A Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Recursos Hídricos, realizou uma reunião Intersetorial para debater a situação atual do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, bem como, montar estratégias possíveis para a retomada da produção de forma sustentável e com viabilidade econômica.
A reunião aconteceu em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA). O encontro contou com a presença do Presidente do Comitê de Bacia do Salgado, Wyldevânio Vieira, acompanhado da Comissão de Bacia do Salgado, Antônio Carlos - Agente de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste; Francielli Silva - Agente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Irrigantes, Sociedade Civil e a Adicol.
Na ocasião, o Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, fez um breve histórico do Perímetro Irrigado, destacou a necessidade de um aparelhamento de ordem política administrativa e privada na condução da retomada da produção rural sustentável no Perímetro.
Após os debates acerca da atual situação do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, a Comissão Intersetorial em Defesa do Perímetro Irrigado, de comum acordo, elegeram como prioridade a construção de um plano estratégico de desenvolvimento rural sustentável do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, por meio de uma ação metodológica participativa, atendendo os seguintes passos:
- Diagnóstico situacional do Perímetro com os seguintes indicadores;
- Realização de quatro seminários rural nas áreas do Perímetro Irrigado;
- Realização de um Fórum de Debates em favor do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos;
- Formação de grupos acadêmicos da UFCA; -Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Rural Sustentável do Perímetro Irrigado;
- Apresentação do Plano às instituições públicas/privadas.