Realizado pelo IDEF em parceria com as secretarias de Agricultura, Educação e Núcleos gestores dos Programas PNAE e PAA, o Programa Brasil Mais Cooperativo tem se destacado dentro do município de Icó. Com atividades técnicas no âmbito das ações do Programa Brasil Mais Cooperativo da Anater, a ação é executada pelo IDEF junto ao município de Icó-CE.
O IDEF além de realizar as atividades junto ao município, tem feito o trabalho de assessoramento em relação a elaboração de Editais de Chamadas públicas para aquisição de gêneros alimentícios oriundos de empreendimentos da Agricultura Familiar (AF). Outro serviço também realizado pela parceria citada acima e a elaboração de cardápios que atendam as exigências e normas relacionadas aos processos de aquisição de alimentos da Agricultura Familiar, principalmente que cumpram as condições para fornecimento desses gêneros alimentícios por meio dos programas de compras governamentais PNAE e PAB.
Ainda com um trabalhão em conjunto, o município e o IDEF tem acompanhado também os empreendimentos da Agricultura Familiar da cidade, visando a qualificação de seus produtos e o atendimento às normas e exigências dos programas de aquisição.
Cumprindo o cronograma de atividades do Programa Brasil Mais Cooperativo, no último dia 18/07 foram realizadas visitas junto com a equipe técnica da Secretaria de Agricultura. O objetivo foi cumprir mais uma atividade técnica da Elaboração de Plano de Trabalho para acesso e ampliação de mercados. O acompanhamento é importante para que as entidades possam construir plano de negócios que retrate a realidade atual dos empreendimentos, e com isso, direcionar as ações técnicas e os esforços para qualificação dos produtos.
Atualmente o município possui duas entidades que recebem o acompanhamento pelo programa. Uma é a Colônia de Pescadores de Lima Campos e a outra é a Associação de Apicultores de Icó (AAPI).