Janeiro Roxo: UBS de Boqueirão, em Icó, recebe palestra de conscientização sobre a hanseníase
A Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade Boqueirão, zona rural de Icó, recebeu nesta terça-feira (28) palestras de conscientização sobre a hanseníase, como modo de prevenção, transmissão e cura, em alusão ao Janeiro Roxo.
Com o objetivo de chamar a atenção da população, o nutricionista Allan, a médica Jéssica Guedes e a enfermeira Maria das Graças realizaram palestras sobre a doença que tem cura e não deixa sequelas quando detectada, diagnosticada e tratada rapidamente após os primeiros sintomas, segundo o Ministério da Saúde (MS).
"A hanseníase causa incapacidades físicas permanentes, principalmente nas mãos, pés e olhos. O Brasil ocupa a 2ª posição no mundo, entre os países mais acometidos pela doença, ficando atrás somente da Índia", explicou a Dra. Jéssica Guedes.
Hanseníase
A infecção por hanseníase pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Alguns dos sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.
Além de inchaço de mãos e pés, diminuição sensibilidade e/ou da força muscular, febre, edemas e dor nas articulações, entre outras.
É necessário consulta, exames e diagnóstico médico. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento na UBS de Boqueirão.
#PrefeituradeIcó #Icó #CidadeFeliz #GestãoLaísNunes #Saúde