O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, garantiu certificado para o município de Icó, como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro 2023-2024.
A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de destinos brasileiros que trabalham o Turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda.
Uma das vantagens de se obter o documento diz respeito à priorização de investimentos federais destinados ao turismo. "Com a certificação, nosso Icó consegue validar a responsabilidade com o turismo no âmbito federal e local e consegue rapidez quanto ao acesso a recursos destinados pelo MTur", explicou o secretário-adjunto da pasta municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Renan Moreira.
O Mapa do Turismo é um instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas. É ele que define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.