Na última terça-feira (19) pela manhã, na Câmara Municipal de Icó, aconteceu a segunda Assembleia Ordinária do CONSORCIO PUBLICO DE MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA REGIÃO DO SERTÃO CENTRO SUL (CONSCENSUL).
A segunda Assembleia Ordinária aprovou a alteração do estatuto, mudanças que contemplam as atualizações já existentes no primeiro aditivo ao contrato de consórcio; também foi aprovado o contrato de rateio e seus respectivos anexos, como o Plano de trabalho e o Orçamento para 2024.
A assembleia contou com a presença do presidente, prefeito Ronaldo da Madeireira (Lavras da Mangabeira); da prefeita de Icó e anfitriã, Laís Nunes; do prefeito de Granjeiro, Chico Clementino; prefeito de Ipaumirim, Wilson Alves; prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, além dos representantes dos municípios do Cedro, Umari, Baixio e superintendente do consórcio, André Wirtzbiki.
Para o presidente, Ronaldo da Madeireira, "o momento foi marcado pela integração dos gestores em prol da melhoria da qualidade de vida dos munícipes, já que a coleta seletiva também é saúde pública".
Em suas falas os representantes destacaram o papel do consórcio como ferramenta de mudança positiva nas gestões ambientais locais.
Participaram também da Assembleia, os vereadores Galeguinho do DNER; Marconiêr Mota, Samuel Maracanã, Kailton da SUCAM; Iatagã Matias e Eliseu Amâncio.
Secretários municipais, Aurineide Amaro (Educação), Gildomar Gonçalves (Agricultura); Joselba Diniz (SAAE); Bonfim Jacinto (COTRAN); Mara Núbia (Saúde); GCM Alves; João Marcos Infraestrutura); Gracinha Ferreira (Ouvidoria); Cícero do Alto (Chefia de Gabinete), Alânia Alves (Gabinete), dentre outras autoridades.
"É um tema importante para toda a nossa região do Vale do Salgado, onde discutimos com bastante responsabilidade e compromisso", disse Laís Nunes.