A Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizou na manhã deste sábado (13) evento de entrega das carteiras de identificação das pessoas com deficiências ocultas.
As Carteiras de Identificação são advindas da Lei 15/2022 no qual determina no âmbito do município de Icó a confecção de Carteiras de Identificação para pessoas com Deficiências Ocultas como instrumento auxiliar de orientação e identificação.
As solicitações ocorrerão mediante os Centros de Referência da Assistência Social - CRAS, sendo necessário os seguintes documentos:
- RG, CPF, NIS e comprovante de endereço; pessoa com deficiência; RG ou certidão de nascimento; CPF; Cartão do SUS e tipagem sanguínea.
"A Lei 15/22 é um marco importante na luta pela conscientização e garantia de direitos das pessoas com deficiências ocultas. No entanto, a transformação real só acontecerá por meio de uma mudança cultural abrangente. É essencial promovermos a educação e a empatia para criarmos juntos uma sociedade que acolha todas as formas de diversidade e promova a empatia", destacou a prefeita Laís Nunes.
Se entende com deficiências ocultas aquelas pessoas que podem não serem percebidas de imediato. Em outras palavras, as que não possuem sinais físicos óbvios, embora possam afetar significativamente a vida cotidiana das pessoas, com Autismo, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, Doença de Crohn, Colite Ulcerosa e
Fobias.
"O crachá é um convite para a empatia. Além do respeito, ajudam a garantir o acesso ao suporte necessário em atendimentos prioritários ou em caso de emergência", explicou a Secretária de Assistência, Luma Cavalcante.