A Prefeitura Municipal de Ico lança Programa Vale Gás Municipal e beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social, econômica e alimentar
O Projeto foi aprovado pela Câmara Municipal, em maio de 2023, e lançado a população em setembro de 2023.
O "Vale Gás Municipal" tem como objetivo reduzir as vulnerabilidades sociais, econômicas e a insegurança alimentar, bem como garantir o preparo dos alimentos e contribuir, mesmo que indiretamente, para a renda das famílias icoense.
Perfil dos usuários beneficiários:
- Inscritos no Cadastro Único; Inscritos em Ações, Programas e Projetos dos CRAS; Renda per capita de até meio salário mínimo; Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada - BPC; Não ser beneficiário do Vale Gas do Governo Federal e Governo do Estado.
"Hoje estamos contemplando 100 famílias.
Onde todas poderão fazer a troca de um botijão seco por um cheio, deixando muitas vezes de cozinhar em cenários insalubres; como a carvão, a lenha e a álcool", explicou a Secretária, Luma Cavalcante.
A solicitação ocorre via CRAS, com os seguintes documentos: RG, CPF, NIS, Comprovante de endereço, Declaração de não beneficiário do Vale do Governo Federal e Governo do Estado.
Segundo Higor Batista, "o benefício atua semelhante ao Eventual, onde a família só pode receber até três vales dentro do exercício, com intervalos de 2 meses. O voucher hoje entregue possui validade de 60 dias."
"A gestão municipal, por recomendação da prefeita Laís Nunes, tem feito muito para o desenvolvimento e bem-estar das famílias icoenses, sejam nos mais diversos segmentos ou públicos. O Vale Gás do Município é mais um Programa que se soma aos diversos outros. É um Programa valioso, custeado 100% de recursos próprios, que ajudará muitos pais e mães de família a garantirem o básico para duas casas e o preparo dos alimentos", disse a Secretária da Assistência Social.
Estiveram presentes, a prefeita Laís Nunes; os vereadores Iatagã Matias, Tobias Pires, Didi de Cilon e Samuel Maracanã; os Secretários das pastas da Assistência Social, Luma Cavalcante, Sonilde Saraiva e Higor Batista (Assistência); da Educação, Aurineide Amaro; da Cultura, Renan Moreira e Cláudio Pereira; do Esporte, Galeguinho do DNER; da Agricultura, Gildomar Gonçalves; Saúde, Mara Núbia; Relações Institucionais, Ana Glessy; e a Chefe de Gabinete, Orianna Nunes.