Laís Nunes fala sobre atual cenário de Covid-19 em Icó e ações de combate à doença
Em entrevista para a Papagaio FM (97.5) na tarde de hoje (22), a prefeita Laís Nunes falou sobre o atual cenário de Covid-19 no município, as diversas ações de combate ao vírus e a importância da cooperação da população em seguir à risca as medidas preventivas.
"Estamos trabalhando no limite. Faltam até remédios do kit intubação e insumos e não é só em Icó, nem no Ceará, é em todo o País! As UTIs estão lotadas e há fila de espera por um leito em toda a região", afirmou Laís Nunes.
Mais vacinas
De acordo com a prefeita Laís Nunes, ela conversou com o governador Camilo Santana para tentar levar mais vacinas para o município. "Sabemos da dificuldade e demora. Mas o governador é muito responsável e competente. Assim que as vacinas chegam, ele distribui imediatamente para os municípios, mas ainda é insuficiente", explicou.
"Sancionei a Lei para aquisição direta de vacinas em Consórcio pelo município de Icó. Todos os esforços serão direcionados ao combate do Covid-19. Se preciso for, serão paradas todas as obras, despesas com outros projetos e redirecionado verbas para esta luta em defesa da vida!", enfatizou.
Medidas emergenciais
"Sabemos das medidas duras e do sofrimento dos setores econômicos, mas estamos trabalhando para tentar reduzir os impactos", falou Laís sobre medidas como as 435 novas famílias icoenses em situação de vulnerabilidade inclusas no Cartão Mais Infância, do Governo do Estado.
Outras medidas aprovadas nas últimas semanas foram a compra de cestas básicas e kits de higiene para as famílias do mesmo perfil e a já existente entrega de kits de alimentos da Merenda Escolar para alunos matriculados na rede municipal de ensino.
Além disso, o Governo do Estado também beneficiou Icó com o programa Agente Jovem Ambiental (AJA) com 76 vagas para o município, nas quais jovens selecionados receberão por 2 anos uma bolsa de R$ 200, que, juntamente com o auxílio emergencial do Governo Federal, devem ajudar a movimentar a economia local.
Medidas preventivas
O secretário adjunto da Saúde, Dr. Fabrine, também participou da entrevista e afirmou que "a esperança de controlar a doença é a vacina. Mas enquanto ela não chega, a única forma de prevenir o vírus é através do uso da máscara, higienização das mãos com álcool em gel e, principalmente, o respeito ao isolamento social".