Na última quarta-feira (10), no Teatro da Ribeira dos Icós, aconteceu a solenidade de posse dos Conselheiros Tutelares do Município, eleitos para o quadriênio 2024-2028 de acordo com a portaria nº 2024.01.08.01.
Estiveram presentes, a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luma Cavalcante; o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, que tem como presidente Samara Pinheiro Nogueira; Chefe de Gabinete, Cícero do Alto, que no ato representou a prefeita Laís Nunes; o Vereador Galeguinho do DNER; Higor Batista (Assistência Social); Secretária de Saúde, Mara Núbia, dentre outras autoridades municipais.
A cerimônia de posse do novo colegiado, dos membros titulares do Conselho Tutelar de Icó e diplomação dos suplentes eleitos, ocorreu após o Processo de Escolha Unificado que aconteceu no dia 01 de outubro de 2023.
CONSELHEIROS TUTELARES:
Amália Rejane Lourenço Gadelha; Maria Regilânia Alves Estrela Rodrigues; Matheus Silva Ferreira e Francisco Hozenir Romualdo Batista.
A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luma Cavalcante, entregou aos conselheiros um kit de trabalho, contendo: fardamento, crachá e o estatuto atualizado da Criança e do Adolescente.
Na sequência houve a diplomação dos suplentes presentes na cerimônia:
1º SUPLENTE - Bianca Silva Valentim;
2º SUPLENTE - Raimundo Lopes da Silva;
3° SUPLENTE - Camilo Gomes Garcia.
O Conselho Tutelar é um órgão público municipal que tem como missão representar a sociedade na proteção e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, contra qualquer ação ou omissão do Estado ou dos responsáveis legais que resulte na violação ou ameaça de violação dos direitos estabelecidos pelo ECA.
Participaram também da cerimônia, a Secretária Adjunta da Assistência Social, Sonilde Saraiva; a presidente do CMDCA, Samara Pinheiro Nogueira; vice-presidente do CMDCA, Cleudy Dantas, e representando os Conselhos Municipais da Assistência, Socorro Lira.
"Uma grande missão tem a cumprir nos próximos quatro anos os nossos conselheiros, que é proteger as nossas crianças e adolescentes contra qualquer mal e crimes, decorrentes de atos do cotidiano da cidade", ressaltou Luma Cavalcante.