Icó se prepara para o segundo ano do plantio de Algodão através do Projeto Ouro Branco
A Secretaria de Agricultura participou de Capacitação dos Produtores de Algodão para a safra de 2023 ao longo desta terça-feira (13) no Auditório da Casa de Cultura Mariinha Graça.
O treinamento é uma realização do Sindialgodão, Sindioleo, Universidade Federal do Cariri -Ufca, APAECE, Sebrae, Senar e Prefeitura Municipal de Icó por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos do Município.
O curso em questão foi ministrado pela responsável técnica do Projeto Ouro Branco elaborado e disseminado pela UFCA e APAECE, Josefa Francieli da Silva.
Na oportunidade foram discutidas, junto aos produtores de algodão, as novas técnicas de semeadura, controle de pragas e doenças e inovação tecnológica.
Esse é o segundo ano de retomada do algodão no Município; a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, disponibiliza sementes selecionadas de alto teor de germinação, insumos para o controle da lagarta e do bicudo, tudo de forma gratuita e acompanhado técnico, além da garantia da compra da produção.
"Estamos preparados para investir em 95 hectares em 2023. Já iniciamos o Cadastramento dos Produtores, as capacitações e logo após daremos início às vistas nas Propriedades para escolha do melhor solo para o plantio", destacou Gildomar Gonçalves, secretário da pasta.
Além do grupo de 30 Produtores estiveram presentes na capacitação os Técnicos Edgmar Batista Coordenador Municipal do Programa em Icó, Antônio Dias, Glaber, Antônio Filho, José David, Jamilton Pinto, Aurimar Dias, Mateus Chagas e o nosso Agrônomo do Município Juscelino Leandro.