Projeto 'Mastite em vacas leiteiras - prevenção e controle" avança para a segunda fase em Icó
O secretário de Agricultura , Gildomar Gonçalves, recebeu ontem o Zootecnista e Professor do Curso de Medicina Veterinária da Univs, Rhamon Costa Silva.
Na oportunidade, o professor aprensentou as estratégias de ação da segunda fase do projeto "Mastite em vacas leiteiras - prevenção e controle", uma ação do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS), com parceria com a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos (SEDAGRH), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATERCE) e Banco do Nordeste (BNB), cujo objetivo é conscientizar os produtores rurais das formas de prevenção da mastite, visando diminuir os casos da infecção em seus rebanhos e aumento na qualidade do leite, estabilizando a economia da propriedade.
O setor da bovinocultura de leite é um dos grandes responsáveis pelos impactos positivos do agronegócio no Brasil. Entretanto, entraves biológicos, como o acometimento de vacas por mastite é um dos gargalos econômicos da produção.
Alguns percalços podem prejudicar potencialmente a atividade em questão. Sendo assim, as atividades de extensão desenvolvidas visam inserir o aluno do curso de medicina veterinária no contexto profissional e contribuir com o processo de construção de conhecimento sobre o tema, somando aos esforços públicos os recursos humanos que possibilitem a mitigação dos impactos provocados à atividade leiteira.
Antônio Carlos Agente de Crédito do Banco do Nordeste, José Moreira Médico Veterinário e Chefe da Unidade da Ematerce local, Mateus Chagas Coordenador Municipal do Projeto de Melhoramento Genético participaram na reunião.