A Câmara Municipal de Icó, por preposição dos vereadores Igor Vilarouca, Gilberto Barbosa e Alan Robson, realizou audiência pública nesta quarta-feira (26) pela manhã para debater acerca da iluminação pública e do parque de iluminação do município, ainda sob o controle da ENEL.
A ENEL recebeu a Lei Municipal que isenta da cobrança da Contribuição de Iluminação Pública parte considerável dos munícipes que residem na zona rural.
"A nossa intenção é deixar claro para as responsabilidades e os serviços prestados a população, tanto pela ENEL como pela prefeitura", observou Igor Vilarouca.
O município apresentou na Audiência Pública toda a estatística relacionada à zona rural e urbana, esclareceu os fatos mais complexos em relação aos trabalhos realizados e prestou contas de todos os serviços oferecidos à população.
"Já cobramos da ENEL uma fiscalização na rede, pois tem postes que as luzes já foram trocadas várias vezes em curto período e a empresa que faz a reposição alega que é queda de energia elétrica frequente, insuficiência de manutenção e de substituição de equipamentos ultrapassados", disse João Marcos, secretário de Infraestrutura e Urbanismo.
A empresa ENEL foi representada por Adriano Sampaio (Diretoria de Mercado), Aline Dias (Central de Atendimento) e Aldísio Fabiano (Coordenador do Centro de Serviços do Icó).
Os vereadores Eliseu Amâncio e Samuel Maracanã, presentes na audiência, parabenizaram a Câmara e a Prefeitura de Icó que juntamente com a ENEL prestaram todas as informações aos icoenses.
Os Procuradores Fagundes Lourenço e Fabrício Moreira, bem como o Secretário João Marcos, representaram o município de Icó.
"A nossa intenção ao lado dos colegas vereadores Igor, Gilberto e os demais desta casa, é levar o debates também à zona rural, onde a população possa entender mais os fatos, a legislação e a complexidade dessas ações", sugeriu o vereador Alan Robson.
O vereador Gilberto Barbosa lembrou que esse tema é antigo, porém, "que o importante é que através de um debate responsável encontrem saídas práticas pra atender a todos os cidadãos".
A Lei Municipal recém-aprovada de autoria do Poder Público Municipal em vigor, baixou os índices de cobrança da Contribuição de Iluminação e isentou muitos usuários.
"A prefeita Laís Nunes está toda hora procurando com responsabilidade e dentro da lei, ações que possam ser colocadas em prática para melhorar a iluminação pública no município muito extenso em área como o nosso", afirmou o procurador Fagundes Lourenço.
A Audiência Pública ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Icó.