Icó participa do 1° Dia de Campo da Cultura de Algodão em Iguatu
A Secretaria Municipal de Agricultura participou na manhã de hoje (30) do 1° Dia de Campo do Algodão, em Iguatu, uma alternativa de melhoria na vida do homem rural.
O Dia de Campo foi realizado na propriedade de José Mathias (Eleomar) situada às margens de CE-060. O Município de Iguatu, através da Secretaria de Agricultura, tem incentivado o resgate da produção da cultura do algodão tradicional como forma de fortalecer a Agricultura Familiar e o aumento da renda familiar.
O projeto implementado pela Universidade Federal do Cariri Icó (UFCA) com a participação do professor do curso de Agronomia e coordenador do programa a Volta do Ouro Branco no Estado do Ceará, Dr. Sebastião Cavalcante, e a representante da empresa Semilla Sementes, Dra. Francieli da Silva.
"Por determinação na Prefeita Laís Nunes, o Município de Icó irá participar do projeto da Universidade Federal do Cariri e irá trabalhar junto à equipe da Secretaria de Agricultura para mobilizar e seleção agriculturores com aptidão interessados na retomada da produção de forma responsável e sustentável", afirmou o secretário de Agricultura de Icó, Gildomar Gonçalves.
"Também por orientação da nossa prefeita, iremos fazer o primeiro encontro com os agricultores de Icó para orientar toda logística operacional do projeto, suas condições e viabilidade de produção", destacou.
A BRS 286 é uma cultivar altamente produtiva e possui rendimento de fibra acima de 40%. Sua colheita ocorre entre 140 a 160 dias e as plantas apresentam porte médio a baixo atingindo de 110 a 120 de altura, propícia para o semiárido na modalidade de sequeiro.
Acompanhou a visita, juntamente com o secretário da pasta, Gildomar Gonçalves, o engenheiro Agrônomo Juscelino Leandro, o técnico em Agropecuária Aurimar Dias e o agricultor José Santana da Comunidade de Cascudo.
#PrefeituradeIcó #Icó #Agricultura #Algodão