acontece no próximo dia 10, o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves, se reuniu ontem (29) com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura; secretária Sarah Raquel, adjunto Rennan Moreira e coordenador Cláudio Pereira.

"Teremos durante o evento feirantes com cardápio regional e artesãos, participação da Banda Municipal Maestro Gonçalo Farias dos Santos, aprentação dos artistas regionais Eugênio Gonçalves Gouveia e Salgadinho (forró Pé de Serra)", explicou Sarah Raquel.

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #Cultura#FeiraAgriculturaFamiliar

#Agricultura 26/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Jovem da Comunidade do Gama, em Icó, é selecionado para segunda fase do Projeto Produtivo do São José Jovem

Jovem da Comunidade do Gama, em Icó, é selecionado para segunda fase do Projeto Produtivo do São José Jovem

O jovem José Klayverty Lima da Silva, morador do Conjunto Gama, em Icó, foi selecionado para a segunda fase do Projeto Produtivo do São José Jovem, iniciativa do Governo do Estado do Ceará.

José Klayverty defendeu o tema "Melhoramento dos Equipamentos da Fábrica de Polpas de Frutas do Gama e qualificação dos trabalhadores", recebendo orientação e assessoramento na participação e inscrição pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Mais de 1.280 jovens do Ceará realizaram manifestação de interesse junto ao edital São José Jovem; 400 foram classificados para a segunda fase do projeto.

A iniciativa do Governo do Estado investe R$ 4,5 milhões em projetos produtivos, destinando até R$ 15 mil por projeto.

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #SãoJoséJovem #ProjetoProdutivo

#Agricultura 24/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Plano de Ação para a Ovinocaprinocultura é definido em Icó

Plano de Ação para a Ovinocaprinocultura é definido em Icó

Equipe da Secretaria Municipal de Agricultura esteve ontem (23) no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em reunião com o técnico do Banco do Nordeste e coordenador do Projeto de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), Antônio Carlos.

Após várias reuniões, foi definido o Plano Estratégico para a cadeia produtiva da Ovinocaprinocultura no município de Icó, com a participação de agricultores e agricultoras rurais, representantes da Ematerce, Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, membros do Sintraf e Federação das Associações Comunitárias.

Para o secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, a "formação de elos entre os entes federados, instituições e o próprio agricultor da cadeia produtiva da Ovinocaprinocultura tomará daqui pra frente um novo modelo de gestão rural, visando o aumento da rentabilidade da produção".

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #BNB #Ematerce #SindicatosRurais

#Agricultura 24/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó está entre as 39 cidades do Ceará que serão beneficiadas com cisternas de placas

Icó está entre as 39 cidades do Ceará que serão beneficiadas com cisternas de placas

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDA), destacou edital n° 20/2021 para contratação de entidades privadas sem fins lucrativos para implementação da tecnologia social de acesso à agua: cisternas de placa familiar de 16 mil litros para consumo humano em 39 municípios.

"Em Icó, serão beneficiadas 89 famílias de baixa renda, residentes na zona rural e atingidas pela seca ou falta de água regular", destacou Gildomar Gonçalves, secretário municipal de Agricultura.

"É um momento de crise hídrica tão delicada que vivemos, esta ação chega para fortalecer o Programa Municipal Água no Campo, desenvolvido através do apoio da prefeita Laís Nunes e parceria do deputado federal Domingos Neto", afirmou o deputado estadual Oriel Filho.

Foto ilustrativa.

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #CisternasDePlacas

#Agricultura 22/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Visita Institucional O secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, recebeu hoje (22) o vereador Kailton da Sucan.

Visita Institucional

O secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, recebeu hoje (22) o vereador Kailton da Sucan na sede da Secretaria.

"Ele veio acompanhar o fluxo de agricultores no cadastro da Febre Aftosa junto à Adadri sediada na Secretaria de Agricultura e solicitar o trabalho do programa municipal Água no Campo, através da operação Carro-Pipa para comunidades da região do Cruzeirinho e São Vicente", explicou Gildomar Gonçalves.

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #ÁguaNoCampo

#Reunião 15/11/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, reúne agricultores familiares nesta segunda

Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, reúne agricultores familiares nesta segunda-feira (15) para participar da Feira da Agricultura Familiar no próximo dia 10 de dezembro na Ematerce local.

#PrefeituradeIcó #Icó #agricultura #reunião

#Agricultura 25/10/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó participa de reunião de formação do Comitê Regional da Apicultura

Icó participa de reunião de formação do Comitê Regional da Apicultura

Aconteceu no último dia 22, na cidade de Acopiara reunião com secretários municipais, representantes do Banco do Nordeste e apicultores.

"Na oportunidade, iniciamos a formação do Comitê Gestor Regional da Apicultura e tratamos sobre a dinâmica estratégica do programa Prodeter, que tem como finalidade promever e contribuir com o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade econômica das regiões", afirmou o apicultor icoense Joaquim, da Comunidade do Coelho.

"Para tanto definiu um conjunto de normas e critérios que orientam e integram às suas ações em seus territórios de atuação", destacou Antônio Carlos, agente de Desenvolvimento.

O Programa prevê série de melhorias no trato com a forma de lidar com o aumento da produção, considerando os seguintes aspectos.

"Incorporação de novas tecnologias, inseminação artificial e/ou a transferência de ambrioes, fortalecimento da participação do agricultor, promoção de financiamento estruturado das atividades e por fim, a melhoria das condições de vida do homem do campo", destacou o técnico em Agropecuária do Município, José David.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #PRODETER #BancoNordeste

#Aguaévida 22/10/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Representantes da Secretaria de Agricultura de Icó participaram ontem do projeto Jornada das Águas do Governo Federal.

Representantes da Secretaria de Agricultura de Icó participaram ontem do projeto Jornada das Águas do Governo Federal, realizada no município de Russas.

O projeto prevê séria de ações que têm como eixos principais a Infraestrutura, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e social e melhoria da governança com a intenção de emancipar a população do semiárido brasileiro criando as condições para uma convivência digna com a seca.

No terceiro dia da jornada, foi dado o anúncio da obra do Ramal do Salgado, com aplicação de recursos estimados em R$ 600 milhões, onde quatro cidades cearenses serão beneficiadas, como Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira e Cedro.

Um novo marco para a história hídrica será marcada no futuro próximo, através da otimização do uso da água, segurança hídrica, investimentos para projetos de Revitalização e desenvolvimento econômico e social.

"No evento de ontem, Icó foi destaque com apresentação de vídeo do Rio Salgado com a entrevista aos agricultores Carpegiane do GH-1 e Dedé do NH-2, que destacaram a necessidade da água no leito do rio Salgado para a retomada gradual e responsável da produção agrícola@, informou o secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves.

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #RamalDoSalgado #água

#Agricultura 22/10/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS O secretário de Agricultura, esteve no último dia 20 na Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado.

O secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, esteve no último dia 20 na Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, em reunião com assessor do Gabinete do secretário De Assis Diniz, em Fortaleza.

Na ocasião foi tratada a inclusão do Município de Icó nas Rotas da Fruticultura, Mel, Bovinocultura de Leite e Rota do Cordeiro, além de ter sido protocolado 15 ofícios solicitando à SDA programas, ações e projetos para o desenvolvimento da Agricultura e Pecuária local.

"Outro ponto que tratamos junto ao assessor Júnior, foi a implantação da Feira da Agricultura Familiar em Icó, que acontecerá dia 10 de dezembro próximo. Todo planejamento estrutural, logística e oferta de serviços está sendo trabalhado para enriquecer o evento", explicou Gildomar Gonçalves.

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #SDA

#Agricultura 07/10/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó será contemplado com o Projeto Ramal do Salgado

Icó será contemplado com o Projeto Ramal do Salgado

Representantes da Secretaria de Agricultura recebeu na tarde de hoje (7) equipe de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal nas Comunidades de NH-2 e GH-1 para entrevistar os agricultores/irrigantes Carpegiane Monte e José Moura (Dedé) sobre o projeto Ramal do Salgado.

O peojeto beneficiará diretamente quatro municípios no Ceará: Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira e Cedro e será oficialmente dado ordem de serviço pelo ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, no próximo dia 21 em Lavras da Mangabeira.

O Ramal do Salgado contará com obras, Engenharia do Proprietário, Ambiental, Atualização Fundiária e outros investimentos. R$ 600 milhões serão investidos em todo o projeto, que tem prazo estimado para execução em até 36 meses.

Para os agricultores entrevistados em Icó, o projeto trará de volta o desenvolvimento do Perímetro Irrigado e as áreas ribeirinhas do Rio Salgado, já que infraestrutura e água é o caminho para a produção.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #RamalDoSalgad

#Agricultura 06/10/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura estiveram na manhã de hoje (6) na Fábrica de Fruta Natura e Polpa.

Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura estiveram na manhã de hoje (6) na Fábrica de Fruta Natura e Polpa, no Conjunto Gama, com o gerente do Banco do Nordeste, João Luiz, para reunião no local.

Política de Crédito Rural, resgate da fruticultura irrigada, financiamento para investimentos na Fábrica e Feira da Agricultura familiar foram tema da reunião.

Na oportunidade, o gerente do BNB se colocou à disposição para contribuir para o fortalecimento da fruticultura e do Agronegócio regional.

Para os representantes da Fábrica Jerônimo e José "esse foi um momento importante no processo de retomada da produção no município".

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura

#Agricultura 01/10/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Calendário do Cadastro do Produtor Rural (CPR) para atender o distrito Pedrinhas Serra foi elaborado nesta sexta-feira.

Calendário do Cadastro do Produtor Rural (CPR) para atender o distrito Pedrinhas Serra foi elaborado nesta sexta-feira (1) pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura.

Chico Valério, Mar Pereira e José Bonfim estiveram presentes em reunião com o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves, para elaborar o calendário do cadastro do Produtor Rural do Distrito Pedrinhas na Serra que dará início no próximo dia 5 e deve se estender até o próximo dia 27 de outubro.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #CadastroProdutorRural #Serra

#Agricultura 30/09/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS O distrito Cruzeirinho foi contemplado ontem (28) com Chafariz Comunitário.

O distrito Cruzeirinho foi contemplado ontem (28) com Chafariz Comunitário; a iniciativa faz parte do projeto Água no Campo da Prefeitura Municipal de Icó, através da articulação política dos deputados Domingos Neto (federal) e Oriel Nunes Filho (estadual), com apoio da Funasa.

Diversas comunidades do Cruzeirinho serão beneficiadas com o chafariz.

Acompanharam os serviços a equipe Municipal de Agricultura, os vereadores Kailton e Maria do Cal e os articuladores políticos José Ares e Bebeto.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #ÁguasNoCampo

#Agricultura 30/09/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Concluído com sucesso o Cadastro do Produtor Rural no Perímetro Irrigado - Icó Lima Campos.

Concluído com sucesso o Cadastro do Produtor Rural no Perímetro Irrigado - Icó Lima Campos.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #CadastroProdutorRural

#Aguaévida 22/09/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Projeto Água no Campo: distrito São Vicente é contemplado com chafariz comunitário

Projeto Água no Campo: distrito São Vicente é contemplado com chafariz comunitário

Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura estiveram ontem (21) na Comunidade de Morada Nova para receber mais um chafariz comunitário que irá beneficiar sete comunidades do Distrito com problemas hídricos, como Malhada do Boi, Caldeirão, Caititu, Vila Catavento, Carnaubal, Morada Nova e Maracanã.

A ação se deu através da Prefeitura Municipal Icó, através da articulação do deputado estadual Oriel Nunes Filho e do deputado federal Domingos Neto, por meio da Funasa.

Acompanharam os trabalhos a equipe da Agricultura, Nildevan Ribeiro Articulador Político e o vereador Iatagã Matias.

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #ÁguaNoCampo #Chafariz

#Agricultura 22/09/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Perímetro Irrigado adere ao Cadastro do Produtor Rural em Icó
#Agricultura 01/09/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Projeto Ouro Branco é lançando em Icó nesta quarta-feira (1); confira

Projeto Ouro Branco é lançando em Icó nesta quarta-feira (1); confira

A Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Agricultura, realizou o lançamento do projeto Ouro Branco, no Teatro da Ribeira dos Icós com a presença de autoridades locais e produtores rurais.

"O projeto é uma parceria da Universidade Federal do Cariri com a Prefeitura Municipal de Icó através da Secretaria de Agricultura, Banco do Nordeste, Associações e entidades afins com o objetivo de contribuir para a difusão de cadeias produtivas que promovam o Desenvolvimento Sustentável do Município de Icó", destacou o professor e coordenador do Projeto Rondon e do Programa de Revitalização da Cultura de Algodão, Sebastião Cavalcante de Sousa.

Para o Secretário Municipal de Agricultura, Gildomar Gonçalves, "este foi momento rico para a retomada da economia local e o fortalecimento da agricultura familiar e contatos com o total apoio da prefeita Laís Nunes na retomada do Algodão em nosso município".

Representando a prefeita Laís Nunes, o procurador do Município, Dr. Fabrício Moreira, falou que nos anos 1980, o "Icó e a região viveram tempos áureos com a cultura do algodão, que gerava riquezas, emprego e renda, porém, foi destruída pelo bizouro bicudo, pois não tinha tecnologia para cessar o ataque ao algodão. Hoje tem".

Compareceram ao evento, além do professor Sebastião Cavalcante da Universidade Federal do Cariri, Dr. Fabrício Moreira representando a Prefeita Laís Nunes, Josefa Maria Francielli do Instituto Sementes e Biotecnologia, João Luís Gerente do Banco do Nordeste Agência de Iguatu; Rosa Pinheiro, Presidente da CDL, Vereadora Maria do Cal; Alãnia Alves, Ouvidora Municipal.

Estiveram também Juscelino Leandro, Agrônomo acompanhado de toda equipe da Agricultura, Francisco Oscarito e Maria Hermeline da Adagri, Sérgio Andrade da Ematerce, João Parnaíba, Presidente da Federação; Ana Glessy, Assessora de Relações Institucionais e Getúlio Oliveira, Advogado da Câmara Municipal de Icó, além de lideranças Comunitárias, Presidentes de Associações e Articuladores Políticos; Jefferson e Efigênia da Sudema e o Diretor COTRAN, Tenente-PM Matias da Silva.

Fotos: Perpétua Sousa.

#PrefeituraIcó #Agricultura #UFCA #BNB #ProjetoOuro Branco #RetomadaAlgoão

#Aguaévida 31/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS A limpeza de poços e instalação de chafariz comunitário estão sendo realizados no distrito São Vicente e Icozinho.

A limpeza de poços e instalação de chafariz comunitário estão sendo realizados no distrito São Vicente e Icozinho sob orientação da Secretaria Municipal de Agricultura.

"Duas equipes realizam agenda de trabalho na operação de poços, nesse momento estamos trabalhando na Região de São Vicente com limpeza de Poços e na Região de Icozinho com Instalação de Chafariz comunitário", explicou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #ÁguanoCampo

#Agricultura 31/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS A Prefeitura de Icó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, lança amanhã (1) o Projeto Ouro.

A Prefeitura de Icó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, lança amanhã (1) o Projeto Ouro, a partir das 8h, no Teatro da Ribeira dos Icós.

"A iniciativa é da Universidade Federal do Cariri, em parceria com o Município e com apoio financeiro do Banco do Nordeste. Juntos iremos implementar unidades demonstrativas de cotonicultura em todas as regiões do setor rural de Icó", destacou a prefeita Laís Nunes.

Projeto Ouro Branco

"O objetivo do projeto é difundir as cadeias produtivas para promover o desenvolvimento sustentável em Icó, através de parceria entre instituições de ensino superior, Associação dos Produtores de Algodão do Estado do Ceará, Prefeitura, órgãos afins e associações comunitárias para o incremento da geração de emprego e renda", explicou o icoense professor da UFCA Sebastião Cavalcante de Sousa, coordenador do projeto.

A iniciativa contará com a difusão tecnológica e formação de multiplicadores em cotonicultura agroecológica, com fundamentação participativa entre os envolvidos.

"Estabelecimento da equipe técnica, mapeamento das equipes, palestras de sensibilização treinamento e oficinas, aquisição de insumos e preparo de solo serão alguns elementos do cronograma de execução do Programa", afirmou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #RetomadaAlgodão #Produtividade

#Aguaévida 30/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Operação Carro Pipa em Icó fortalece projeto Água no Campo

Operação Carro Pipa em Icó fortalece projeto Água no Campo

Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura estiveram no último sábado (28) na Comunidade do Conjunto NH-3, com três carros pipas para atender todos os moradores com abastecimento de água potável.

Segundo a Defesa Civil Municipal, a comunidade do NH-2 passa por grave crise hídrica, assim como várias comunidades da municipalidade.

"A prefeita Laís Nunes e o deputado estadual Oriel Nunes Filho já encaminharam ao Governo do Estado manifestação para agilizar a perfuração de poços", afirmou o secretário Gildomar Gonçalves.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #DefesaCivil #ÁguaParaTodos

#Agricultura 27/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Projeto de peixamento do Governo do Estado realiza povoamento de alevinos em açudes comunitários de Icó.

Projeto de peixamento do Governo do Estado realiza povoamento de alevinos em açudes comunitários de Icó e reforça Programa Alimentar Bem da Prefeitura Municipal

Representantes da Prefeitura Municipal e Secretaria de Agricultura de Icó estiveram na manhã de hoje (27) no Açude Lima Campos para receber a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o engenheiro de Pesca, Taffarel Rodrigues Fernandes e o técnico em Aquicultura, Antônio Carlos Teixeira.

"Na oportunidade, foi executado o Projeto Alimentar Bem, com a distribuição de 40 mil alevinos em 27 açudes Comunitários do Município de Icó, a fim de fortalecer a política alimentar e nutricional, além da renda familiar dos ribeirinhas", destacou o secretário Gildomar Gonçalves.

Estiveram presentes o procurador do município, Dr. Fabrício Moreira, João Parnaíba, presidente da Federação das Associações; articuladores Políticos Comunitários, Raimundo Nonato do Sintraf, Vereador Iatagã Matias e Presidentes de Associações.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #Peixamento #AçudesComunitário

#Agricultura 26/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Lideranças Comunitárias do Distrito Pedrinhas discutem estratégias para o Garantia Safra 2021/2022

Lideranças Comunitárias do Distrito Pedrinhas discutem estratégias para o Garantia Safra 2021/2022

Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura estiveram na manhã de hoje (26) na Comunidade Santana em reunião com Lideranças Comunitárias da Região Pedrinhas.

Para o presidente da Associação, José Bonfim, o momento foi muito oportuno para tirar as dúvidas e traçar estratégias para melhorar essa importante política social do meio rural.

Os técnicos Geraldo Monteiro e José Juvino (Ematerce), João Parnaíba, presidente da Federação e Gildomar Gonçalves, secretário Municipal de Agricultura lideram a reunião.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #Ematerce #GarantiaSafra

#Agricultura 24/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Projeto Alimentar Bem recebe 40 mil alevinos para peixamento nos açudes comunitários

Projeto Alimentar Bem recebe 40 mil alevinos para peixamento nos açudes comunitários

A Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos, recebe na próxima sexta-feira (27) 40 mil alevinos para repovoamento dos reservatórios públicos, proporcionando a melhoria na atividade pesqueira, renda e alimentação saudável às famílias das comunidades ribeirinhas.

O Projeto Peixamento é desenvolvido pelo Governo do Estado e atenderá as Comunidades de Lima Campos, Tatajuba, Malhada Vermelha, Bom Lugar, Cascudo, Mucururé, Umari, Forquilha de Lima Campos, São Luiz, Jenipapeiro, Poço Comprido, Carnaubinha, Forquilha dos Batistas, Coelho, Boqueirão, Saco de São Pedro, Loreto, Bertioga, Santo Antônio, Malhada Grande, Caldeirão, Pirombeira, Varzinha, Cacimbas, KL, Assentamento Chico Mendes, Nova Vida e Galinhas.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #GovernoEstado #Peixamento

#Agricultura 23/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó lança Programa de Revitalização da Cultura do Algodão no próximo dia 25

Icó lança Programa de Revitalização da Cultura do Algodão no próximo dia 25

A Prefeitura de Icó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, vai lançar o Projeto Ouro Branco no próximo dia 25, a partir das 8h, no Teatro da Ribeira dos Icós.

"A iniciativa é da Universidade Federal do Cariri, em parceria com o Município e com apoio financeiro do Banco do Nordeste. Juntos iremos implementar unidades demonstrativas de cotonicultura em todas as regiões do setor rural de Icó", destacou a prefeita Laís Nunes.

Projeto Ouro Branco

"O objetivo do projeto é difundir as cadeias produtivas para promover o desenvolvimento sustentável em Icó, através de parceria entre instituições de ensino superior, Associação dos Produtores de Algodão do Estado do Ceará, Prefeitura, órgãos afins e associações comunitárias para o incremento da geração de emprego e renda", explicou o icoense professor da UFCA Sebastião Cavalcante de Sousa, coordenador do projeto.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #RetomadaAlgodão #Produtividade

#Agricultura 23/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Registros da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura nesta segunda-feira (23), no Assentamento Chico Mendes

Registros da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura nesta segunda-feira (23), no Assentamento Chico Mendes, para aplicação do Cadastro do Produtor Rural (CPR).

#PrefeituradeIcó #Agricultura #CadastroProdutorRural

#Agricultura 20/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó lança Programa de Revitalização da Cultura do Algodão no próximo dia 25
#Agricultura 19/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Lideranças Comunitárias do Distrito de Lima Campos discutem plano do Garantia Safra

Lideranças Comunitárias do Distrito de Lima Campos discutem plano do Garantia Safra e propostas para o Plano Plurianual 2020/2025 nesta quinta-feira (19).

#PrefeituradeIcó #Agricultura #Ematerce #Comunidades

#Agricultura 18/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Cadastro do Produtor Rural (CPR) criado pela Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Agricultura.

Comunidades de Marizeira, Conceição, Manga, Extrema Esquerda e Barra do Rio realizam hoje (18) o Cadastro do Produtor Rural (CPR) criado pela Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Agricultura.

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #CPR

#Agricultura 18/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Região de Icozinho discute propostas para o Plano Plurianual 2022/2025 nessa terça-feira (17)

Região de Icozinho discute propostas para o Plano Plurianual 2022/2025 nessa terça-feira (17) e mobiliza lideranças Comunitárias para atuarem na logística do Garantia Safra 2021/2022.

O Presidente da Federação das Associações João Parnaíba e Francisco Alencar da Ematerce lideram os trabalhos.

#PrefeituradeIcó #Agricultura

#PPA #GarantiaSafra

#Agricultura 17/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Secretaria de Agricultura ressalta importância da Regularização Fundiária pelo Idace.

Secretaria de Agricultura ressalta importância da Regularização Fundiária pelo Idace

O secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, recebeu na manhã de hoje (17) o assessor da Superintendência do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Francisco De Assis.

Segundo o assessor do Idace, Icó foi contemplado com 5.430 Títulos de Terra; desses faltam entregar 827.

"Recebemos uma relação para checagem com 360 nomes, dos quais precisamos identificar as pessoas que faleceram, viajaram, as que venderam a sua propriedade e/ou as que realmente ainda desejam receber a sua titularidade", informou.

"Já a demanda de 467 são pessoas que precisam ser identificadas e que não foram notificadas pelo Município e nem pelo Idace. Iremos fazer uma força tarefa para identificar os beneficiários, retirar as pendências e encaminhar ao Idade para a Emissão da Titularidade", destacou Gildomar Gonçalves.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #Idace #TítutosTerra

#Agricultura 16/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Confira o Calendário de Aplicação do Cadastro do Produtor Rural (CPR) nesta semana:

Confira o Calendário de Aplicação do Cadastro do Produtor Rural (CPR) nesta semana:

#Agricultura 13/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Secretaria de Agricultura realiza visita técnica ao Sítio Roncadeira em investimento de criação de Ave Caipira

Secretaria de Agricultura realiza visita técnica ao Sítio Roncadeira em investimento de criação de Ave Caipira

Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura estiveram na manhã de hoje (13) no Sítio Dona Elsa, na Comunidade de Roncadeira, para realizar visita técnica ao investimento agrícola em Avicultura de Postura e Corte do agricultor Francisco Joseano Pereira.

Segundo o profissional, o planteo comporta 400 aves e já tem idade de 5 meses, com perspectiva de Postura do plantéo para o mês de setembro.

As raças carijó, embrapa 05 e GLH compõem o plantéo, as aves são criadas no sistema semi intensivo, livre de gaiolas o que garante a qualidade da produção.

Na oportunidade, o técnico em Agropecuária do Município, José David, orientou o agricultor na melhoria do manejo, pastejo rotacionado e aplicou o Cadastro do Produtor Rural e encaminhou a solicitação do Selo de Inspeção Municipal (SIM).

#PrefeituradeIcó #Agricultura #Avicultura #DesenvolvimentoSustentável

#Agricultura 12/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Ematerce e Secretaria de Agricultura lançam Calendário de Reuniões do Garantia Safra 2021/2022

Ematerce e Secretaria de Agricultura lançam Calendário de Reuniões do Garantia Safra 2021/2022

Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura estiveram na manhã de hoje (12) com a equipe Ematerce Icó (chefe Pricila Rodrigues e técnico Francisco Pereira de Alencar) para elaborar o Calendário de Reuniões do Garantia Safra exercício 2021/2022.

O que é Garantia Safra?

É uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da AgriculturaFamiliar (Pronaf) e vinculado ao MAPA, executado

em parceria com os Estados, Municípios e agricultores familiares.

Seu objetivo é garantir a sobrevivência dos agricultores familiares em casos de perda da Safra, por excesso ou falta de chuvas, com registro de perdas da produção igual ou superior a 50%.

Quem tem direito ao benefício?

Agricultores familiares que tenham a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, ter renda família mensal de no máximo um salário mínimo e meio e plantar entre 0,6 a 5,0 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #Ematerce #GarantiaSafra

#Agricultura 09/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Atenção, produtor rural!

Atenção, produtor rural!

O Cadastro do Produtor Rural (CPR) segue a seguinte programação nesta semana:

Terça-feira (10/08) - Comunidade de Jenipapeiro na Escola local;

Quarta-feira (11/08) - Comunidade de Forquilha dos Batistas na Escola local.

Fique atento!

#PrefeituradeIcó #Icó #produtorrural #agricultura

#Agricultura 05/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Georeferenciamento de poços profundos é realizado com sucesso em Icó

Georeferenciamento de poços profundos é realizado com sucesso em Icó

Mais de 40 poços profundos foram georeferenciados pela equipe da Funasa no município de Icó.

A ação liderada pelo Município e deliberada pelos deputados Oriel Filho e Domingos Neto veio fortalecer o Programa Municipal Água Potável.

"No segundo momento, será realizada a limpeza dos poços e em seguida a instalação dos chafarizes comunitários", destacou o secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos, Gildomar Gonçalves.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #PoçosProfundos #Comunidades

#Agricultura 05/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS O Cadastro do Produtor Rural criado pela Prefeitura Municipal tem reconhecimento do homem e da mulher do campo em Icó.

O Cadastro do Produtor Rural criado pela Prefeitura Municipal tem reconhecimento do homem e da mulher do campo em Icó.

"Nossa equipe hoje se encontra na Comunidade de Salgadinho realizando o Cadastro do Produtor Rural. Agora teremos condições de conhecer as potencialidades, vocações e os diversos segmentos das cadeias produtivas da zona rural. E a partir desse banco de dados que iremos aplicar com eficiência o nosso plano de trabalho para a Agricultura", destacou o secretário Gildomar Gonçalves.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #CadastroProdutorRural

#Agricultura 04/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó mobiliza produtores rurais para participar do Programa de Desenvolvimento Territorial.

Icó mobiliza produtores rurais para participar do Programa de Desenvolvimento Territorial

A Secretaria Municipal de Agricultura esteve ontem (3) na Comunidade de Forquilha dos Batistas em reunião com Produtores Rurais de Ovinocaprinocultura para mobilizar a participação no Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Governo Federal, executado pelo Banco do Nordeste e pasta Municipal.

O Prodeter é uma estratégia do BNB para contribuir com o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade econômica da agricultura familiar.

"No próximo dia próximo 9, a partir das 9h, teremos a nossa primeira reunião com o grupo da cadeia produtiva de Ovinocaprinocultura. Será um momento rico e oportuno para o fortalecimento dessa cadeia produtiva", afirmou Gildomar Gonçalves.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #PRODETER #BancoNordeste

#Agricultura 04/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS equipes da Secretaria de Agricultura, Sisar, Cagece e geólogos estiveram na Comunidade do Conjunto M.

Na tarde de ontem (3), equipes da Secretaria de Agricultura, Sisar, Cagece e geólogos estiveram na Comunidade do Conjunto M para realizar estudo geofísico em quatro locais da região.

A proposta é realizar a perfuração de Poços Profundos para resolver a situação de abastecimento de água para o consumo humano.

Acompanharam a visita o presidente da Associação Edinaldo Silva e o vereador Iatagã Matias.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #Sisar #Cagece

#Agricultura 02/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Prefeitura Municipal de Icó vai comprar produtos da Agricultura Familiar para a Merenda Escolar.

Prefeitura Municipal de Icó vai comprar produtos da Agricultura Familiar para a Merenda Escolar

As Secretarias Municipais de Agricultura e de Educação estiveram na manhã de hoje (2) em reunião com agricultores familiares do Município de Icó, orientando sobre a Chamada Pública para a compra de Produtos da Agricultura Familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

"Os agricultores apresentaram produtos de diversas cadeias produtivas. Ao final, eles realizaram a doação dos alimentos à Casa de Acolhimento de pessoas em situação de rua", explicou o secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves.

Para a secretária de Educação, Aurineide Amaro, "esse é um momento importante para fortalecer o cardápio alimentar da rede municipal de ensino".

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #Educação #CardápioNutricional

#Agricultura 02/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS A Secretaria Municipal de Agricultura esteve na manhã de hoje (2) na comunidade de Carnaubinha.

A Secretaria Municipal de Agricultura esteve na manhã de hoje (2) na comunidade de Carnaubinha com a equipe de técnicos em Agropecuária para realizar o cadastramento de agricultores junto ao Cadastro do Produtor Rural (CPR).

"O cadastro tem como finalidade conhecer as potencialidades agrícola e pecuária através das cadeias produtivas de todo o nosso município", explicou o secretário Gildomar Gonçalves.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #CPR

#Agricultura 29/07/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Prefeitura de Icó investe em operação hídrica

Prefeitura de Icó investe em operação hídrica

A Prefeitura de Icó, em articulação com o deputado estadual Oriel Filho e o federal Domingos Neto, conseguiu com a Funasa a retomada do Projeto Água Potável no Município, acompanhado pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos.

"Mais de 44 poços estão sendo georeferenciados em toda a região e os próximos passos serão a limpeza dos poços e instalação de chafariz comunitário", afirmou o secretário Gildomar Gonçalves.

Ontem (28), foram realizados os trabalhos na região Capim Pubo, Icozinho e parte do Cruzeirinho. Acompanharam a equipe da Funasa o assessor parlamentar do deputado Oriel Filho Júnior Dantas, e os vereadores Marconier Mota, Kailton, Maria do Cal e os articuladores do município, José Mota, Carlos Henrique, José Ares e Bebeto.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #SAAE #Funasa #água

#Agricultura 28/07/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS 28 de julho é Dia do Agricultor. Parabéns a todos os profissionais!

28 de julho é Dia do Agricultor. Parabéns a todos os profissionais que plantam, cultivam e colhem prosperidade!

#PrefeituradeIcó #Icó #agricultura #DiadoAgricultor

#Agricultura 19/07/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Produtor rural, Se você produz e comercializa produtos de origem animal, faça seu cadastro no Serviço de Inspeção(S.I.M)

Produtor rural,

Se você produz e comercializa produtos de origem animal, faça seu cadastro no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.).

Formalize sua atividade e habilite-se para fornecer produtos ao PAA/PNAE.

Procure a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos para mais informações.

#PrefeituradeIcó #Icó #agricultura #paa #sim

#Agricultura 15/07/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Registros nesta quinta-feira (15) da reunião com os apicultores do Assentamento Bom Lugar na Secretaria de Agricultura.

Registros nesta quinta-feira (15) da reunião com os apicultores Antônio de Sousa Araújo (Roberto) e Gilberto Pereira de Mourão do Assentamento Bom Lugar na Secretaria de Agricultura.

Foi discutida linha de crédito para auxiliar o desenvolvimento da atividade apícola com aquisição de equipamentos e a organização por meio do associativismo rural.

#PrefeituradeIcó #Agricultura

#Apicultores

#Agricultura 13/07/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó bateu recorde na Vacinação contra a febre Aftosa com meta acima de 90% de vacinação do Rebanho Bovino atingida.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Agricultura, Icó bateu recorde na Vacinação contra a febre Aftosa com meta acima de 90% de vacinação do Rebanho Bovino atingida.

A defesa agropecuária é cuidar da saúde animal dos rebanhos, com a parceria formada pela Adagri, Secretaria Municipal de Agricultura, Casas Veterinárias e Criadores

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #Adagri #Vacinação #MetaAlcançada

#Desenvolvimento 12/07/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Município de Icó protocola demanda junto à SDA para beneficiar setores agrícola e pecuária

Município de Icó protocola demanda junto à SDA para beneficiar setores agrícola e pecuária

O deputado Oriel Nunes Filho, acompanhado do secretário municipal de Agricultura e da assessora parlamentar Jequélia Alcântara, esteve hoje (12) em reunião com o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, De Assis Diniz.

"Tratamos do nosso interesse nas ações, programas e projetos vinculados pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) para dar suporte às atividades agrícolas e pecuária no âmbito do território municipal de Icó", explicou o deputado Oriel Nunes Filho.

Regularização fundiária, rotas da fruticultura; mel; leite; ovinocaprinocultura, reserva alimentar, inseminação artificial e outras demandas foram apresentadas e protocolada na SDA.

"Icó tem se destacado na gestão da política agrícola e recebeu as nossas demandas com zelo e prioridade para as devidas deliberações junto as vinculadas da pasta que a gerencia com dedicação e positividade", afirmou o secretário De Assis Diniz.

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #SDA #DesenvolvimentoRural

#Agricultura 12/07/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS PAA de Icó segue com indicadores de crescimento

PAA de Icó segue com indicadores de crescimento

O secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, esteve na manhã de hoje (12) na Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (CODECE), com a coordenadora do PAA, Mônica Macedo.

Em pauta foi tratado da execução do projeto de Aquisição de Alimentos - Doação Simultânea PAA.

"Icó tem um volume de recursos aprovado no montante de R$ 52.500,00, que será executado até agosto próximo. Isso significa mais alimento na mesa das famílias em situação de extrema pobreza e mais renda para o homem do campo", explicou o secretário.

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #PAA #Alimentos

#MerendaNasEscolas 09/07/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação foram recebidas hoje (9) na Secretaria Municipal de Agricultura.

Nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação Anny Ferreira e Vitória Gomes foram recebidas hoje (9) na Secretaria Municipal de Agricultura.

Em pauta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que cumprirá rigorosamente por determinação da prefeita Laís Nunes a compra dos 30% da Merenda Escolar da rede pública municipal aos agricultores da agricultura familiar.

Para a secretária de Educação Aurineide Amaro, o incremento dos produtos da Agricultura Familiar irão fortalecer o cardápio da merenda Escolar com alimentos de alto teor e valor nutritivo.

"A proposta é mobilizar o maior número de agricultores e diversificar a venda de produtos oriundos da agricultura familiar, fator que irá aumentar a questão nutricional e beneficiar o homem do campo com o aumento de sua renda familiar", destacou Gildomar Gonçalves.

#PrefeituraIcó #Agricultura #Educação #PNAE #MerendaEscolar

#Agricultura 03/07/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Defesa Civil Municipal realiza vistoria técnica na Comunidade de São Bento

Defesa Civil Municipal realiza vistoria técnica na Comunidade de São Bento

Representantes da Secretariade Agricultura estiveram ontem (2) em visita técnica na Comunidade de São Bento no Distrito de Icozinho

De acordo com o coordenador Municipal da Defesa Civil, Francisco Hélio, a vistoria demandada pela Comunidade foi para avaliar a estrutura de uma antiga Caixa D'água em desuso, que apresenta grandes fissuras e com risco de agravamento estrutural.

O momento foi oportuno também para orientar sobre a situação de riscos e detalhar algumas ações de prevenção para evitar um possível desastre aos moradores que residem próximo ao equipamento.

"A Defesa Civil é sem dúvida um conjunto de ações preventivas, de socorro assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinada a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população e a restabelecer a normalidade social.", afirmou o coordenador.

#PrefeituradeIcó #Agricultura #DefesaCivil #Comunidade

#Agricultura 03/07/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Prefeitura de Icó investe na Cadeia Produtiva Leiteira e define novo tanque de resfriamento

Prefeitura de Icó investe na Cadeia Produtiva Leiteira e define novo tanque de resfriamento

Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura esteve na manhã de hoje (3) na Comunidade de Forquilha dos Batistas em reunião com Agropecuaristas do Distrito Icozinho e Capim Pubo, em reunião que contou com a honrada presença do Técnico Mariano Peixoto Filho,

Encarregado da Política Leiteira da Betânia.

O fortalecimento da cadeia produtiva Leiteira é uma das estratégias elencadas pela Prefeita Laís Nunes, desenvolvida pela Secretaria de Agricultura. "Este ano é o segundo tanque de Beneficiamento de leite da Betânia que está sendo instalado com o apoio do Município", afirmou o secretário Gildomar Gonçalves.

O Técnico Mariano apresentou a política Leiteira da Betânia e fez elogios à Prefeitura Municipal de Icó em está criando oportunidades e investindo nesse setor tão fundamental na economia local.

Para o Agropecuarista Cláudio Pereira, da Comunidade do Baixio da Roncadeira, esse é um importante momento para o aumento da produção de leite, considerando a garantia da compra com preço satisfatório que irá aumentar significativamente na melhoria da renda familiar.

O criador Antônio Cruz da Mata da Comunidade de Forquilha citou a importância da organização dos agricultores na cadeia produtiva do leite e reconheceu na Betânia uma parceira forte para o desenvolvimento e melhoria da produção.

Esteve também presente na reunião o Gerente da Associação dos Agropecuaristas de Icó, o Senhor Cícero Leandro de Araújo.

#PrefeituraIcó #Agricultura #Betânia #CadeiaProdutiva #Leite

#Agricultura 30/06/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó participa do 1° Dia de Campo da Cultura de Algodão em Iguatu

Icó participa do 1° Dia de Campo da Cultura de Algodão em Iguatu

A Secretaria Municipal de Agricultura participou na manhã de hoje (30) do 1° Dia de Campo do Algodão, em Iguatu, uma alternativa de melhoria na vida do homem rural.

O Dia de Campo foi realizado na propriedade de José Mathias (Eleomar) situada às margens de CE-060. O Município de Iguatu, através da Secretaria de Agricultura, tem incentivado o resgate da produção da cultura do algodão tradicional como forma de fortalecer a Agricultura Familiar e o aumento da renda familiar.

O projeto implementado pela Universidade Federal do Cariri Icó (UFCA) com a participação do professor do curso de Agronomia e coordenador do programa a Volta do Ouro Branco no Estado do Ceará, Dr. Sebastião Cavalcante, e a representante da empresa Semilla Sementes, Dra. Francieli da Silva.

"Por determinação na Prefeita Laís Nunes, o Município de Icó irá participar do projeto da Universidade Federal do Cariri e irá trabalhar junto à equipe da Secretaria de Agricultura para mobilizar e seleção agriculturores com aptidão interessados na retomada da produção de forma responsável e sustentável", afirmou o secretário de Agricultura de Icó, Gildomar Gonçalves.

"Também por orientação da nossa prefeita, iremos fazer o primeiro encontro com os agricultores de Icó para orientar toda logística operacional do projeto, suas condições e viabilidade de produção", destacou.

A BRS 286 é uma cultivar altamente produtiva e possui rendimento de fibra acima de 40%. Sua colheita ocorre entre 140 a 160 dias e as plantas apresentam porte médio a baixo atingindo de 110 a 120 de altura, propícia para o semiárido na modalidade de sequeiro.

Acompanhou a visita, juntamente com o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves, o engenheiro Agrônomo Juscelino Leandro, o técnico em Agropecuária Aurimar Dias e o agricultor José Santana da Comunidade de Cascudo.

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #Algodão

#Aguaévida 18/06/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Defesa Civil do Município visita Comunidade do Minha Casa Minha Vida

Defesa Civil do Município visita Comunidade do Minha Casa Minha Vida

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Francisco Hélio, visitou na manhã de ontem (16) o Conjunto Habitacional Empreendimento Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Expectação para avaliar o calendário de distribuição d'água do Programa Municipal de Operação Carro-Pipa.

Para o coordenador da COMDEC, o calendário de execução de distribuição de água potável está sendo constante e será encaminhado ao Gabinete da Prefeita Laís Nunes sugestão qualitativa para melhorar a qualidade do serviço ali prestado.

Estiveram presentes os atores locais da Comunidade Habitacional, Albilino Pinheiro, Pedro dos Santos e Marcos Gonçalves.

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #DefesaCivil #ÁguaParaTodos

#Agricultura 15/06/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Secretaria de Agricultura e Sebrae discutem plano estratégico de apoio para Cadeias Produtivas do Setor Rural de Icó

Secretaria de Agricultura e Sebrae discutem plano estratégico de apoio para Cadeias Produtivas do Setor Rural de Icó

Recebemos na manhã de hoje (15) o analista técnico do Sebrae Regional Centro Sul/Vale do Salgado Talles Teixeira.

Na oportunidade falamos da capacidade do Agronegócio no meio rural, através das cadeias produtivas da Bovinocultura de Leite, Ovinocaprinocultura, Suinocultura, Avicultura e Apicultura.

"A proposta do Sebrae é trabalhar com Consultoria, Orientação e Capacitação Técnica e iremos finalizar até dezembro o Cadastro do Produtor Rural; quantificar a evolução da capacidade agrícola e pecuária e formar grupos organizados que queiram melhorar a sua capacidade de produção e economia familiar", afirmou o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves.

"A prefeita Laís Nunes, através da assessora de Desenvolvimento Econômico do Município, Ana Glessy, já vem desenvolvendo uma pauta para fortalecer as cadeias produtivas do Município", finalizou.

#PrefeituraIcó #Agricultura Sebrae #Desenvolvimento

#Saúde 14/06/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS I Cadastrar Digital da Agricultura contra o Covid-19 acontece neste sábado (14); confira

I Cadastrar Digital da Agricultura contra o Covid-19 acontece neste sábado (14); confira

A Secretaria Municipal de Agricultura lançará no próximo sábado (19) o I

Cadastrar Digital da Agricultura contra a Covid-19.

Na oportunidade, agricultores e pessoas com dificuldade de acesso à base digital terão acesso ao cadastro e agendamento da vacinação contra o Covid-19.

A ação será realizada das 7h às 15h, na Secretaria de Agricultura (localizada na avenida Ilídio Sampaio, n° 2036, próximo à Câmara de Vereadores), em parceria com digitais influencer do município e apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde e Arthur Farma.

#Agricultura 27/05/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS #AçãoIntersetorial
#Agricultura 25/05/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Hoje é Dia do Trabalhador Rural!

Hoje é Dia do Trabalhador Rural!

Parabéns a todos os profissionais do campo; é o seu suor no dia a dia que sustenta o País!

#PrefeituradeIcó #Icó #agricultura #trabalhadorrural

#Agricultura 15/05/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Reunião de planejamento estratégico visa retomada do plantio no Perímetro Irrigado de Icó

Reunião de planejamento estratégico visa retomada do plantio no Perímetro Irrigado de Icó

Estivemos na manhã de hoje (14) com produtores rurais do Perímetro Irrigado - Zona I. Em pauta a discussão da retomada dos plantios temporários de forma responsável e sustentável, como cultivo de feijão, milho e segurança alimentar dos rebanhos (pastagens).

Na reunião tivemos a participação dos Irrigantes de Luis Antônio (Alfa), Alexsandro Fabrício (Santa Cecília), Francisco Canidé (Posto Agrícola), Roberto Santana (Beta), Edilberto Amâncio (Alfa).

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #PerímetroIrrigado #ProducãoAgrícola

#Agricultura 15/05/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Febre Aftosa: Icó realiza vacinação Assistida em Rebanho Bovino

Febre Aftosa: Icó realiza vacinação Assistida em Rebanho Bovino

Equipe da Secretaria Municipal de Agricultura esteve no último dia (11), juntamente com a equipe da Adagri Icó (veterinária Hermelline Ribeiro, Willame Lopes e o servidor José Francisco Lima - Dedé) nas propriedades dos senhores Arleudo Rodrigues e Valdemiro Octaviano no Sítio Cruzeirinho, para realizar a vacinação Assistida da Febre Aftosa.

A Vacinação contra Febre Aftosa do Rebanho bovino iniciou dia 3 de maio e se estende até o dia 1° de junho.

O que é febre Aftosa?

É uma doença causada por vírus que pode contaminar rapidamente todos os rebanhos de cascos fendidos.

A primeira dose em maio para todos os animais e a segunda em novembro, somente para animais de até 2 anos.

Conheça os principais sintomas da Aftosa:

* Febre muito alta;

* Perda de peso;

* Feridas na boca, cascos e tetas;

* Queda na produção;

* Saliva abundante;

* Dificuldade na alimentação e na movimentação;

* Pelos arrepiados.

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #Adagri #Vacinação #FebreAftosa

#Agricultura 11/05/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Vacinação contra Febre Aftosa: confira o calendário

Vacinação contra Febre Aftosa: confira o calendário

O calendário de vacinação contra a Febre Aftosa início na última semana e se estende até o dia 1 de junho. O criador deve comparecer à Adagri, localizada na Secretaria de Agricultura, na avenida Ilídio Sampaio, n°: 2036, munido de CPF e cópia da nota fiscal da vacina para que a equipe do órgão possa fornecer a Declaração de Vacinação e Atualização Cadastral.

O que é febre Aftosa?

É uma doença causada por um vírus que pode contaminar rapidamente todos os rebanhos de cascos fendidos.

A primeira dose em maio para todos os animais e a segunda em novembro, somente para animais de até 2 anos. "Assim, você garante a segurança do seu rebanho, evitando prejuízos e ajudando o município a se manter como zona livre da doença", destacou a supervisira Regional Centro-Sul e do Núcleo Adagri Icó, a vterinária Dra. Maria Hermelline Ribeiro.

Conheça os principais sintomas da Aftosa:

* Febre muito alta

* Perda de peso

* Feridas na boca, cascos e tetas

* Queda na produção

* Saliva abundante

* Dificuldade na alimentação e na movimentação

* Pelos arrepiados

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #Adagri #Vacinação #FebreAftosa

#Agricultura 30/03/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó destina mais de R$ 100 mil ao Garantia Safra 2020-2021

Icó destina mais de R$ 100 mil ao Garantia Safra 2020-2021

O Município de Icó vai destinar R$ 110.262 em contrapartida junto ao Programa Garantia Safra.

O valor empenhado deve atender despesas junto ao Fundo Garantia Safra (FGS), relativo à safra 2020/2021, contemplando 2.162 agricultores que aderiram ao Programa, e também deverá ser pago em 6 parcelas mensais.

O Garantia Safra é uma ação compartilhada entre o Governo Federal, Estado, Município e o agricultor familiar.

O programa tem como finalidade garantir o benefício financeiro, caso haja perca da safra devido o fenômeno da estiagem ou excesso das chuvas.

#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #GarantiaSafra

#Agricultura 29/03/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Agricultores de Icó acreditam em uma melhora no cenário da Agricultura Familiar no Município.

Com a quadra Invernosa 2021, agricultores de Icó acreditam em uma melhora no cenário da Agricultura Familiar no Município.

A prática se caracteriza pelo cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão de obra, essencialmente, o núcleo familiar, o que também se caracteriza como Agricultura de Subsistência, através da produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, da sua família e da comunidade em que está inserido.

O cultivo do milho, feijão e agora a retomada do arroz na região do Perímetro Irrigado reforça a prática rural dos agricultores familiares no nosso Município.

#PrefeituraIcó #Agricultura #Safra

#Agricultura 24/03/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos de Icó - CE

Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos de Icó - CE

4toS poensogrhaehd ·

#DemandaInstitucional

A Rede de Saúde Mental de Icó solicitou a inclusão dos equipamentos Terapêuticos no recebimento dos produtos da Agricultura Familiar em reunião na manhã de hoje (24).

Por determinação da prefeita Laís Nunes, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) deve ser intensificado nesta nova Gestão, aumentando o credenciamento de novas instituições e fortalecendo a compra dos produtos da agricultura familiar.

Na foto: a coordenadora da Residência Terapêutica Cleodiana Rocha e a enfermeira da Rede CAPS, Sâmea Rolim.

#PrefeituradeIcó #Icó #RedeTerapêutica #Agricultura

#Agricultura 19/03/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Nova remessa de alimentos do PAA, oriundos da Agricultura Familiar, é entregue nesta quarta-feira (17)

Nova remessa de alimentos do PAA, oriundos da Agricultura Familiar, é entregue nesta quarta-feira (17)

A Prefeitura de Icó, através da Secretaria de Agricultura, realizou a entrega de alimentos de alta qualidade, oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) a instituições credenciadas no projeto na manhã de hoje (17).

Alimentos como arroz, mel, banana, goiaba, bolo, pamonha, feijão e ovo caipira, produzidos por agricultores familiares de Icó foram entregues para quatro instituições inscritas no projeto.

"Além de ser uma conquista, é mais um compromisso firmado pela prefeita Laís Nunes com os produtores que atuam na Agricultura Familiar e com as instituições socioassistenciais. É uma forma de gerar renda para esses trabalhadores e suprir o deficit nutricional dessas instituições", afirmou o secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves.

#PrefeituradeIcó #Icó #agricultura #paa #alimentos

#Agricultura 04/06/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS A campanha de vacinação será em duas etapas: meses junho e novembro do corrente ano.

A campanha de vacinação será em duas etapas: meses junho e novembro do corrente ano.

A intenção é que em cada etapa da campanha seja imunizado no mínimo 90% do rebanho.

Aqui no município o escritório da ADAGRI fica localizado ao lado da Emater e mantém parceria com a Prefeitura Municipal de Icó através da secretaria de agricultura e recursos hídricos.

#PoçosProfundos 20/02/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Limpeza de poço profundo na comunidade rural do Alfa é realizada nesta terça-feira.

Limpeza de poço profundo na comunidade rural do Alfa é realizada nesta terça-feira (28)

O secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Edilberto Amâncio, acompanha na manhã de hoje (28) o processo de limpeza do poço profundo da comunidade rural do Alfa - Perímetro Irrigado de Icó Lima Campos.

Até a segunda semana de fevereiro, a equipe de instalação chegará para concluir o serviço. Este poço é mais uma conquista da prefeita Laís Nunes em parceria com Governo do Estado do Ceará.

"Nesta etapa também serão limpos os poços profundos do Conjunto Gama(Perímetro Irrigado) e Malhada Vermelha(Distrito de Lima Campos)", afirmou Edilberto.

#PrefeituradeIcó #Ico #CidadeFeliz #GestãoLaísNunes #poçosprofundos

#PoçosProfundos 11/02/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Conjuntos Gama e Alfa, em Icó, têm instalação de poços profundos nesta terça-feira (11)

Conjuntos Gama e Alfa, em Icó, têm instalação de poços profundos nesta terça-feira (11)

Nesta terça-feira (11), o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Icó, Edilberto Amâncio, por designação da prefeita Laís Nunes acompanha a instalação dos poços profundos dos conjuntos Gama e Alfa.

"Com a instalação dos equipamentos, as comunidades ficarão mais tranquilas devido à preocupação com a estiagem", afirmou Edilberto Amâncio.

Os poços profundos são mais conquistas da Prefeita Laís Nunes em parceria com o Governo do Estado do Ceará.

#PrefeituradeIcó #Icó #CidadeFeliz #GestãoLaísNunes #poçoprofundo

#PoçosProfundos 18/01/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Poço Profundo para o Assentamento Macapá Poço Profundo para o Assentamento Macapá

Na manhã deste sábado (18) a equipe da Prospectus Nordeste esteve no Assentamento Macapá, distrito de Cruzeirinho, em Icó, por designação da prefeita Laís Nunes, realizando estudo geofísico para perfuração de poço profundo para a comunidade.

O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Edilberto Amâncio e o líder comunitário Berlanio, estão dando suporte à equipe.

#PrefeituradeIcó #Icó #CidadeFeliz #GestãoLaísNunes #poçoprofundo
#Agricultura 15/01/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Icó: sementes do programa Hora de Plantar começam a ser entregues nesta quarta-feira dia 15. Icó: sementes do programa Hora de Plantar começam a ser entregues nesta quarta-feira (15)

O secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos de Icó, Edilberto Amâncio, informou que começa nesta quarta-feira (15) a distribuição de sementes selecionadas do programa Hora de Plantar, a partir das 7h, na sede da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

O clima é de expectativa entre os agricultores. Terão prioridades quem estiver com o comprovante em dia.

De acordo com Edilberto, os produtores estão confiantes que neste ano as chuvas serão favoráveis à produção agrícola de sequeiro. “A maioria está esperando boas chuvas que já estão começando em várias localidades”, afirmou.

Serviço

Entrega de sementes selecionadas no programa Hora de Plantar

Dia: Nesta quarta-feira (15);
Local: sede da Ematerce, localizasa no bairro Centro Gerencial, o lado da sede do DNOCS de Icó;
Horário: a partir das 7h.
#PoçosProfundos 15/01/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Estudo geofísico para perfuração de poço profundo é realizado nesta quarta (15) no Sítio Ingazeira, em Icó. Estudo geofísico para perfuração de poço profundo é realizado nesta quarta (15) no Sítio Ingazeira, em Icó

Por designação da prefeita Laís Nunes, a empresa Prospectus Nordeste, prestadora de serviço do Governo do Estado, e o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Edilberto Amâncio, estiveram na manhã de hoje (15) no Sítio Ingazeira, região serrana de Icó.

O objetivo foi realizar estudos geofísicos para marcação de um local para perfuração de poço profundo.

Estiveram presentes o líder político Eliseu Amâncio, a presidente da Associação Comunitária do Sítio Ingazeira, Marcycleide Rodrigues, o presidente da Associação Comunitária do Sítio Santana, José Bonfim e o líder comunitário José de Piçoco.

"Esta é mais uma conquista da prefeita Laís Nunes junto ao Governo do Estado do Ceará e, sem dúvidas, irá ajudar as famílias desta região", afirmou Edilberto Amâncio.

#PrefeituradeIcó #Icó #CidadeFeliz #GestãoLaísNunes #poçoprofundo #ÁguaParaTodos
#Município 10/01/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Sementes do Programa Hora de Plantar serão entregues em Icó nesta terça-feira. Sementes do Programa Hora de Plantar serão entregues em Icó nesta terça-feira (14)

As sementes do programa Hora de Plantar serão entregues aos agricultores cadastrados de Icó na próxima terça-feira (14).

O projeto é do Governo do Estado e conta com a parceria do município de Icó através da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará (EMATER) e Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos.

O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Edilberto Amâncio, informa que a entrega das sementes ocorrerá no escritório do EMATER de Icó a partir das 7h.

"Que Deus nos abençoe com muitas chuvas para que tenhamos boa safra", complementou.

#PrefeituradeIcó #Icó #CidadeFeliz #GestãoLaísNunes #HoradePlantar #agricultura
#PoçosProfundos 20/12/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Estudos geofísicos são realizados no Alto da Várzea, em Icozinho, para marcação de poço profundo

Estudos geofísicos são realizados no Alto da Várzea, em Icozinho, para marcação de poço profundo

Nesta segunda-feira (20), a equipe da Prospectus Nordeste está realizando estudos geofísicos para marcação de um Poço Profundo na comunidade rural do Alto da Várzea dos Batistas, distrito de Icozinho.

O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Edilberto Amâncio e o articulador Carlos Henrinque, estão dando o apoio a equipe.

Este Poço Profundo é mais uma conquista da prefeita Laís Nunes junto ao Governo do Estado do Ceará para amenizar a escassez de água no município devido à crise hídrica na região.

#PrefeituradeIcó #Icó #CidadeFeliz #GestãoLaísNunes #poçosprofundos

#Agricultura 10/12/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Poço Profundo #PoçoProfundo

O secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Edilberto Amâncio, acompanhou a perfuração de mais um poço profundo na zona rural icoense, na comunidade Conjunto BR, na manhã desta terça-feira (10).

Edilberto Amâncio, João Parnaíba, presidente das Associações Comunitárias de Icó, e Raimundo Peixoto, líder comunitário, acompanharam os trabalhos realizados em parceria entre o Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Icó.

#PrefeituradeIcó #Icó #GestãoLaísNunes #poçoprofundo #ÁguaParaTodos
#DefesaCivil 10/12/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Crise Hídrica #CriseHídrica

Representantes da Defesa Civil e Sudema estiveram ontem (09) em Lagoa dos Milhomes para resolver um conflito hídrico entre moradores da região sob a utilização do poço instalado no local. Os órgãos em conjunto com a população entraram em acordo para sanar a situação.

#PrefeituradeIcó #Icó #GestãoLaísNunes #Sudema #DefesaCivil
#Agricultura 22/11/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS SUDEMA de Icó alerta aos riscos de incêndios florestais nesta época do ano SUDEMA de Icó alerta aos riscos de incêndios florestais nesta época do ano

Ontem (21) estiveram no programa Espaço Livre da Rádio Papagaio-FM, o engenheiro Flávio Rêgo da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) e o diretor da Superintendência Municipal do Meio Ambiente de Icó (SUDEMA), o engenheiro Jefferson Moreira, onde lançaram a campanha publicitária que alerta o produtor rural para o risco da ocorrência de incêndio florestal.

A SUDEMA atua em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na prevenção do fogo. A Portaria Nº. 153, de 18 de março de 2019, do Ministério do Meio Ambiente, no qual em seu Art. 1º, inciso II, declara "Estado de Emergência" ambiental no Estado do Ceará no período compreendido entre os meses de maio a dezembro de 2019.

Os municípios a serem visitados compõem a lista dos dez que mais apresentaram focos de queimadas em 2017 e 2018. O período que se estende de setembro a dezembro é marcado pela elevação da temperatura e pela queda da umidade do ar.

Os fatores combinados tornam biomas como a Caatinga nordestina vulnerável à ocorrência de incêndios. Parte da perda da cobertura vegetal e o impacto sobre a vida animal é provocada pelo uso do fogo na limpeza do terreno destinado ao plantio, que só começará na volta da chuva.

A medida de prevenção aos incêndios foi a suspensão das autorizações para o uso do fogo controlado. A medida do Ibama é cumprida no Ceará pela Semace. Novas solicitações só serão aceitas, em janeiro de 2020.

“Temos que evitar incêndios florestais, especialmente nesta época do ano em que a incidência dos ventos é maior e a vegetação encontra-se mais seca devido às altas temperaturas", alerta Jefferson Moreira.

#PrefeituradeIcó #Icó #CidadeFeliz #GestãoLaísNunes #Sudema #MeioAmbiente #Ibama
#Agricultura 21/11/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Laís Nunes e representantes municipais participam de reunião na Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, em Fortaleza. Laís Nunes e representantes municipais participam de reunião na Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, em Fortaleza

Na manhã desta quinta-feira (21), a prefeita Laís Nunes, ao lado da chefe de Gabinete Rosana Figueiredo e do secretário municipal de Agricultura, Edilberto Amâncio, participou de uma reunião na sede da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, em Fortaleza, com representantes estaduais da pasta.

Na pauta, os representantes municipais foram buscar alternativas e somar parcerias para solucionar a grave crise hídrica em curso no município de Icó e na região do Vale do Salgado. "É uma situação complexa; hoje o açude de Lima Campos, que abastece Icó, tem a metade da recarga registrada no mesmo período do ano passado", explicou Laís Nunes.

Estiveram presentes Francisco Teixeira, secretário de Recursos Hídricos); João Lúcio, Presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerg); Wanderlei Guimarães, superintendente adjunto da Superintendência de Obras Hídraulas (Sohidra); Eduardo Martins, presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme); a ténica Zuleide Almada e Deusemar Ramos, Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

#PrefeituradeIcó #Icó #CidadeFeliz #GestãoLaísNunes #ÁguaParaTodos
#Agricultura 05/11/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Hoje é Dia do Técnico Agrícola; parabéns aos profissionais que garantem a sustentabilidade da produção agrícola! Hoje é Dia do Técnico Agrícola; parabéns aos profissionais que garantem a sustentabilidade da produção agrícola!

#PrefeituradeIcó #Icó #CidadeFeliz #GestãoLaísNunes #técnicoagrícola #agricultura
#PoçosProfundos 18/10/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Laís Nunes se reúne nesta sexta-feira com secretários e gestores para discutir crise hídrica em Icó. Laís Nunes se reúne nesta sexta-feira (18) com secretários e gestores para discutir crise hídrica em Icó

A prefeita de Icó, Laís Nunes, se reuniu na manhã desta sexta-feira (18) em seu gabinete, no Palácio da Alforria, com secretários e gestores para discutir sobre a crise hídrica que assola o município e a região do Vale do Salgado.

Na pauta, a busca urgente de uma alternativa para a crise e falta de água para atender todas as demandas na sede urbana e rural.

"Consegui a perfuração de poços profundos para muitas comunidades em Icó, parceria com com o Governo do Estado do Ceará e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOcA), mas ainda precisamos de muito mais", explicou Laís Nunes.

Crise hídrica

O município de Icó e a região do Vale do Salgado como um todo atravessam uma das maiores crises hídricas dos últimos cinquenta anos.

Os reservatórios do distrito de Lima Campos e Orós, responsáveis pelo abastecimento de água dos munícipes icoenses, estão com cerca de apenas 5% de sua capacidade de armazenamento.

#PrefeituradeIcó #Ico #CidadeFeliz #GestãoLaísNunes #crisehídrica #água #LimaCampos #Orós #açude
#Desenvolvimento 14/10/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Conjunto Gama, em Icó, recebe maquinário para perfuração de poço profundo nesta segunda-feira . Conjunto Gama, em Icó, recebe maquinário para perfuração de poço profundo nesta segunda-feira (14)

O máquinario que vai perfurar o poço profundo do Conjunto Gama, no Perímetro Irrigado, já se encontra na comunidade nesta segunda-feira (14).

"Estou acompanhando de perto o procedimento por designação da prefeita Laís Nunes. Agradeço também aos líderes comunitários e políticos que estão colaborando e preocupados com a grave situação hídrica local", registrou o secretário Edilberto Amâncio.

Este Poço Profundo é mais uma conquista e trabalho da prefeita Laís Nunes, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, para levar água as famílias icoenses.

#PrefeituradeIcó #Icó #CidadeFeliz #GestãoLaísNunes #poçosprofundos
#Parabens 08/10/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Dia do Nordestino Feliz Dia do Nordestino a todos os filhos de Icó, cearense no sangue e nordestino na força! Orgulho define!

#PrefeituradeIcó #Icó #CidadeFeliz #GestãoLaísNunes #Ceará #Nordeste
#Agricultura 30/05/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Bombeamento do açude de Orós para Lima Campos deve garantir abastecimento humano e animal de regiões icoenses até 2020 Nessa quarta-feira (29), a prefeita Laís Nunes se reuniu com representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Defesa Civil, Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae), Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, Associação do Distrito de Irrigação Icó (Adicol) e delegados do comitê da Bacia Hidrográfica do Salgado.

Na reunião foram tratadas decisões no tocante do bombeamento do açude Orós para o de Lima Campos, visando abastecer o consumo humano e animal da cidade de Icó, distrito de Lima Campos, perímetro irrigado e comunidade Cascudo.

"O açude Lima Campos tem garantia de abastecimento para novembro deste ano. A Prefeitura, com o apoio do Cogerh e Governo do Estado, vai garantir que essa data se estenda através do bombeamento de Orós para Lima Campos", afirmou Alberto Medeiros, gerente regional da Cogerh na região do Vale do Salgado.

Alberto Medeiros também destacou que a comunidade Cascudo foi beneficiada com três poços profundos. "A vazão dos poços é muito boa e eles serão instalados até próxima semana. Não só no Cascudo, também nos sítios Canto e Poço da Pedra" concluiu.
#Agricultura 21/03/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Prefeita Laís Nunes acompanha perfuração de poço na comunidade do Canto dos Correias “Vamos torcer para que essa água seja boa e que sirva a todas essas 73 famílias que estão necessitando muito desse líquido tão precioso que é a água”, afirma
#PoçosProfundos 08/09/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS #Mais Poços Profundos em Icó #Mais Poços Profundos em Icó

- Vilinha do Posto Agrícola

A Prefeitura Municipal de Icó, em virtude da grave crise hídrica local, desde o ano de 2017 que vem perfurando Poços Profundos em várias comunidades rurais icoense.

Neste sábado(8) foi beneficiada com um Poço Profundo a "Vilinha do Posto Agrícola", onde cerca de 20(vinte) famílias terão agora água de excelente qualidade para o consumo humano.

"Mais um compromisso dito e feito por nossa prefeita Laís Nunes. Muitos prometeram e não fizeram. O Poço Profundo além de grande vazão d'água, deu cristalina. Acompanhei todo o trabalho com o presidente da associação comunitária, Deba Gonçalves, o ex-vereador de Icó Ricardo Nunes e o Sr. Parceiro", disse o secretário de Urbanismo e Infraestrutura, Edjalma Moreira.

Os moradores da Vilinha do Posto Agrícola comemoram a enorme vazão d'água e qualidade para o consumo.

"A gente agradece a prefeita Laís Nunes por mais um compromisso realizado em benefício dos cidadãos do Posto Agrícola", ressaltou Deba Gonçalves.

#EstamosTrabalhando
#CidadeFeliz
#PoçosProfundos
#DefesaCivil 25/07/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS SITUAÇÃO PREOCUPANTE SITUAÇÃO PREOCUPANTE

Mais 26 municípios cearenses tiveram situação de
emergência reconhecida pelo Governo Federal
entre eles o nosso Icó.

São quase seis anos de sofrimento com a seca.

A portaria da Secretaria Nacional de Proteção e
Defesa Civil publicada segunda-feira (23.07) no
Diário Oficial da União amplia para 66 os
municípios em situação mais grave.

O reconhecimento permitirá que as prefeituras
solicitem apoio do Governo Federal para ações
de socorro, assistência e restabelecimento de
serviços essenciais à população.

Temos feito tudo que está ao nosso alcance,
e uma das ações recentes foi a perfuração de
poços profundos através do DNOCS.

O mapa que ilustra esta postagem mostra a
situação em todo o Estado do Ceará.

A portaria tem vigência de 180 dias.

MAPA

Defesa Civil do Estado
#Desenvolvimento 19/03/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS #Icó é beneficiado com equipamentos para agricultura #Icó é beneficiado com equipamentos para agricultura
#Agricultura 19/03/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS #TRATORES PARA O ICÓ #TRATORES PARA O ICÓ
#Agricultura 05/09/2017 SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HIDRICOS Agricultura TEM NOVO SECRETÁRIO Agricultura
www.ico.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 20:16:12