A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos de Icó, através do Secretário Gildomar Gonçalves e sua equipe, esteve na última quinta-feira (11) em Iguatu, participando da Capacitação realizada pelo Instituto Elo Amigo.
O encontro teve como finalidade capacitar as Comissões Municipais da Região Centro Sul, que serão atendidas pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), financiados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome (MDS), por meio do programa Um Milhão de Cisternas.
Em Icó a execução do Programa será pelo Instituto Elo Amigo. Na capacitação foram discutidos os princípios norteadores e a fundamentação do Programa, conjuntura política, estratégia de ação para ampliação da operacionalização do programa, responsabilidade social das famílias e a participação da sociedade civil e poder público na socialização das informações e acompanhamento na execução do programa.
Na oportunidade, o técnico do Instituto Elo Amigo, Cícero Braz, apresentou os critérios de elegibilidade das famílias beneficiárias com o programa da qual destaca-se:
- Famílias em situação de vulnerabilidade social, pobreza e/ou de extrema pobreza inscritas no Cadastro Único e elegíveis no Bolsa Família;
- Famílias chefeadas por mulheres;
- Famílias com maior número de crianças de 0 a 6 anos;
- Famílias com maior número de crianças em idade escolar; Famílias com pessoas portadoras de necessidades especiais.
O Icó foi representado pelo Secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves; Narcísio Carlos, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Francisco Vitor, da Pastoral da Terra, e pelo Técnico da Ematerce local, o Médico Veterinário José Moreira.
"Apresentamos as demandas de todas as regiões; o próximo passo será a listagem do MDS, para identificação e localização das famílias, que irão ser beneficiadas", destacou Gildomar Gonçalves.