Com o tema "Democracia e Direito à Cultura", a Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, realizou nesta segunda-feira (30), a 4ª Conferência Municipal de Cultura.
O encontro voltado para os artistas, produtores culturais e agentes da linguagem cultural, teve como objetivo avaliar e propor diretrizes para a implementação da Política de Cultura no Município. A conferência municipal é um evento que antecede a conferência estadual e nacional. Na oportunidade, os participantes propõe ações importantes que serão encaminhadas para a próxima etapa, que é a conferência estadual.
"Esse é um momento muito especial, onde ouvimos e debatemos sobre cultura com aqueles que realmente estão inseridos neste meio. Então é uma grande alegria realizar essa conferência tão importante para o nosso município", afirmou o secretário adjunto de cultura, Renan Moreira.
Na conferência municipal também foram eleitos os delegados que vão representar o município de Icó na conferência estadual.
"Nos últimos anos as políticas públicas para a cultura foram bastante sacrificadas, mas tenho certeza que com todo o apoio do governo federal e do governo do estado, junto com o governo municipal, iremos alcançar resultados bastante positivo para o crescimento do setor", afirmou a prefeita Laís Nunes.
Aproveitando o importante momento para a cultura icoense, a prefeita Laís Nunes entregou aos professores, músicos e estudantes da Escola de Artes do Sobrado do Canela Preta, os novos instrumentos musicais adquiridos recentemente pela gestão. Os instrumentos custaram cem mil reais. O recurso veio de um convênio do Município com o Ministério do Turismo, encaminhado por emenda parlamentar do Senador Eduardo Girão.
A 4ª Conferência Municipal de Cultura contou com a presença da prefeita Laís Nunes, do Bruno Leonardo, representante do Governo Federal; Joana Matias, representante do Governo do Estado; secretários municipais, o conferencista, Vando Rodrigues; Nilo César, representante da UFCA; vereadores Eliseu Amâncio, Samuel Maracanã e Verineide Andrade; Coordenador de Cultura, Cláudio Pereira; Coordenador da Escola de Artes, Juventina Vidal; procurador do município, Fabrício Moreira; alunos da escola de música, produtores culturais e agentes da linguagem cultural e também representantes da sociedade civil.