Sete Associações Comunitárias de Icó foram classificadas para a Implantação do Subprojeto do Edital 01/2021 que tem como objetivo o Fortalecimento das Organizações para o Mercado. A ação faz parte do Projeto São José IV.
As Associações beneficiadas são: Cooperativa Nova Vida das Áreas da Reforma Agrária do Vale, Associação dos Assentamentos da Fazenda da Serra, Associação dos Produtores Rurais do Sítio Maia, Associação Comunitária de Santo Antônio dos Bonitos, Associação Comunitária do KL, Estreito e Bela Vista e Associação Comunitária do Sítio Tatajuba.
A Secretaria de Agricultura junto com a equipe da CETRA, estiveram presentes na Serra do Camará na Comunidade de Galinhas para iniciar o Diagnóstico da Comunidade junto ao Projeto São José IV, com o objetivo de identificar a proposta apresentada da reativação do cultivo da mandioca, construindo assim uma Casa de Farinha.
"O Projeto São IV veio fortalecer a política agrícola no nosso Município, pois esses editais de chamada pública destinados as Associações Comunitárias dão autonomia e emancipação aos grupos e famílias em diversas cadeias produtivas", afirmou o Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves.
As Associações selecionadas tem como principal foco as cadeias produtivas de fortalecimento da Bovinocultura de Leite, Ovinocaprinocultura e a Cultura da Mandioca manifestada pela Associação Intercomunitária da Serra do Camará e Adjecencia.
Além das Associações citadas acima, o município tem ainda mais duas Associações que foram selecionadas no Edital 02/2021 que trata da Inclusão Social e Produtiva, são elas; Associação dos Produtores de Artesanato Gestores Culturais e Artístico de Icó e a Associação de Mulheres Limacampense.
Já referente a segunda fase do Projeto São José IV, Icó tem também as Associações Comunitárias do Sítio São João, Maia e Santana que foram classificadas para abastecimento d'água.